Intercâmbio - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Intercâmbio

Um angolano na UNIJUÍ

Daniel Carlos Pereira Ndala, da Angola, é aluno na Unijuí, no Curso de Comunicação Social - Relações Públicas, por meio do Programa PEC-G – Programa Estudante Convênio Graduação

 

"O intercâmbio está sendo uma experiência muito boa. Tudo começou em Angola, quando eu ainda fazia o ensino médio, daí apareceu uma proposta de fazer faculdade fora do país, mais tinha que ter boas notas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, para ganhar a bolsa de estudo. Então terminei o ensino médio, me esforcei ao máximo e ganhei a bolsa. Quando se ganha a bolsa ou quando se concorre à vaga tem que escolher o país, e eram várias as opções: Portugal, China, Japão, Rússia, Romênia e vários países africanos que eu nunca conheci.

Mas como eu sempre quis conhecer o Brasil, e ele estava dentre as opções, fiz a minha escolha. Também em função da língua e da cultura, não há muita diferença com a angolana. Quando se escolhe o país, também tem que escolher a cidade, e a minha opção foi Porto Alegre. Quando sai de Angola estava na minha cabeça que iria para o Brasil e a cidade seria Porto Alegre. Nunca imaginei que a cidade seria Ijuí, até porque nunca tinha ouvido falar da mesma.

Cheguei ao Brasil em fevereiro do ano passado, fiquei no Rio de Janeiro, com outros angolanos, sem saber que o meu destino seria Ijuí. Quando chegou o dia de distribuir todos os estudantes é que fiquei sabendo qual seria meu destino.

Saímos do Rio de Janeiro para Porto Alegre, e de lá para
Santo Ângelo, e foi aí que “minha ficha caiu”. Eu disse pra mim mesmo: - meu Deus, onde é que estou.

Na vinda para Ijuí, de táxi, eu só via muita coisa verde. Bateu o medo e a vontade de voltar para casa. Cheguei durante as férias, e me senti bem perdido, até conhecer o Carlos, meu colega de Cabo Verde. Depois de algum tempo começaram as aulas, daí fui conhecendo mais gente, e também outros colegas africanos que já estudavam na Unijuí.

Posso dizer que no principio foi muito ruim, morar em um lugar que você nunca conheceu, nem ouviu falar, é muito difícil. A parte mais difícil foi quando chegou o inverno, eu nunca senti tanto frio na minha vida. Se acostumar ao clima não foi nada fácil.

Mas tive muito apoio da Unijuí e de todos os meus professores, que deram muita força, e também tive a sorte de ter colegas maravilhosos. A Unijuí é uma boa faculdade, os professores são muito bons, o ensino é muito bom. E tenho a companhia de outros colegas africanos, somos todos parceiros".                  



Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.