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Museu Antropológico Diretor Pestana comemora 59 anos com programação online


Criado em 25 de maio de 1961 junto ao Centro de Estudos e Pesquisas Sociais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí – Fafi, o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) completa mais em ano de trabalho preservando a memória regional, promovendo cultura, educação e lazer. São 59 anos de história que fortalecem cada vez mais seus objetivos e a sua missão de “oportunizar conhecimento e reflexão por meio da pesquisa, comunicação, difusão e preservação do acervo, contribuindo no processo educacional, identitário e cultural, visando o desenvolvimento do noroeste do RS”.

Neste ano, a celebração acontecerá no formato online. Foi organizada uma programação, por meio das diferentes plataformas de comunicação digital, para comemorar junto à comunidade mais este aniversário.

A semana comemorativa terá início, no dia 18 de maio, com o Dia Internacional dos Museus, e se estende até o dia 25, data em que o Museu completa seus 59 anos. A programação está inserida na 18ª Semana de Museus, promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Ibram que une instituições museológicas durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos e que, no ano de 2020, traz como tema a diversidade e a inclusão.

Dia 20 de maio – Por dentro do Museu

Nessa data será lançada, nas redes sociais do Museu, uma série intitulada “Por dentro dos Museus”, com o objetivo de divulgar o trabalho realizado internamente, mostrando à comunidade que, mesmo de portas fechadas, o Museu continua cumprindo as suas demandas internas, pois a preocupação com a preservação da cultura material é constante, ou seja, há muito trabalho, além do atendimento ao público.

A primeira edição traz um vídeo com informações sobre o MADP, no intuito de fazer com que se conheça a sua estrutura interna e seu acervo de forma breve. Nas próximas semanas, o conteúdo será de conversas com os profissionais que ali atuam, mostrando também o seu trabalho e atividades de uma instituição que preserva a memória há quase 60 anos.

21 de maio - TBT da Memória

Convidamos alguns profissionais que tiveram a sua trajetória ligada ao Museu para, em vídeo, trazer à memória o que de mais significativo possuem com a nossa Instituição, por meio do programa “TBT da Memória”.

23 de maio - Jogos Online

A ideia dessa proposta é mostrar as ações educativas realizadas pelo Museu, também por meio digital. Este espaço possibilitará ao usuário, pelos jogos online, adquirir importantes ferramentas de construção do conhecimento e também gerar entretenimento neste período de distanciamento social. É só acessar o link que será disponibilizado e testar conhecimentos.

24 de maio – Recital: Museu na sua casa

No formato online, o “Recital: Museu na sua casa” segue o objetivo de integrar o Museu e a comunidade por meio da música. Para esta edição, a proposta de repertório será fazer uma viagem entre as décadas. A regente do Coral Unijuí, Helena Sala, foi convidada para a curadoria deste projeto. O evento busca mostrar o trabalho de diversos artistas a partir de um repertório musical variado. O recital acontece no dia 24 de maio, às 15h, na fanpage do Museu: facebook.com/MADPUNIJUI.



Conheça os programas de acolhimento aos estudantes da Unijuí

O Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Naai), vinculado à Vice-Reitoria de Graduação da Unijuí, tem como principal objetivo acompanhar e auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem, visando inclusão, acessibilidade e acolhimento de todos os alunos que integram a comunidade acadêmica. O Núcleo é estruturado por meio de programas que viabilizam o desenvolvimento de ações estratégicas, a partir de uma abordagem interdisciplinar, com ênfase na aprendizagem do estudante, diminuição da evasão e melhoria da qualidade de ensino da Universidade.

Em parceria com os coordenadores e professores dos cursos, que estão em contato direto com os acadêmicos, a equipe do Naai, composta por profissionais de Educação Especial, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, agente educacional, tradutores e intérpretes de Libras, direciona os estudantes ao atendimento que cada um necessita, por meio dos programas oferecidos. A psicóloga do Naai, Paula Borelli, ressalta que o Núcleo é um espaço aberto para receber todos os estudantes, desde aqueles que ingressam agora na graduação até quem está concluindo o curso. “Nós convidamos os estudantes que queiram conhecer ou conversar, para que se sintam à vontade em entrar em contato e buscar o Naai. É interessante vermos a evolução dos estudantes e que podemos auxiliar nesse desenvolvimento, a partir do momento em que eles se sentem acolhidos”.

