Concurso Literário recebeu inscrições de 11 escolas de Ijuí e região - Unijuí

Concurso Literário recebeu inscrições de 11 escolas de Ijuí e região

Por Amanda Calegaro Thiel, estagiária de jornalismo da Unijuí FM

Foram encerradas no dia 18 de setembro as inscrições para o Concurso Literário Online, promovido pela Unijuí FM e Unijuí, por meio do curso de Letras Português/Inglês, do Departamento de Humanidades e Educação (DHE). A atividade integra a edição 2020 do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas de Ijuí e, neste ano, tem como tema “Sustentabilidade e Vida Planetária: o futuro pós-pandemia”.

O Concurso Literário da Rádio Unijuí já é tradicional na região. Outras três edições foram realizadas em 2015, 2018 e 2019. Esse ano, devido à pandemia de Covid-19 e suspensão das aulas presenciais, a emissora optou por promover o concurso de forma online, para dar continuidade à atividade e seguir fomentando a criatividade, cidadania e consciência ambiental entre os alunos.

Em 2020, foram 11 escolas participantes e 170 redações inscritas. A banca avaliadora, composta por integrantes da equipe da Rádio Unijuí e do DHE, irá se reunir para a seleção das dez redações vencedoras. Todos os alunos ganhadores e seus professores receberão certificado de participação e terão suas redações transformadas em podcast, que será veiculado na programação da emissora e em plataformas de streaming. Além disso, o aluno classificado em 1º lugar receberá uma bolsa de estudos 100% gratuita, para o período de um ano, na escola de Inglês Yázigi Ijuí.

Nesta edição, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas de Ijuí e região, foram desafiados a escrever um conto sobre o futuro pós-pandemia, envolvendo relações sociais, humanidade e meio ambiente. O autor poderia dar à pandemia um fim utópico, com a história num viés mais otimista, ou distópico, projetando seus pesadelos e inquietações. Para auxiliar na atividade, foi desenvolvido um site com dicas de leitura e filmes que abordam a temática, além de outras informações sobre o Concurso.

O Concurso Literário 2020 tem apoio de Fonte da Ilha, Unimed Noroeste RS, Bem Seguro Corretora de Seguros, Yázigi Ijuí e NetCopy.

Conheça mais sobre os concursos promovidos pela Unijuí FM: