COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Engenharia Elétrica (Bacharelado)

Estudantes de Engenharia Elétrica participam do VIII ESW 2017 sobre Segurança do Trabalho

Estudantes do Curso de Engenharia Elétrica do Campus Ijuí e Santa Rosa participaram, no início do mês de outubro, do VIII ESW 2017 Electrical Safety Workshop Brazil, o único Congresso dedicado à Segurança do Trabalho na Engenharia Elétrica. O evento aconteceu em Santo, no interior de São Paulo.

O ESW 2017 foi dividido em temas. No primeiro dia: As Normas Técnicas, as Normas Regulamentadoras e os aspectos comportamentais. Neste dia, a participação foi de profissionais especialistas em áreas como psicologia, gestão, microgeração fotovoltaica e música.

No segundo dia: O arco elétrico, a segurança no projeto, na obra, na operação e na manutenção. Com temas voltados para áreas diferenciadas como hospitalar, ar condicionado, aterramento, equipamentos de proteção individual, além de trabalhos científicos trazidos por especialistas da USP.

Os estudantes realizaram, ainda, uma visita técnica na 3M do Brasil, na qual participaram de palestras sobre baixa e média tensão, palestras sobre inovação e fizeram um Tour pelos laboratórios de inovação. 


Engenharia Elétrica da UNIJUÍ participa de Simpósio Internacional de Engenharia Industrial

O X Simpósio Internacional de Engenharia Industrialocorreu nos dias 27 a 29 de setembro, em Oberá, na Província de Missiones, Argentina. As estudantes do curso de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Maiara Hoss, Nadine Szambelan e Sandi Gehm, participaram do evento e apresentaram trabalhos de pesquisa, desenvolvidos na Universidade, representando os demais autores dos trabalhos publicados.

A Engenharia Industrial é um ramo específico da Engenharia aplicada aos processos produtivos, englobando Elétrica, Mecânica e de Produção, principalmente.

Para o professor do curso de Engenharia Elétrica, Mauro Fonseca Rodrigues, a vantagem de participar é ganhar, além do certificado da publicação, um certificado de apresentador de trabalho. “Esse tipo de evento internacional conta pontos importantes no Currículo Acadêmico do aluno e colabora como um diferencial na formação, sendo incentivado pela UNIJUÍ, onde uma das prerrogativas é fortalecer as ligações internacionais com outras Universidades”, destaca.

A estudante Nadine relatou dessa forma sua participação no evento. "Sem dúvida, ter um artigo embasado sobre a sua própria monografia, publicado em um Simpósio Internacional muito reconhecido no ambiente da Engenharia Industrial, vêm apenas para enriquecer o meu currículo. O que lhe proporciona um leque de ganhos, como novas perspectivas em relação ao mercado de trabalho e a área profissional, ampliação de novos horizontes, contato com outros idiomas, aumento do grau de responsabilidade, mas acima de tudo valorização não apenas no âmbito profissional como pessoal."

A estudante Maiara, por sua vez, complementou com sua percepção, “o Simpósio Internacional, além de proporcionar o vínculo entre as demais culturas e pessoas participantes do evento, é uma ótima oportunidade de aumentar os contatos e conhecimentos, podendo ser abertas novas portas para o futuro. Essa grande experiência foi de suma importância para mim, tanto como acadêmica como pessoal também. Espero ter a oportunidade de participar de outros eventos semelhantes a este”, ressalta.

A estudante Sandi reforça a importância de participar de um evento internacional, por estar fazendo Mestrado Acadêmico na UFSM. "Participar de um evento deste porte é uma ótima oportunidade de não somente agregar valor ao currículo, mas também para fazer contato com pessoas envolvidas na área em que se deseja trabalhar. Como egressa da UNIJUÍ fico muito satisfeita com o incentivo que a universidade está dando para os seus alunos de interagir e expandir seus conhecimentos para além da sala de aula."

Os trabalhos publicados foram na área de geração de energia com fontes renováveis e desenvolvimento de sensores de instrumentação, fruto das pesquisas do GIPE – Grupo de Instrumentação e Processamento de Energias – da UNIJUÍ, sediado no Campus Santa Rosa, que possui dois projetos de pesquisa em desenvolvimento na Universidade.