A professora Marta Borgmann, coordenadora do Naai, destaca a importância dos acadêmicos conhecerem o trabalho do Núcleo. “Entendemos que muitos alunos, nesse momento em que não possuem o contato presencial com os professores, podem estar com dificuldades no conteúdo ou interpretação de algumas questões. É importante que saibam que o acompanhamento que realizamos visa auxiliá-los com essas preocupações”.

Os estudantes podem entrar em contato com a equipe do Naai por meio do whatsapp institucional (55) 3332-0200 e também pelo e-mail naai@unijui.edu.br. O Núcleo fica localizado no prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, descendo as escadas, à direita.

Conheça os tipos de programas e serviços oferecidos pelo Naai:

Programa Permaneça

Desde 2014, o Programa Permaneça acompanha e orienta os estudantes que apresentam dificuldades no processo de aprendizagem, identificando situações que podem ser motivo para evasão e trabalhando com ações focadas na permanência do acadêmico na Universidade. “Nós sabemos que quando o aluno entra na instituição é algo totalmente novo. Então buscamos realizar um acolhimento, descobrir os motivos pelos quais estão ocorrendo as reprovações, quais ações específicas nós podemos fazer para que ele tenha realmente um melhor desempenho acadêmico”, explica a psicóloga educacional Paula Borelli, coordenadora do Programa.

Programa de Orientação Profissional

Dentro do Programa Permaneça, a equipe do Naai identificou que muitos estudantes que reprovam ou têm um baixo aproveitamento não possuem uma identificação direta com o curso. Diante disso, no Programa de Orientação Profissional são realizados encontros com o aluno, cada encontro com uma metodologia diferente, com o intuito de promover uma reflexão com o acadêmico e ajudar no direcionamento da carreira dele. O programa analisa também situações de reingresso, transferência e/ou reopção de curso no sentido de orientar sua escolha.

Nivelamento ou Monitoria Acadêmica

Possibilita oportunidades aos estudantes para resgatar conhecimentos, revendo conceitos estruturantes necessários para continuar a aprender no ensino superior. Para os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, em matérias específicas, são desenvolvidas oficinas de acompanhamento e reforço pedagógico, juntamente com o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência.

Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência

Oferece ao aluno atendimento educacional especializado, que geralmente ocorre no turno inverso da aula. Realiza orientação e atendimento aos estudantes e colaboradores que apresentam ou estão em contato com a realidade das necessidades educacionais especiais. “Temos diversos alunos com algum tipo de deficiência inseridos nos mais variados cursos. Uma grande preocupação nossa, nesse momento em que as aulas se estabeleceram de forma online, foi de como poderíamos realizar essa assessoria”, ressalta a professora Marta Borgmann, coordenadora do Naai. “Nossa equipe de intérpretes, composta por sete profissionais, tanto no campus de Ijuí quanto Santa Rosa, se inseriu nas aulas online e criou estratégias e possibilidades de acompanhar os professores nas mais diversas ferramentas tecnológicas. Não só as intérpretes se reorganizaram e estão assessorando os alunos, como os próprios docentes também estão fazendo essa monitoria, diretamente ao acadêmico que está apresentando dificuldades de aprendizagem, seja na questão de adaptação a essas ferramentas ou com o conteúdo”, completa.


Estudante Unijuí


Em tempos de distanciamento físico, estamos cada vez mais perto de você, em nossos diferentes canais virtuais, facilitando o seu atendimento e prezando pela saúde de todos. 

