Comunidade - Unijuí

Conteúdos sites

Como ingressar


A Unijuí é umas das melhores universidades privadas do Noroeste do Estado e possui inúmeras possibilidades para estudantes se tornarem profissionais qualificados e com competência técnica. Para fazer parte deste universo, a Unijuí disponibiliza diversas formas de ingresso a partir dos seus processos seletivo. Confira as modalidades de ingresso no ensino superior que a Unijuí disponibiliza:

VESTIBULAR
Processo seletivo para candidatos que buscam ingressar no ensino superior pela primeira vez, em cursos presenciais ou a distância, que classifica o futuro estudante por meio de prova presencial com questões objetivas e redação.
CURSOS PRESENCIAIS
CURSO PRESENCIAL MEDICINA
CURSOS A DISTÂNCIA - EAD
EXTRAVESTIBULAR
Processo seletivo para candidatos que estão ou já estiveram no ensino superior, em cursos presenciais ou a distância, e buscam retornar à universidade, trocar de curso ou trocar de instituição.
TRANSFERÊNCIA INTERNA
TRANSFERÊNCIA EXTERNA
REINGRESSO NO MESMO CURSO
REINGRESSO COM TRANSFERÊNCIA DE CURSO
DIPLOMADOS
INGRESSO ESPECIAL
ESTUDANTE EVENTUAL
ESTUDANTE ESTRANGEIRO
Ingresso no ensino superior com bolsa de estudos por meio do Programa Universidade para Todos.

Como salvar imagens da galeria

Como baixar uma imagem de uma galeria com legenda (clique nas imagens para ampliar):

Como baixar uma imagem de uma galeria sem legenda (clique nas imagens para ampliar):


Conecta - Novidades

Com o objetivo de melhorar e atender as necessidades que surgem durante a utilização do ambiente Conecta da Unijuí, apresentamos algumas novidades implementadas desde o seu lançamento em julho de 2007.

2010

Estatísticas

Foi modificado para listar também os integrantes que não estão mais ativos na comunidade. Desta forma é possível acessar os dados estatísticos do integrante que teve alguma interação na comunidade.

Chat - Avaliação

Foi adicionada a funcionalidade que permite efetuar avaliações das mensagens postadas nas sessões de chat. A pontuação será visualizada pelos integrantes que não são moderadores no item Desempenho somente depois do chat estar fechado para postagem de mensagens.

Importar/Exportar ferramentas

Foi adicionada a funcionalidade para alterar a data inicial e final das ferramentas a serem importadas ou exportadas.

Atividades

Agora o moderador pode entregar a atividade em nome do integrante, essa opção está disponível no item Avaliar.

Questionários

Disponível a possibilidade da geração da versão para impressão do banco de questões e das questões vinculadas a um questionário.

2009

Estatísticas detalhadas por Integrante

Ao acessar as estatísticas de acesso do usuário na comunidade, ao clicar no nome, onde é exibido o perfil do integrante, foi modificado o tipo de estatísticas exibidas. Agora são exibidos dados mais detalhados da situação do usuário em cada ferramenta, mostrando quando foi o último acesso, o total de acessos, a situação ou o número de mensagens (dependendo do tipo de ferramenta).

Desempenho - agrupadores para soma da pontuação

Essa nova funcionalidade tem como objetivo facilitar o gerenciamento da pontuação nas ferramentas. É possível criar agrupadores por comunidade, como por exemplo, "Nota 1", "Nota 2" e depois vincular quais ferramentas (fóruns, atividades, questionários) vão compor a pontuação desse agrupador. Na opção "Pontuação por agrupadores" o sistema fará automaticamente a soma da pontuação por integrante e agrupador.
Exemplo:
Nota 1 peso(50) composta pela soma da pontuação máxima das seguintes ferramentas:
- Fórum 1 - peso 20
- Atividade 1 - peso 30
Obs.: A visualização da pontuação por integrantes não moderadores obedecerá as definições de liberação de resultado de cada ferramenta.