Os demais alunos autores foram: Alessandro Finkler, João Michel de Oliveira, Jorge Luís da S. Castro, Sandra Stafford Vasconcelos, Silvana Zauza. A orientação foi do Professor Mauro Rodrigues, da Engenharia Elétrica.

 


Engenharia Elétrica e Civil participam do Dia da Construção Social

A UNIJUÍ participou através dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil do Dia Nacional da Construção Social, no sábado, dia 19, no Sesi, em Santa Rosa.

O evento é uma ação de responsabilidade social e busca beneficiar os trabalhadores do setor e seus dependentes. O tema dessa edição contemplou, “Minhas escolhas, meu País", e contou com parceria de prefeituras, sindicatos de trabalhadores, instituições sociais, além do Senai. 

Na oportunidade o curso de Engenharia Elétrica realizou ações voltadas ao consumo consciente de energia e o curso de Engenharia Civil demonstrou o controle tecnológico de pavimentação, solos e concreto.

Dia Nacional da Construção Social

O Dia Nacional da Construção Social é o mais importante evento do setor voltado à promoção do conceito da responsabilidade social empresarial. Realizada desde o ano de 2007, essa ação está voltada a promover a qualidade de vida dos trabalhadores da Indústria da Construção por meio da educação e da mobilização da cidadania, oferecendo atendimento ao trabalhador e seus dependentes gratuitamente de educação, saúde, lazer e cidadania, além de atividades recreativas, esportivas e culturais.

O evento é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realizada pelo Sesi, em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santa Rosa (Sinduscom).


Estudantes de Engenharia Elétrica realizam visita técnica na empresa OI

A turma do 8º semestre do curso de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, realizou uma visita técnica de estudos na empresa OI SA, no dia 21 de julho. A atividade fez parte da disciplina de Telecomunicações, ministrada pelo professor Mauro Fonseca Rodrigues.

De acordo com o professor Mauro, os estudantes verificaram na prática os conceitos ministrados em sala de aula. “Ter contato com o ambiente real dos sistemas de telecomunicações e correlacionar a aplicação de diversos conceitos da Engenharia Elétrica para prestação dos serviços de telefonia, banda larga e Serviço Móvel Pessoal (SMP), foram algumas ações fundamentais para o aprendizado dos estudantes”, destaca.

Na oportunidade também foram verificados conceitos de monitoramento, controle e gerência de redes aplicáveis às redes elétricas inteligentes (Smart Grids).

 

 


Projeto aproxima estudantes do Ensino Médio de sistemas de automação e robótica básica

O Projeto do Curso de Engenharia Elétrica da Unijuí ofereceu oficinas de Introdução à Robótica – Plataforma Arduino a estudantes do ensino médio da Escola de Estadual de Educação Básica Santos Dumont, de Santa Rosa, conhecido como Polivalente. É a segunda vez que o projeto entra na escola numa parceria entre o CAEGE - Centro Acadêmico da Engenharia Elétrica, Curso de Engenharia Elétrica da Unijuí e a Escola Polivalente.

Foram 15 oficinas de 2 horas por semana, totalizando 30 horas ao final, sempre em turno inverso às aulas. No início do projeto, cada estudantes adquire um kit Arduino, que contém todo o material para o contato com sistemas de automação e robótica básica.

O objetivo é que eles possam montar e verificar resultados das montagens para depois entendê-las, ou modificá-las. Assim, aplica-se o conceito de sala de aula invertida ao fazer a prática antes da teoria. O projeto mostra a importância dos conceitos de Física, Matemática e programação de computadores utilizando os notebooks da escola para programar as ações criadas em cada aula/oficina.

No final do mês de junho, uma Feira de Protótipos marcou o encerramento do projeto. Nele, os 12 estudantes (do primeiro e segundo ano do Ensino Médio), apresentaram a estudantes do ensino fundamental os protótipos desenvolvidos durante as 15 oficinas.

Participaram do projeto o acadêmico de Engenharia Elétrica Devanir Prestes, que representou o CAEGE, a Direção da Escola e os Professores da Unijuí Mauro Rodrigues e Ciro Reckziegel. Foi entregue aos participantes um certificado de participação no Curso de Introdução à Robótica- Plataforma Arduino. 


PUC-RS recebe estudantes da Engenharia Elétrica da Unijuí Campus Santa Rosa

 
 

 


Leia mais...