Questões financeiras, bolsas, benefícios, ou outras questões que necessitar, pode contatar: 

Central de Atendimento ao Aluno Ijuí - atendimento@unijui.edu.br 

Central de Atendimento ao Aluno Santa Rosa -  atendimento.sr@unijui.edu.br 

Central de Atendimento ao Aluno Panambi - central.panambi@unijui.edu.br 

Central de Atendimento ao Aluno Três Passos - centraltp@unijui.edu.br 

Telefone: 55 3332-0444

 

Secretaria Acadêmica - uni-sec@unijui.edu.br

Telefone: 55 3332-0520

Atendimento EaD - ead@unijui.edu.br

Setor de Formaturas - formandos@unijui.edu.br

Biblioteca Mario Osorio Marques - biblio@unijui.edu.br

Telefone: 3332-0404

 

Questões específicas do curso, contato com professores, problemas com disciplinas, contate com seu departamento:

DCJS

Telefone: 55 3332-0413 

dcjs@unijui.edu.br 

 

DHE

Telefone: 55 3332-0426
E-mail Geral: dhe@unijui.edu.br

CURSOS DE HISTÓRIA, LETRAS E PEDAGOGIA - Ijuí
 
CURSO DE PEDAGOGIA - Santa Rosa

CURSO DE PSICOLOGIA - Ijuí
 
CURSO DE PSICOLOGIA - Santa Rosa

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, LICENCIATURA, BACHARELADO e EAD - Ijuí
edf@unijui.edu.br.
 
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, LICENCIATURA E BACHARELADO - Santa Rosa.

 

DeAg

Telefone: 55 3332-0420

CURSO DE AGRONOMIA:

Secretário: Alex Novaczyk da Silva - alex.novaczyk@unijui.edu.br

Coordenadora: Angélica de Oliveira Henriques - angelica.oliveira@unijui.edu.br

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA:

Secretária: Kelen Motta dos Santos - kelen.santos@unijui.edu.br

Coordenador: Fernando Silvério Ferreira da Cruz - fernando.silverio@unijui.edu.br

 

DCVida

Telefone: 55 3332-0461

FARMÁCIA

farmacia@unijui.edu.br

BIOMEDICINA

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MEDICINA

medicina@unijui.edu.br

ENFERMAGEM

enfermagem@unijui.edu.br

FISIOTERAPIA

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NUTRIÇÃO

nutricao@unijui.edu.br

ESTÉTICA E COSMÉTICA

estetica@unijui.edu.br

GASTRONOMIA

gastronomia@unijui.edu.br

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

biologia@unijui.edu.br

 

DACEC

Telefone: 55 3332-0412

Ijuí

ADMINISTRAÇÃO PRESENCIAL E CURSOS EAD 

raquel.beyenke@unijui.edu.br

CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, JORNALISMO, PUBLICIDADE E PROPAGANDA

luciene.ferrari@unijui.edu.br

 

Santa Rosa

ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E GESTÃO DE COOPERATIVAS

marisa.naujorks@unijui.edu.br

 

Panambi

ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS

fabiana.linn@unijui.edu.br

 

Três Passos

ADMINISTRAÇÃO

rubia.marcela@unijui.edu.br  

 

DCEEng

Telefone: 55 3332-0250

ARQUITETURA E URBANISMO

juliana.amaral@unijui.edu.br 

arq@unijui.edu.br 

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

carolina.vargas@unijui.edu.br - Ijuí 

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compsr@unijui.edu.br 

DESIGN

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ENGENHARIA CIVIL

cassiana.o@unijui.edu.br – Ijuí

egcij@unijui.edu.br

ericksson@unijui.edu.br - SR

egcsr@unijui.edu.br 

ENGENHARIA ELÉTRICA

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egeij@unijui.edu.br

ericksson@unijui.edu.br - SR

egesr@unijui.edu.br 

ENGENHARIA MECÂNICA     

egm@unijui.edu.br 

fabiana.linn@unijui.edu.br - Panambi

ericksson@unijui.edu.br - SR

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ericksson@unijui.edu.br

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ericksson@unijui.edu.br  

ENGENHARIA QUÍMICA

egq@unijui.edu.br 

juliana.amaral@unijui.edu.br

MATEMÁTICA

mat@unijui.edu.br 

carolina.vargas@unijui.edu.br

 

