Colégio Comendador Soares de Barros, de Ajuricaba, é o campeão da Gincana - Unijuí

Colégio Comendador Soares de Barros, de Ajuricaba, é o campeão da Gincana

A final foi realizada nesta quarta-feira, no Câmpus Ijuí.

Depois de meses de atividades, diversas provas virtuais e presenciais, do desenvolvimento de uma prova especial, a edição 2015 da Gincana Unijuí Minha Escola é Dez tem sua grande campeã: o Colégio Estadual Comendador Soares de Barros, de Ajuricaba.

A escola foi a melhor equipe entre as 12 classificadas para a final, realizada nesta quarta-feira, no câmpus Ijuí, com o desenvolvimento de provas de redação, raciocínio lógico e provas físicas, como orientação, vôlei, e outras.

Com o título, o Colégio tem direito a uma viagem a Balneário Camboriú, Santa Catarina, para todos os integrantes da equipe, além de três notebooks e um projetor multimídia para a Escola.

Em segundo lugar, ficou a Escola Tiradentes da Brigada Militar, de Ijuí, que levou para a Escola: dois Notebooks e um Datashow. A Equipe recebeu ainda um final de semana no Parque das Tuias, em Soledade. O terceiro lugar ficou com a Escola Estadual de Ensino Médio Madre Madalena, de São José do Inhacorá, que também ganhou um fim de semana no Parque das Tuias e para a escola, um notebook.

O quarto lugar ficou com a Escola Estadual Palmeira das Missões, que levou como premiação um fim de semana em um parque aquático e para a escola, um notebook. Já o quinto lugar ficou com a Escola Faccentro, de Cruz Alta, como prêmio, levaram a decoração do palco onde acontecerá a formatura do Ensino Médio da Equipe. E o sexto lugar foi para o Colégio Estadual Catuípe. O prêmio é um jantar para os integrantes da equipe e professores coordenadores em restaurante da cidade da equipe.

A edição 2015 da Gincana

Aliando diversão, conhecimento e desafios aos estudantes de Ensino Médio, a Gincana Unijuí Minha Escola é Dez chegou a sua 8ª edição em 2015. Nesta edição, se inscreveram 94 escolas da região de abrangência dos quatro câmpus da Universidade, com equipes compostas por estudantes dos terceiros anos.

Além de envolver os estudantes de Ensino Médio em provas de conhecimento, a Gincana Unijuí Minha Escola é Dez instigou os jovens envolvidos na competição a se engajarem em atividades que beneficiassem suas comunidades. Com este objetivo, a Prova Especial teve como tema “Desafio Ambiental – Revitalização de um espaço público”, propondo aos participantes o planejamento e a execução de um projeto para revitalizar um espaço de uso coletivo na cidade sede da escola.

O processo de revitalização pôde atuar em três eixos convergentes, sendo eles: a renovação - intervenção sobre um espaço urbano, com substituição parcial ou total do patrimônio urbanístico e mobiliário; reestruturação - introdução de novos elementos estruturantes como bancos, brinquedos, espaço de tráfego; e reabilitação – devolver a usabilidade em toda sua infraestrutura – limpeza, reflorestamento, jardinagem.