Fórum - Avaliação

Foi adicionada a funcionalidade que permite efetuar avaliações das mensagens postadas nos tópicos do fórum. A pontuação será visualizada pelos integrantes que não são moderadores no item Desempenho somente depois do tópico estar fechado para postagem de mensagens.

Fórum - Indicação de novas postagens

São sinalizadas as novas mensagens desde o último acesso ao tópico.

Inserção de imagens

Foi adicionada a funcionalidade que permite inserir imagens nas ferramentas. Como fazer: primeiro a imagem deve ser enviada para o servidor, em seguida deve ser copiada a URL gerada na tela, depois clicar no botão inserir imagem do Editor e colar a URL copiada no campo URL, em seguida clicar no botão Inserir.

Atividades em Grupo

  • Troca de integrantes em grupos: a partir do consenso por parte dos tutores e professores do EaD que seria melhor permitir que os integrantes dos grupos possam ser trocados a qualquer momento, foi modificado o modo como funcionam as atividades em grupo. Agora o trabalho fica vinculado somente ao grupo e não mais ao grupo e integrante, permitindo dessa forma que os integrantes possam ser trocados a qualquer momento mesmo que a atividade tenha sido entregue.
  • Mudança na tela de definição dos grupos: a tela da versão anterior apresentava dificuldades em comunidades com muitos integrantes dificultando a vinculação dos intengrantes a grupos, por esse motivo foi desenvolvida uma outra tela para facilitar a vinculação de integrantes a grupos.
  • Importar grupos de outras atividades: foi adicionada a funcionalidade que permite importar grupos de outras atividades da comunidade. Somente é permitida tal operação, se nenhum grupo iniciou a atividade. No momento da importação os grupos já criados na atividade serão automaticamente excluídos.

Questionários/Banco de Questões: versão rápida do cadastro de questões

Disponível uma versão simplificada do cadastro de questões, onde numa tela apenas é possível cadastrar a questão e as suas respectivas alternativas.

Biblioteca e Materiais: disponibilização de áudio

É possível anexar arquivos de áudio do tipo MP3 de até 12 MB para serem ouvidos pelos integrantes.

Fórum: Edição de mensagens

Agora é permitido a qualquer integrante efetuar a edição da sua mensagem por 30 minutos a partir da hora inicial da postagem.

Nova Ferramenta: Desempenho

Foi desenvolvida a ferramenta Desempenho, que pode ou não ser habilitada. O objetivo é listar a pontuação obtida nas Atividades e Questionários de forma centralizada para facilitar o gerenciamento pelos moderadores. Observando que moderadores visualizam a listagem completa e demais integrantes visualizam apenas a sua pontuação. Também é possível gerar um arquivo que pode ser usado para manipular a listagem das pontuações numa planilha eletrônica(ex.: Excel).

Fórum - Cancelamento de Mensagens

Agora é possível o moderador efetuar o cancelamento de de mensagens (Não Publicar) a qualquer tempo. Os demais integrantes poderão Cancelar ou Não Publicar suas mensagens apenas se o parâmetro "Permite Cancelar a Publicação de Mensagens" for setado para "Sim" e estiver no prazo.

Questionários - Importar

Foi acrescentada a funcionalidade Importar questionários de outras comunidades, no entanto, é necessário que todas questões vinculadas ao questionário de origem sejam reutilizadas na comunidade para onde se deseja copiar.

Exportar

Foi acrescentada a funcionalidade: Exportar nas seguintes ferramentas: Mural, Atividades, Biblioteca, Fórum e Chat. Agora é possível exportar simultaneamente diversas ferramentas para várias comunidades.

Visualização das Comunidades

Foi acrescentada a funcionalidade: Acesso Rápido que lista todas comunidades numa tela apenas sem paginação e sem recursos visuais, por ordem de criação, as mais recentes primeiro.

Editor

Foi atualizado a versão do Editor, já usado nas mensagens do Fórum e nas questões do Questionário. O editor foi adicionado nas funcionalidades Novo e Editar das ferramentas: Biblioteca, Atividades, Questionário, Chat e Mural. No editor foram adicionados os seguintes serviços: contador de caracteres e corretor ortográfico.

Interface

Foi feita a atualização de toda a interface que agora está adaptada para o aumento da resolução da tela, alteração se será contemplada na nova versão do Unijuí Virtual que será lançada em breve. Além do mais, as telas ficaram mais leves, ou seja, são carregadas mais rapidamente. Também foram alteradas alguns ícones e funcionalidades com o objetivo de tornar o Conecta mais fácil e intuitivo de usar.

Integrantes

Foi incluída uma sinalização para os moderadores da comunidade (uma estrela amarela).
Na consulta aos dados de um integrante, na visão do moderador, foi adicionado o endereço e o RG de acordo com o vínculo do Integrante com a universidade (aluno mostra rg de aluno, funcionário mostra rg de funcionário).

Fórum

Inclusão da data limite para postar mensagens no cabeçalho.
Exibição de quem são os moderadores.
Aumento da fonte em fóruns do tipo cronológico.

Agenda

Passou a ser considerada uma ferramenta com possibilidade de ser usada ou não.

Atividades

No upload de arquivos, agora estão sendo consideradas as extensões do BR Office.
No item Avaliação exibida para moderadores foram acrescentadas as seguintes informações:

  • A pontuação (se a atividade estiver configurada para usar pontuação).
  • Sinalização de quem são os moderadores.
  • Nas atividades com situação "Em aberto", quando o integrante enviou uma versão do trabalho, mesmo não tendo entregue, é exibido um ícone para representar essa situação visando facilitar o controle do andamento das atividades pelos moderadores.
  • Foram suprimidos os itens Iniciar e Fazer/Continuar sendo todos englobados na ação Entregar. A situação Iniciar agora é registrada no sistema quando o integrante clica nas Instruções da Atividade. Também foi remodelada a tela da funcionalidade Entregar, tornando mais visível a Opção Entregar e também foi incluída uma nova opção "Salvar Arquivo e Entregar", que faz as duas operações simultaneamente.

Atividades - Grupos

Foi incluída uma restrição, se o integrante já iniciou uma atividade num grupo, ele não poderá ser alterado de grupo e nem excluído.

Questionários - Anular Questão

Depois que encerrou o período para responder o Questionário é habilitada a opção Anular Questões (disponível no Item Avaliar). Ao Anular uma Questão é refeito novamente o cálculo para todos integrantes que entregaram o questionário somando a pontuação da questão anulada. Lembrando que somente o moderador tem acesso a essa opção e que ela é válida apenas para questões objetivas e para questionários configurados para fazer a correção automaticamente.

2008

Atividades - reacompanhar

Quando o moderador Avaliar/Acompanhar a atividade de um integrante anexando uma versão corrigida do arquivo e o integrante posteriormente envia outra versão do trabalho - para essa situação foi acrescentado um sinalizador indicando que é necessário reacompanhar a atividade.

Atividades e Questionários - atalhos

Foram acrescentados links de acesso rápido descrição/instrução das Atividades (Iniciar, Fazer, Entregar) e Questionários (Responder)

Calendário de Aniversariantes

Foi acrescentada a ferramenta Calendário de Aniversariantes, que pode ou não ser habilitada. Na tela do Calendário é possível enviar um e-mail para o aniversariante. Essa funcionalidade foi uma solicitação dos alunos dos cursos EaD com o objetivo de estreitar o relacionamento entre colegas, professores e tutores.

Diário de Bordo - desabilitar

Foi acrescentada a funcionalidade que permite desabilitar o Diário de Bordo nas Ferramentas da Comunidade.

Questionários - versão para impressão do resultado

Foi acrescentada a funcionalidade que gera a versão para impressão do resultado de um questionário. A opção é disponibilizada após a liberação do resultado tanto para cada integrante como para os moderadores. Caso a opção auto-correção esteja ativa é feito o cálculo automático das questões objetivas informando a pontuação obtida pelo integrante no questionário. Também é exibido a correção de cada questão objetiva, informando se está correta ou não e qual o peso e pontuação obtida.

Integrantes - lista de e-mails

Foi acrescentado para os moderadores, a funcionalidade de gerar uma lista de e-mails dos integrantes da comunidade. O objetivo é fornecer a lista atualizada dos e-mails para o uso em gerenciadores de e-mail como por exemplo o Outlook.