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Mestrado em Atenção Integral à Saúde

ppgais@unijui.edu.br

 

Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos

ppgd@unijuí.edu.br

 

Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional

ppgdr@unijui.edu.br

 

Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática

ppgmm@unijui.edu.br

 

Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências

poseduca@unijuí.edu.br

 

Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade

ppgsas@unijui.edu.br

 

EDUCAÇÃO CONTINUADA

Telefone: 55 3335-0553

educacaocontinuada@unijui.edu.br

 

Fique à vontade para nos contatar também pelo whatsapp 55 3332-0200. 

 

E ainda, se estiver com problemas no seu email (@sou.unijuí.edu.br), ou ainda não ativou este e-mail, pode ligar para: 55 3332-0370.


Criatec promoveu bate-papo sobre empreendedorismo e maternidade

              

Equilíbrio, foco, empoderamento, determinação e propósito marcaram o debate do primeiro encontro de mulheres mães empreendedoras, promovido pela Incubadora de Empresas da Unijuí (Criatec) em parceria com o grupo Mulheres em Ação, realizado na noite de quarta-feira, de forma virtual. O evento contou com a participação de três empreendedoras: a sócia proprietária da escola de tecnologia Código Kid, Daniela Barbieri Schneider, a sócia proprietária da empresa Comoditá, Graciela Santos, e a sócia proprietária da empresa B2mamy Sul, Ana Homem. O evento está alinhado ao planejamento 2020 da Criatec de estimular o empreendedorismo feminino. Haverá outras atividades nesse contexto.

Daniele Schneider trouxe sua experiência de mãe de uma adolescente e sócia da empresa de educação com foco em tecnologia, a Código Kid. Ela abordou a importância de ter um propósito e buscar materializar ele em um empreendimento, aquilo que deseja como forma de impactar positivamente na vida das pessoas. “A tecnologia faz muito sentido nesse momento e se soubermos aproveitar o que ela tem de bom, podemos potencializar nossos negócios e facilitar nossas vidas”, observou.

Ana Homem trouxe sua contribuição abordando a importância do papel feminino no mundo dos negócios. “A maternidade empodera as mulheres, as torna mais fortes, porém, no Brasil, cerca de 48% das mulheres perdem o emprego após o nascimento do filho”, observou. Também contou que, quando isso aconteceu com ela, entendeu que era hora de buscar ter seu próprio negócio, conheceu então a aceleradora B2mamy e hoje é uma das representantes para a região sul. “Compartilhamos o propósito de auxiliar as mães a encontrar um caminho equilibrado entre o sucesso profissional e a participação ativa na criação dos filhos, o que reflete em uma sociedade mais generosa, colaborativa e produtiva”, salienta.

Graciela, por sua vez, relatou a importância de saber dosar a dedicação à família a aos negócios. Ela contou que encontrou o equilíbrio e se sente realizada por essa conquista, ressaltou, ainda, sobre a importância de gestão, do planejamento de montar um bom time de colaboradores e poder contar com o apoio da família. 

Para encerrar o bate-papo, Alisson Froes, membro do Coral da Unijuí, tocou e cantou uma linda canção em homenagem às mães.

                        


                       


Laboratório de Engenharia Civil investe em software para qualificar aulas e serviços

Nesta semana foi feita a instalação do software pela empresa Simmetro. O investimento de 54 mil havia sido realizado no início do ano.

Instalação foi realizada tomando todas as precauções necessárias neste momento de pandemia.

O Laboratório de Engenharia Civil da Unijuí (LEC) é uma espaço fundamental de aprendizado prático para os estudantes do Curso. Além disso, oferta cerca de 100 serviços para construtoras, prefeituras e fábricas durante em todo o ano. Com a aquisição de um software, que foi instalado nesta semana, será possível aumentar essa demanda de atendimento. 

