Palestra do curso de administração aborda desafios do empreendedorismo no varejo - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Palestra do curso de administração aborda desafios do empreendedorismo no varejo

 

Curso de Administração da UNIJUÍ do Câmpus Santa Rosa segue com a programação do Ciclo de Palestras do mês de maio.

O foco se dá através do relato de empresários e suas experiências nas empresas em que atuam, por meio da disciplina denominada Administração Empreendedora, do professor Luciano Zamberlan. Essa semana o empresário Jadir Theisen, proprietário da loja Hoje Modas, abordou o tema, “O Empreendedorismo no Setor do Varejo: A Experiência da Hoje Modas”, na noite de quarta-feira (14).

Jadir gerencia uma rede de lojas de vestuário com atuação na região noroeste do Rio Grande do Sul e iniciou a sua fala trazendo algumas características essenciais de um empreendedor. “O empreendedor precisa ter paixão, orgulho de sua empresa e colocar a alma naquilo que faz”.

O empresário destacou a importância de aproveitar ao máximo as experiências vivenciadas em trabalhos anteriores como reforço à bagagem de conhecimentos do empreendedor. O aprendizado, com acertos e erros ao longo da trajetória pessoal e profissional deve ser usado para minimizar os riscos inerentes à atividade empreendedora.

 

Jadir Theisen é egresso do Curso de Administração da Unijuí e possui um MBA em Gestão Comercial. Ele relatou que uma das idealizadoras da loja foi a sua própria esposa, que tinha o sonho de ter um negócio próprio. Diante deste anseio, a empresa foi fundada em 01/10/2005 no município de Santo Cristo. Atualmente e empresa conta com 14 lojas em funcionamento na região noroeste do estado, tendo previsão para a abertura de mais duas este ano. São 80 colaboradores diretos atuando na rede de lojas, que também conta com uma marca própria de vestuário, a Hoje Collection.

O foco no planejamento é apontado pelo empreendedor como uma das principais razões para o contínuo crescimento da empresa, que está segmentada para atender principalmente ao público feminino residente em pequenos municípios do interior do Rio Grande do Sul. Segundo ele, a loja possui um bom planejamento de layout, fachada e arquitetura interna que se destaca de imediato em municípios de pequeno porte, posicionando-se geralmente como uma dos estabelecimentos mais atrativos destes locais.

Foram apresentadas diversas estratégias para atração e manutenção de clientes que são continuamente adotadas. Segundo o empresário, é fundamental para o empreendedor no setor varejista buscar constantemente inovar em suas atividades, pois a moda se altera com frequência, assim como as preferências dos consumidores. A localização e a seleção de uma boa equipe de trabalho foram apontadas como fundamentais para uma empresa do varejo ter sucesso. Jadir destacou ainda que é necessário ter foco na obtenção de resultados, na profissionalização e na agregação de valor para os clientes. Outro aspecto mencionado foi a necessidade de investir e valorizar as pessoas que fazem parte da empresa para que atuem como intraempreendedores, ou seja, para que procurem pensar e agir como “donos” do negócio e assim contribuírem de forma mais efetiva com o crescimento da organização

O Ciclo de Palestras se encerra no dia 21 de maio e terá como tema “O Papel do Sebrae no Fomento ao Empreendedorismo”. O palestrante será Claudiomiro Reis, da Gerência Regional Noroeste do Sebrae/RS.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.