Pesquisa revela comportamento feminino na compra de sapatos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Pesquisa revela comportamento feminino na compra de sapatos

Estudo é resultado de um trabalho de conclusão de curso de Pós-Graduação em Gestão de Marketing da UNIJUÍ

Um estudo da UNIJUÍ revela o comportamento da mulher no momento da compra de sapatos, na região Noroeste do Estado. A pesquisa foi realizada como trabalho de conclusão de curso de Pós-Graduação em Gestão de Marketing, no Campus Santa Rosa. O trabalho foi produzido pela aluna Camile Pilatti e orientado pelo professor Luciano Zamberlan.

O objetivo do estudo foi identificar as principais dimensões relacionadas a atitude em relação ao consumo de moda, bem como avaliar o envolvimento feminino com sapatos. O trabalho contempla uma revisão bibliográfica acerca do comportamento do consumidor, consumo e gênero feminino e moda e envolvimento. Também foram realizadas 180 entrevistas com mulheres, para identificar o consumo de sapatos por este público.

Camile explica que pouco se sabe sobre a paixão exercida pelas mulheres em relação a sapatos: “por isto busquei entender o motivo que as faz sentirem-se envolvidas por eles”. Ela revela que os dados que mais a impressionaram foram que as mulheres possuem em média 20 pares de sapatos, sendo que as respostas variaram de três a mais de 60 pares.  A frequência de consumo delas é em média de um par a cada estação. Gastam de R$ 70 a R$ 670 na compra de um sapato, sendo que em média estão dispostas a gastar R$ 232.

A pesquisa identificou ainda atributos no momento da compra: 85% das mulheres buscam conforto, seguido de preço, com 54%, à frente de marca, modelo e cor, por exemplo. Também, 87% compra calçado para ficar bonita, ou sentir-se elegante, 83%. O professor Luciano Zamberlan explica que, ao contrário dos homens, que possuem motivações de uso mais utilitárias, as mulheres possuem objetivos hedônicos na compra de sapatos, motivados pelo prazer e satisfação que o sapato pode proporcionar: “a mulher tende compra um calçado para cada ocasião, diferente do homem, que busca versatilidade, usa um par de calçado para momentos diversos”. Outras pesquisas também abordam o consumo feminino de sapato, confira o vídeo aqui.

Confira também entrevista com o professor Luciano Zamberlan sobre a pesquisa:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.