Meta de visitação é cumprida na 10ª rodada da Epicovid19-RS - Unijuí

Meta de visitação é cumprida na 10ª rodada da Epicovid19-RS

Por volta das 20h deste domingo, dia 11 de abril, voluntários da Unijuí encerraram as visitas para o estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul (Epicovid19-RS). E mais uma vez, a meta foi alcançada: 500 domicílios foram visitados, desde a última sexta-feira, dia 9.

Conforme explicou a coordenadora da pesquisa na Unijuí, professora Evelise Berlezi, nesta 10ª rodada houve uma novidade: os voluntários não aplicaram o teste rápido, comum nas demais etapas. Apenas o teste Elisa, que possui uma sensibilidade e especificidade maiores, a partir da coleta de três gotinhas de sangue do dedo do participante. “Agora, este material será processado pelo laboratório da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e a partir do dia 26 de abril estaremos com os resultados. Faremos ligações a todas as pessoas que tiveram teste positivo para anticorpos da SARS-CoV-2. Os demais poderão ligar para o número que foi disponibilizado no dia da coleta”, explicou a professora. Para além do teste, os participantes também responderam a um breve questionário.

A pesquisa, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com o governo do Estado, tem o intuito de levantar o número de casos de coronavírus na população gaúcha, incluindo pessoas sem sintomas. A série de coleta de dados teve início em abril de 2020, menos de 20 dias após o registro da primeira morte pela doença em solo gaúcho. Com isso, o estudo se torna o único no mundo a realizar 10 etapas de acompanhamento da prevalência de coronavírus na população das mesmas cidades, proporcionando um registro histórico com base em evidências científicas desde o início da pandemia no Estado. Além de Ijuí, participam do estudo os municípios de Pelotas, Uruguaiana, Santa Maria, Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul.

Confira mais fotos neste link.