Fórum - envio de mensagens por moderadores

Foi acrescentada a possibilidade de moderadores/organizadores de comunidades poderem sempre postar mensagens no fórum independente dos prazos e se o fórum está ou não publicado.
Atenção!! Os moderadores devem ter um cuidado extra, pois podem achar que esta opção está disponível para os demais integrantes quando na verdade está aparecendo apenas para eles.

Questionários - Cálculo automático da Pontuação

Foi acrescentada a funcionalidade "Calcular Pontuação" na Avaliação do Questionário disponível para o Moderador. A finalidade é calcular automaticamente o valor da pontuação das questões objetivas de todas respostas com situação Encerrada.
Obs.: A funcionalidade é habilitada somente se a opção "Fazer auto-correção" for igual a "Sim".

Questionários - Versão para impressão

Foi acrescentada a funcionalidade "Versão para impressão" que permite a visualização completa do questionário com as questões já respondidas até o momento da geração. A funcionalidade é disponibilizada na opção "Responder". O objetivo principal é auxiliar aos alunos de cursos superiores a distância na execução de exercícios e provas via ferramenta Questionário.
Obs.: no cadastro do questionário o moderador tem a possibilidade de habilitar ou desabilitar essa funcionalidade.

Perfil dos Integrantes

Na listagem dos integrantes de uma comunidade, ao clicar sobre um integrante, foi acrescentada a exibição dos fones cadastrados no endereço do aluno.

No caso de Integrantes que tem vínculo de aluno de cursos superiores de Educação a Distância é exibido também o pólo, unidade ou posto de atendimento ao qual está vinculado. Obs.: os fones são exibidos apenas para os moderadores.

Busca de Comunidades

Para auxiliar os usuários vinculados a muitas comunidades, foi implementada a busca por título ou por assunto nas opções Comunidades que participo e Comunidades que sou moderador.

Questionários

Nova ferramenta que possibilita criar exercícios ou provas on-line que pode inclusive ter tempo pré-determinado para execução. Nos questionários você pode construir um banco de questões organizado em categorias. Podem ser criados dois tipos de questões: objetivas e descritivas, ambas com possibilidade de incluir imagens, informar texto de ajuda e outras funcionalidades. O banco de questões pode ser reutilizado em outras comunidades vinculadas ao moderador.

Novo Chat

No mês de junho/2008 entrou no ar o novo chat do conecta, ele tem outro formato e foi desenvolvido com outra tecnologia(Flash) . Ele veio com o objetivo de solucionar os problemas do chat anterior (sincronismo das mensagens). Foram retiradas as funcionalidades de visualizar emoticons e imagens, pois essas funcionalidades eram pouco utilizadas pelos usuários. Desta forma o chat ficou mais leve e estável.

Importar Ferramentas

Para facilitar a vida dos moderadores foi acrescentado em todas as ferramentas, com exceção dos Questionários, a funcionalidade Importar, que permite copiar dados de outras comunidades vinculadas ao moderador. Essa funcionalidade agiliza o trabalho dos moderadores sendo extremamente útil nos casos onde os alunos de um componente curricular são divididos em várias comunidades e portanto tem o mesmo conteúdo e mesmos prazos nas ferramentas, principalmente nas Atividades e Biblioteca de Materiais.

Diário de Bordo

Foi agregada a possibilidade de anexar arquivos nas mensagens o que permite também a troca de arquivos entre integrantes da comunidade podendo ser usado também como portfólio pessoal. É uma forma alternativa para troca de arquivos entre integrantes de uma comunidade sendo independente das atividades.

Agenda

Agora aparecem na agenda apenas ferramentas cujo prazo não expirou. Também deixam de aparecer na agenda atividades e questionários que o usuário já entregou.

Atividades

Quando o moderador Avaliar/Acompanhar a atividade de um integrante, seja anexando uma versão de arquivo ou escrevendo uma observação, aparece um indicador que a atividade teve um acompanhamento. Isso facilita o controle de quais atividades já tiveram acompanhamento.

