COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ciência da Computação (Bacharelado)

Unijuí realiza 5º Seminário de Formação Científica e Tecnológica

Nesta segunda-feira, dia 24, foi realizado a 5ª edição do Seminário de Formação Científica e Tecnológica (SFCT), na Unijuí, Campus Ijuí. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) e conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e do curso de Ciência da Computação da Unijuí.

O evento foi lançado no ano de 2013 pelo grupo de pesquisa e tem como objetivo criar um espaço de debate e disseminação dos resultados de pesquisa alcançados pelos estudantes que integram o grupo dentro dos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng). O evento procura, por meio de um debate construtivo, qualificar os trabalhos de pesquisa dos estudantes, com vistas à participação em outros eventos locais, regionais e internacionais de pesquisa.

Saiba mais sobre o evento no site: www.gca.unijui.edu.br/events/sfct/index.html


Computação de alto desempenho será tema de evento na Unijuí

Com o objetivo de qualificar os profissionais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nas áreas que compõem o processamento de alto desempenho, será realizado, na Unijuí, de 5 a 7 de abril, a 17ª Escola Regional de Alto Desempenho (ERAD).

          

O evento, que englobará em sua programação minicursos, palestras, entre outras atividades, vai colocar em evidência assuntos da área da computação, entre eles: computação em nuvem, Big Data (dados) e computação móvel. “A gente tem cada vez mais métodos computacionais graças a computação de alto desempenho. Vamos ter três dias com uma programação diversa e recheada de opções sobre a temática”, observa o professor Edson Padoin, coordenador do curso de Ciência da Computação da Unijuí e coordenador do evento.

Dentre as palestras, os participantes poderão conferir “Métodos preditivos e aprendizado estatístico”, com Eduardo Rocha Rodrigues (IBM) e “Criação e consolidação da Rede Colaborativa de Computação de Alto Desempenho e Aplicações - Rede Co.C.A.D.A.- na Bahia”, que será realizado por Gesil Amarante Segundo, superintendente do Desenvolvimento Científico Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI-BA.

Além disso, haverá um painel com a temática “Computação de Alto Desempenho no RS: Como ensinamos? O que aprendemos?”, com a participação de Adenauer Yamin (UFPEL), Alexandre Carissimi (UFRGS), Cesar Augusto F De Rose (PUCRS), Rodrigo Righi (UNISINOS).

Confira a programação completa

 

Sobre o evento

A 17ª Escola Regional de Alto Desempenho - ERAD/RS 2017 é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação - SBC e pela Comissão Regional de Alto Desempenho do Rio Grande do Sul - CRADRS, que será realizado no auditório da Biblioteca Mario Osorio Marques da UNIJUÍ, campus Ijuí, RS, Brasil.

O evento é destinado a acadêmicos e acadêmicas de graduação, de pós-graduação, professores, professoras e profissionais da área de Computação e áreas afins.

E-mail para contato: erad2017@unijui.edu.br. Confira o site do evento.


Unijuí promoverá a 17º Edição da Escola Regional de Alto Desempenho - ERAD 2017

A 17º Edição da Escola Regional de Alto Desempenho do Estado do Rio Grande do Sul, ERAD/RS, promovida esse ano pela Unijuí, irá ocorrer entre os dias 5 e 7 de abril de 2017, no Salão de Atos do Campus Ijuí. O evento tem o objetivo de qualificar profissionais ligados a Computação nas áreas que compõem o Processamento de Alto Desempenho.

O evento compreenderá quatro minicursos, três palestras, um painel que abordará temas relacionados aos desafios e perspectivas para a pesquisa na área de Processamento de Alto Desempenho, duas sessões práticas de programação computacional (Hands-on), um fórum de iniciação científica com oito sessões de apresentação de trabalhos e um fórum de pós-graduação com seis sessões de apresentação de trabalhos.

               

A ERAD/RS é promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação e pela sua Comissão Regional de Alto Desempenho. Neste ano tem o apoio do CNPQ e empresas renomadas como a NVIDIA, TechDEC, SGI e Intel. 

Durante os três dias a programação é destinada a alunos de graduação, alunos de pós-graduação, pesquisadores e profissionais de diferentes áreas ligadas à computação. A programação completa e outras informações estão disponíveis no site ERAD 2017.


Um ano repleto de eventos sobre computação

O ano de 2016 foi intenso para os professores e estudantes do curso de Ciência da Computação da Unijuí. Confira os eventos realizados na Universidade, ou que os estudantes e professores do curso foram participar em outras instituições:

Maio: Semana Acadêmica

Durante a semana acadêmica deste ano oferecemos 5 mini-cursos aos alunos do campus de Ijuí. Os quais são:

++Introdução ao Latex

++Segurança em Sistemas

++Comandos avançados de Structured Query Language para MySQL

++Introdução ao Desenvolvimento com Android

++Aplicações real time com Node.js, do Cloud ao IoT

Setembro: Maratona de Programação da SBC

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. 

A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, 

o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso. 

Neste ano ocorreu a 21a. edição da Maratona e a UNIJUI sediou a etapa regional. http://maratona.ime.usp.br/info16.html

Outubro: PGDAY

O PGDay Ijuí foi o primeiro evento de PostgreSQL realizado na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. 

O evento aconteceu no dia 13 de Outubro de 2016, no parque da Expoijuí Fenadi 2016 no Espaço OpenTech.

Além de promover o uso de software livre, o evento possibilitou o networking com profissionais, 

estudantes e entusiastas das mais diversas áreas da tecnologia. http://www.pgdayijui.com.br/

Novembro: Curso de programação em Xeon Phi com a Intel 

Por meio de um convênio com a Intel dos USA ofertamos gratuitamente o curso de programação em Xeon Phi 

para os alunos do curso de Ciência da Computação.

Nos dias 21 e 22 de novembro foi realizado no campus de Ijuí e 23 e 24 de novembro no campus de Santa Rosa. 


Egressos da Unijuí realizam Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação

 
 

O POSCOMP foi concebido para permitir que os candidatos a cursar Programas de Pós-Graduação em Computação possam participar dos processos seletivos em vários Programas no País.


Leia mais...

Unijuí oferece curso "Intel Modern Code " pela Intel dos Estados Unidos

 
 

Uma parceria entre a Intel e o curso de Ciência da Computação da Unijuí vai possibilitar a realização do curso nos campi de Ijuí e Santa Rosa.


Leia mais...