Adotando todas as precauções necessárias, representantes da Simmetro estiveram no campus Ijuí para realizar a instalação do software "TESC versão 5" e também realizar um treinamento para posterior utilização. Segundo o responsável técnico do Laboratório, Luiz Irineu Donato, os equipamentos comandados pelo programa representam cerca de 90% dos serviços realizados pelo LEC.

“Esse investimento permitirá ao Laboratório qualificar ainda mais a análise de dados dos ensaios realizados e aumentar a capacidade de demanda. O software consiste em um aplicativo para a realização de ensaios em prensa de ensaio, para operação em ambiente Windows 7 / 8 / 10 compatível com as prensas da marca Emic”, relata.

Luiz explica ainda que o software possui precisão de cálculos comprovada por meio de mais de duas mil cópias em operação nos mais renomados laboratórios. Além disso, tem um banco de dados com coletânea de parâmetros de ensaios exigidos pela maioria das normas e procedimentos aplicados ao controle de qualidade e pesquisa de materiais.

A aquisição foi realizada com recursos próprios, cerca de R$ 54 mil, e é fundamental para a qualificação do espaço. “Além de estarmos com um software atualizado, a nossa confiabilidade nos resultados será ainda maior”, comenta Luiz.


Itecsol organiza kits de higiene para Associações de Catadores

              

A Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social da Unijuí (Itecsol) atua diretamente na assessoria de duas Associações de Catadores, Acata e Arl6, que, neste período, continuaram recebendo cargas de resíduos para reciclagem, realizando a triagem e a estocagem dos materiais oriundos da coleta seletiva municipal. Nos últimos encontros realizados com os empreendimentos, os associados de ambos os galpões relataram o frequente recebimento de luvas e máscaras usadas, descartadas pela população ijuiense junto aos materiais seletivos. Pensando nisso, a responsável pela Itecsol, Elizandra Pinheiro da Silva, realizou alguns contatos de sensibilização para conseguir alguns materiais e organizar kits de higiene e equipamentos de proteção individual para os trabalhadores da reciclagem. Os kits são compostos por três pares de máscara, um avental, um par de luvas, um frasco de álcool em gel e um sabão em barra (caseiro de limão), para cada associado. No total foram entregues 30 kits básicos.

O extensionista ligado ao projeto Gestão Social e Cidadania e professor do curso de Administração, Ivo Ney Kuhn, foi responsável pela produção do sabão biodegradável, feito com limão, bem como auxiliou para a doação de luvas, máscaras, avental e álcool em gel. As máscaras para os associados da Acata foram confeccionadas por integrante da Feconsol, as demais foram confeccionadas por um grupo de voluntárias do Lions de Ijuí.

"Neste momento em que passamos por uma pandemia, muitos cuidados e precauções são necessários para o bem-estar e saúde de todos, por isso solicitamos, junto com os trabalhadores da reciclagem, que evitem descartar luvas e máscaras no material reciclável. Vamos ajudar na prevenção ou contaminações pelo coronavírus", salienta Elizandra.

          


Conheça melhor o Ensino a Distância da Unijuí

         

Nos últimos 10 anos o Brasil teve um aumento de 50% em estudantes que ingressaram no Ensino Superior. E a educação a distância é uma das grandes responsáveis por este cenário. A Unijuí, segundo sua trajetória de mais de seis décadas dedicadas ao ensino superior na região Noroeste, se adapta às transformações sociais e investe também nesta modalidade de ensino. O professor Luciano Zamberlan, coordenador do EaD da Unijuí, detalhou o projeto da Universidade em uma live, confira na íntegra:

                  

Atualmente a Unijuí oferece 15 opções de cursos EaD, sendo 10 na área da gestão e cinco em licenciaturas e educação, com diploma validado pelo MEC. Além disso, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) aponta que as notas dos alunos da modalidade EaD não se diferem das notas dos alunos da modalidade presencial, mostrando a eficácia e a qualidade do ensino na Unijuí.