Integrantes

Na listagem dos integrantes foi acrescentado a data e hora do último acesso do integrante na comunidade.

 

(Equipe Web - Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas - COINF)


Conheça a nova página inicial do Unijuí Virtual

Mais rápido e com novos recursos, a nova página inicial do Unijuí Virtual foi planejada para que a informação esteja a poucos cliques do visitante, entregando ao usuário o conteúdo mais relevante de acordo com o seu vínculo com a Unijuí.

Logo abaixo você encontra o que mudou.

Acesse o Unijuí Virtual e confira!




O que mudou?

Avisos:

Uma região inteiramente dedicada para informar ao usuário sobre eventos importantes relacionados a seu perfil. Avisos acadêmicos, período de rematrículas e matrículas, eleições e avaliação de docentes - o Unijuí Virtual vai auxiliar você a ficar por dentro do que está acontecendo na Unijuí.




Atalhos:

Baseado em seu vínculo com a Unijuí, você agora têm acesso a atalhos importantes para diversas regiões do portal da Unijuí.



Aplicativos:

    

Na nova página inicial do Unijuí Virtual, você terá a sua disposição aplicativos para facilitar acesso ao conteúdo do portal da Unijuí: Comunidades, notícias do Comunic@, agenda de atividades e muito mais!




Recados:

    

Além de tudo isso, você ainda pode ler de maneira facilitada os recados postados no mural e outras informações relevantes para você. Nesta região ainda podem ser exibidos avisos da biblioteca, central de chaves e muito mais!




Conheça o novo portal da Unijuí

Apresentação

O novo portal foi planejado com design responsivo, ou seja, adapta-se aos diferentes tamanhos de tela, em computadores, notebooks, tablets e smartphones, proporcionando uma melhor experiência de navegação aos usuários. Esta mudança acompanha as tendências e atualiza o site com as novas tecnologias de comunicação digital.

No seu desenvolvimento foi empregado o uso de ferramentas de software livre, sendo a plataforma principal o gerenciador de conteúdo Joomla. Também foram utilizadas técnicas de otimização (SEO), que permitem que o Portal seja bem posicionado em mecanismos de busca, como por exemplo, o Google.

É importante destacar que as informações dos sites são totalmente integradas com o sistema de gestão da Universidade, e isso permite que elas sejam atualizadas em tempo real.

Navegação Principal

Imagem menu

Você verá a navegação acima em todas as páginas do novo portal e ela vai te ajudar a encontrar o que você procura. Na primeira linha está disponível um atalho para página principal (na marca da Universidade).

Logo abaixo você verá o nosso menu principal com as grandes áreas de atuação da Universidade. Perceba que ao passar o mouse sobre os itens de menu serão exibidos atalhos diretos para estes sites. Também separamos um espaço dentro de cada menu para mostrar o que está em destaque naquela área. Vale a pena conferir e ficar por dentro do que está acontecendo.

Ainda neste menu principal, no canto direito da página, você encontra botões para acessar o Unijuí Virtual, lista de contatos e pesquisa.

Comunicação Externa

Imagem Comunica

Além de tudo isso, quando você acessar a página inicial da Unijuí vai ficar por dentro do que está acontecendo na Universidade. O Comunica, principal canal jornalístico da Universidade foi remodelado e continua destacando os principais acontecimentos da Unijuí. Outra página bem importante é o portal de eventos da universidade, disponível logo abaixo das sessão de notícias.

Redes Sociais

Imagem UNIJUÍ Agora

Nesta atualização do Portal, você também encontra o UNIJUÍ Agora, conexão do site com as redes sociais, destacando o que está em evidência na comunicação digital da Universidade.

Rodapé

Ao chegar ao final de uma página você pode navegar para outras regiões do site, da mesma forma que faria na navegação principal, só que aqui todos os links estão abertos para visualização. Logo abaixo está disponível o contato principal da Unijuí, as redes sociais nas quais a Universidade está presente e o menu “Mais que uma Universidade”, que mostra as demais mantidas da Fidene e a Editora Unijuí. Há ainda o link “View in English” para visitantes internacionais.


