Campo e Lavoura

Escola Fazenda - IRDER

 
 
 

O Instituto Regional de Desenvolvimento Rural, mais conhecido como IRDeR, é um espaço para realização de pesquisas, trabalhos, dissertações e teses de doutorado. Estudantes de Agronomia, Medicina Veterinária, Biologia, Química e Geografia utilizam a área para ações de extensão, como reposição e recuperação florestal, avaliação e redução de impactos ambientais, desenvolvimento sustentável, educação e formação de agricultores e produção de mudas de espécies nativas e exóticas. Mantém um qualificado plantel de gado e tambo leiteiro para a realização de estudos e produção de leite, realiza produção de grãos e sementes, suínos, erva mate, entre outros produtos da agropecuária.

Do total da área, 101 ha são considerados não agricultáveis, sendo 78,0 ha de área de preservação permanente e o restante é destinado à pesquisa, piscicultura, suinocultura, viveiro, sede e estradas. A superfície de área útil representa 135,0 ha distribuídos entre culturas anuais, erva mate, silvicultura, pastagem anual e perene, pomar, horta e açudes.

O Viveiro Regional de produção de mudas florestais comercializa mudas de espécies florestais nativas e exóticas, com qualidade superior, produzidas em tubetes plásticos. Está cadastrado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através do Registro Nacional de Sementes e Mudas – RENASEM, sob o nº RS-00590/2005, podendo participar de licitações e contratos públicos. Conta com profissionais capacitados para orientações técnicas em implantação de projetos florestais diversos.Do total da área, 101 ha são considerados não agricultáveis, sendo 78,0 ha de área de preservação permanente e o restante é destinado à pesquisa, piscicultura, suinocultura, viveiro, sede e estradas. A superfície de área útil representa 135,0 ha distribuídos entre culturas anuais, erva mate, silvicultura, pastagem anual e perene, pomar, horta e açudes.

Viveiro regional: O Viveiro Regional de produção de mudas florestais comercializa mudas de espécies florestais nativas e exóticas, com qualidade superior, produzidas em tubetes plásticos. Está cadastrado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através do Registro Nacional de Sementes e Mudas – RENASEM, sob o nº RS-00590/2005, podendo participar de licitações e contratos públicos. Conta com profissionais capacitados para orientações técnicas em implantação de projetos florestais diversos.


Leia mais...

Hospital Veterinário

 
 

O Hospital Veterinário da UNIJUI faz parte do Complexo do Centro de Inovação Tecnológica em Produção e Saúde Animal. Esse complexo compõe um conjunto de investimentos realizados para complementar a estrutura de funcionamento do Curso de Medicina Veterinária e qualificar uma estrutura de apoio à Produção e Saúde Animal da região Noroeste do Estado. Fundado 2013, conta com uma equipe especializada de colaboradores, desde a área técnica até a administrativa, no tratamento e assistência dos pacientes.

Com uma estrutura moderna e tecnologia de ponta, oferece atendimento clínico e cirúrgico de alta qualidade para cães e gatos. É um espaço destinado às aulas práticas, a atividades de pesquisa e extensão, além de mais um campo de estágio para os alunos de graduação. 

 O hospital conta ainda com um conjunto de laboratórios de apoio ao diagnóstico:

-Laboratório de Análises Clinicas Veterinária e o Laboratório de Doenças Parasitárias que realiza exames em várias espécies (cães, gatos, bovinos, eqüinos, ovinos, animais de laboratório).

- Laboratório de Diagnóstico por Imagem que realiza exames de RX, Ultrassom e Eletrocardiograma em pequenos animais.

- Laboratório de Microbiologia Veterinária realiza exames de analises microbiológica do leite, cultura bacteriana e antibiograma, cultura fungica e contagem de microorganismos viáveis.

- Laboratório de Histopatologia Veterinária que realiza necropsias e exames histopatológicos.

            O Hospital Veterinário é de fundamental importância na formação profissional do médico veterinário da UNIJUI, pois nele o estudante tem a oportunidade de aprimorar os conhecimentos teóricos-práticos adquiridos ao longo do curso, permite o contato do estudante não só com animais doentes, mas também com seus proprietários estimulando o desenvolvimento de aspectos importantes do aprendizado e do relacionamento humano.  Outro importante papel dessa unidade é o atendimento à comunidade, contribuindo para propiciar o bem estar animal, assim como para prevenir a transmissão de doenças entre os animais e o homem. Destaca-se também a importância da atuação dos professores do curso de Medicina Veterinária da UNIJUI, responsáveis pela geração de conhecimentos oriundos da prática clínica-cirúrgica, bem como, da pesquisa.       

Desde o final do ano 2017 o Hospital realiza dois tipos de atendimentos:

ATENDIMENTO ACADÊMICO:

- realizado por Médico Veterinário professor e por estudantes do Curso de Medicina Veterinária, conforme agenda de aulas de cada semestre;

- realizado exclusivamente mediante agendamento;

- não inclue atendimento de urgência, emergência e internação;

- os custos serão através da cobrança de uma taxa administrativa;

ATENDIMENTO PARTICULAR

- realizado por Médico Veterinário contratado pelo Hospital Veterinário;

- realizado por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira das 8h às 19h e de sábados das 8h às 16h;

- incluem atendimentos de urgência, emergência, internação e cirurgias especializadas;

- os custos seguem os valores regulares de mercado. 

Horário de funcionamento:

  • Segundas a sextas-feiras: das 8h às 19h
  • Sábados: das 8h às 16h

Contato Telefônico: (55) 3332—0653

e-mail: hospitalveterinario@unijui.edu.br

Localização: Campus Ijuí

                          


Leia mais...

Laboratório de Análise de Sementes

 
 
 

O Laboratório de Análise de Sementes presta serviços em análise de germinação, vigor, tetrazólio, pureza, patologia, peso de mil sementes e identificação de espécies e cultivares. Atende agricultores, empresas e organizações de agricultores. Está credenciado junto ao Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM), sob o número RS-00991/2006, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Leia mais...

Laboratório de Análise de Solo

 
 
 

O Laboratório de Análise de Solos atua na prestação de serviços a agricultores, cooperativas, prefeituras, associações e demais entidades da região, realizando análises de teor de argila, pH em água, índice SMP, fósforo e potássio disponível, matéria orgânica, alumínio, cálcio e magnésio trocáveis, cobre e zinco. Integra a Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (ROLAS), órgão que coordena o programa de controle de qualidade das análises de solo.


Leia mais...

Laboratório de Bromatologia e Nutrição Animal

 
 
 

Visa atender produtores, empresas e cooperativas a fim de avaliar a composição químico-bromatológica de pastagens, silagens, rações e grãos destinados à alimentação de animais de produção.


Leia mais...