A educação a distância possibilita flexibilidade de horários, em uma plataforma totalmente virtual. Ainda assim, a Unijuí disponibiliza toda a sua infraestrutura e programas para alunos matriculados como por exemplo a biblioteca, os laboratórios e outros espaços físicos da Universidade, bem como os programas de intercâmbio, palestras, workshops, jornadas de pesquisa, extensão e seminários.

O professor Luciano Zamberlan aponta outras marcas da Universidade: “o EaD Unijuí é uma modalidade comprometida com o desenvolvimento pleno do estudante, para que ele tenha condições de se posicionar, assim como ocorre com alunos do presencial, no mercado de trabalho. Fazemos um EaD diferente, de altíssima qualidade, com materiais e recursos que de fato ajudam o estudante a aprender. E o principal: prepara o estudante para que ele possa continuar aprendendo ao longo da vida.”, salienta o coordenador.

Até 2022 a expectativa é de que a Unijuí possa oferecer mais de 20 cursos, entre graduações e pós-graduações na modalidade EaD, colaborando cada vez mais para o crescimento de pessoas com ensino superior no país. Mais informações em relação à modalidade Ead na Unijuí, você encontra no site do Ead Unijuí.

 


Unijuí oferece curso de Português para Estrangeiros

                   

A Unijuí tem ampliado convênios com outras instituições de ensino superior de diversos lugares do mundo. Tais vínculos fazem parte de uma política de internacionalização, que possibilita aos estudantes brasileiros, da graduação e pós-graduação, estudarem em países estrangeiros, além de receber estudantes de outros países na Universidade. A partir disso, com o propósito de apoiar os estudantes estrangeiros em suas atividades acadêmicas, a Unijuí oferece curso de Português para facilitar a aprendizagem da língua, já que este é um dos aspectos centrais para o quem realiza intercâmbio no país.

O curso de Português para Estrangeiros é organizado e realizado pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e pelo Departamento de Humanidades e Educação (DHE), por meio do curso de Letras, a partir das atividades do Laboratório de Ensino de Línguas (Lelu). O Curso tem como objetivo fazer com o que os alunos construam maior competência para o uso da língua na interação com textos escritos e falados, organizando-se em níveis de proficiência, considerando as habilidades de ler, escrever, falar e ouvir em língua portuguesa nos diferentes contextos de comunicação.

Sobre a divisão dos níveis do curso, a coordenadora, professora Taíse Possani, explica: “os níveis de proficiência são divididos em Nível Básico, Nível Intermediário e Nível Avançado. Para fins de organização dos níveis, são consideradas as habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos no que diz respeito a: a) capacidade de ler e escrever b) capacidade de ouvir e falar c) capacidade de empregar recursos linguístico-gramaticais. Todos esses aspectos voltam-se para o emprego da língua portuguesa em contextos formais e informais, nos quais o estudante deverá usar a língua para sua comunicação”, salienta.

As aulas são presenciais, porém estão ocorrendo de forma online durante o período de isolamento social, por meio de ferramentas como o Google Classroom e Google Meet. Os estudantes tem uma aula semanal, com carga-horária de duas horas, além de atividades orientadas para o estudo e interação em língua portuguesa que realizam ao longo da semana.

Para realizar o curso de Português, os estudantes devem estar matriculados em cursos de graduação e pós-graduação, mestrados e doutorados. Mais informações podem ser adquiridas com o Departamento de Humanidades e Educação (DHE), por meio do telefone (55) 3332 0427, ou com o escritório de relações internacionais.

              


Salão do Conhecimento desenvolverá o tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”

                

Está confirmada mais uma edição do Salão do Conhecimento, que já tem data para acontecer: será de 20 a 23 de outubro, nos quatro Campi da Universidade, tendo como tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O formato do evento será semelhante ao dos anos anteriores. As inscrições para submissão de trabalhos serão abertas ainda no mês de maio e estendem-se até julho. O evento possibilita a submissão de trabalho completo, no evento Jornada de Pesquisa, ou resumo expandido, no Seminário de Iniciação Científica, Jornada de Extensão e Seminário de Inovação e Tecnologia.