Você é egresso da UNIJUÍ?

A UNIJUÍ tem muito
a oferecer para você!

Sua participação é muito importante para nós. Atualize os seus dados e, além de concorrer a 1 iPad, tenha acesso a informações e benefícios como:











Sub-categorias

  • App
  • Assessoria e Serviços Comunitários

    A FIDENE desenvolve através da Assessoria e Serviços Comunitários (ASC) atividades voltadas às ações e aperfeiçoamento de órgãos de caráter público e privado, através da qualificação e capacitação de gestores públicos municipais, com a programação de cursos, oficinas, palestras, seminários entre outros a fim de implementar uma gestão eficiente e eficaz , também especializada no desenvolvimento e execução de concursos públicos e processos seletivos, com ampla experiência no segmento, tendo como princípios administrativos, a Legalidade, Impessoalidade, Publicidade, Moralidade e Eficiência.

    Responsável também, pela preparação de recursos humanos para atuar nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), em convênio com o DETRAN RS – Departamento Estadual de Trânsito do RS, denominado Instrutor de Trânsito.

  • Biblioteca
  • Bolsas, financiamentos e benefícios

    Comprometida com a inclusão social de acadêmicos no ensino superior, a Unijuí oferece um conjunto de programas de bolsas e créditos educacionais, que possuem como fontes a União e a própria Universidade.

    Estes benefícios tem sua ação voltada a auxiliar o estudante, durante sua permanência na Universidade, estabelecendo o diálogo com os órgãos institucionais e sua integração à vida universitária.


    Eles são divididos nas seguintes categorias:




  • Congresso Internacional em Saúde
  • Conteúdo Autenticado
  • Cultura
  • Editora Unijuí
  • Educação Continuada
  • Eleições
  • Estrutura de apoio
  • Extensão

    A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local.

    A atividade de extensão universitária aponta potencialidades e problemas que poderão ser aprofundados na pesquisa e trabalhados por quadros profissionais preparados pelo ensino. Estas atividades incluem ações de cunho educacional, sociocultural, artístico e tecnológico, realizadas de forma sistemática e continuada.

    Além disso, a Universidade incentiva os projetos de extensão pela concessão de bolsas para estudantes, realização de convênios com instituições e entidades comunitárias e produção de materiais de divulgação do conhecimento, dentre outros.

    • Projetos - Conheça os projetos desenvolvidos.
    • Comunidade - Promovendo o desenvolvimento regional através de ações comunitárias, sociais e culturais.
    • Cultura - Promovendo e apoiando projetos culturais.
  • Extravestibular
  • Fidene
  • Futuro aluno
  • Institucional
  • Não categorizado
  • Pesquisa e inovação

    A Unijuí assume como uma de suas responsabilidades primeiras, enquanto instituição universitária, contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País através da pesquisa. A Unijuí investe no fortalecimento dos Grupos de Pesquisa incentivando a interação regional, a formação de redes de pesquisadores, a interação com empresas e a cooperação científica nacional e internacional.

    Incentivando a pesquisa

    • Pesquisador - Anualmente são abertos editais para professores e alunos que tenham interesse em desenvolver pesquisa.
    • Aluno - Saiba como participar dos programas de bolsas de iniciação científica e iniciação tecnológica e inovação.
    • Assessoramento - Suporte técnico ao pesquisador, apoio para captar recursos e promover parcerias.

    Conectando universidade-empresa

    • Empreendedorismo - Incentivando a criação de sua empresa, oferecendo a infraestrutura e o suporte na administração de seus negócios.
    • Inovação tecnológica - Apoio à inovação e à transferência de tecnologia.
  • Programas Acadêmicos
  • Salão do Conhecimento
  • Serviços Informática
  • Serviços Unijuí

    A UNIJUÍ como promotora do desenvolvimento regional se constitui um espaço de articulação de iniciativas em diversas áreas, entre elas, a prestação de serviços. A seguir, conheça os serviços prestados pela Universidade para a comunidade.


  • Site Internacional
  • Talentos Unijuí
  • Vestibular
  • Vida de Universitário

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.