A apresentação dos trabalhos aprovados será realizada durante o evento, entre os dias 20 e 23 de outubro, nos quatro Campi, na forma de pôster e comunicações orais. Em virtude da pandemia de Covid-19, até a data do evento a situação será monitorada e o formato de apresentação poderá sofrer alterações, caso seja necessário.

Esta edição do evento também oportunizará discussões acerca dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que compreendem 17 propostas concretas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o planeta. No ato da submissão de trabalhos, o autor deverá informar a qual Objetivo o seu trabalho está associado, permitindo diálogos multidisciplinares durante o evento.

         

Confira os detalhes das propostas no site da ONU.

Em breve a Comissão Organizadora do evento divulgará mais informações, sendo possível acompanhar no site www.unijui.edu.br/salao2020.

Sobre o Salão do Conhecimento

O Salão do Conhecimento da Unijuí é um evento para divulgação da produção em pesquisa e extensão que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Universidade e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento, possibilitando aos autores – pesquisadores, extensionistas, estudantes de graduação e de pós-graduação – um espaço de diálogo, de socialização e de trocas de saberes e de experiências entre si e com a comunidade externa.

Os Eventos do Salão do Conhecimento estão consolidados como um expressivo canal de interlocução entre as diversas áreas de conhecimento da Instituição e de relacionamento com a sociedade, materializando a articulação do ensino, pesquisa e extensão. O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.

O Evento acontece anualmente nos campi de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa. A programação inclui seminários, palestras, painéis temáticos, mostras e oficinas. 


Criatec promove o debate "Mães que empreendem"

                 

No Brasil, muitas mulheres empreendem a partir do momento em que se tornam mães. A partir disso, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica, a Criatec, e o grupo Mulheres em Ação promovem, na próxima quarta-feira, dia 13, às 19h, evento interativo para todas as mulheres, em especial as mães, intitulado "Mães que Empreendem", que trará exemplos de mães empreendedoras. O evento será realizado pelo Google Meet e as inscrições devem ser realizadas no site www.criatecunijui.com.br ou pelo WhatsApp (55) 992188148.

O evento tem como objetivo motivar e estimular as mulheres para que se encorajem a entrar no empreendedorismo. Para falar sobre este assunto, o evento contará com a participação de três empreendedoras, a sócia proprietária da escola de tecnologia Código Kid, Daniela Barbieri Schneider, a sócia proprietária da empresa Comoditá, Graciela Santos e a sócia proprietária da empresa B2mamy Sul, Ana Homem.

Segundo Daniela Schneider, a expectativa é de que a discussão possa reforçar temas como inovação, tecnologia e mulheres empreendedoras. "Acredito que as coisas se tornam possíveis quando unimos mais pessoas comprometidas no mesmo propósito. Vamos aproveitar a oportunidade para compartilhar um pouco da trajetória, sobre o trabalho como gestora em empresa privada e tomando a decisão de uma virada na carreira profissional, decidindo empreender para poder ser uma mãe mais presente. Espero agregar na vida de outras mães, no sentido do quanto podemos fazer acontecer em nossas vidas, superando os desafios como mulheres, mães e empreendedoras, que são muitos, mas todos bem possíveis”, destaca a empresária.

A convidada Ana Homem, que trabalha com o objetivo de capacitar e conectar mães no sistema de inovação e tecnologia para que sejam líderes e livres economicamente, para que estas empreendam e tenham seus próprios negócios. Ana comenta sobre a dificuldade de lidar com a exclusão: “muitas mulheres são cheias de capacidades, porém duvidam delas por conta de uma sociedade que pune a mulher por ela ter se tornado mãe. Somos metade da população mundial e mãe da outra metade, portanto, fica muito difícil ter de lidar com esse tipo de exclusão". Ela destaca: “espero que esse evento possa colaborar para trazer à tona a consciência do quão importante é a força de trabalho da mãe para a sociedade e para economia, pois fazemos parte de um mercado que movimenta 50 milhões de reais por ano e isso não deve ser ignorado, mas motivado e fomentado”, salientou.


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