Farmácia: profissão com um mercado em ascensão - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Farmácia: profissão com um mercado em ascensão

Profissional de farmácia conta com mercado de trabalho promissor

Uma profissão em crescimento e com um mercado bem promissor, onde as possibilidades de atuação são inúmeras. Esta é a realidade que se coloca aos profissionais da área de Farmácia.

O Brasil está entre os cinco maiores consumidores de medicamentos do mundo e é o país onde a relação de farmácias por habitante é a maior do mundo. Mas, se você pensa que o profissional farmacêutico está apenas atrás do balcão da farmácia, engana-se. Essa é apenas uma das dezenas de áreas em que ele poderá atuar.

Conforme dados do Conselho Regional de Farmácia no Rio Grande do Sul, apresentados em reportagem no jornal Correio do Povo, de circulação estadual, no Rio Grande do Sul atualmente são 5,2 mil drogarias e farmácias, 220 distribuidores de medicamentos, mais de 800 laboratórios de análises clínicas, mais de 300 postos de coleta, clínicas de reprodução humana, sem falar em fábricas de alimentos, de medicamento animal, importadoras de produtos farmacêuticos, tratamento de efluentes e tratamento químico de piscinas.
Outro atrativo é que se trata de uma profissão regulamentada, com um piso salarial estadual definido e com boas possibilidades de crescimento profissional. As possibilidades de atuação vão desde as farmácias e drogarias, até as indústrias farmacêuticas, prefeituras e outros órgãos do sistema único de saúde, laboratórios de análises clínicas, toxicológicas, bromatológicas, de controle de qualidade e em hospitais e clínicas.

Investimento em pesquisa

A área da pesquisa é outro campo de atuação para os profissionais da área. Cíntia Bombardieri, egressa do Curso de Farmácia da UNIJUÍ, apostou neste segmento e atualmente cursa o pós-doutorado no Departamento de Genética do Erasmus Medical Center, em Rotterdam, Holanda. “O governo brasileiro está investindo em pesquisa e há vários programas e bolsas de estudo no Brasil e no exterior”, salienta a farmacêutica. “Fiz farmácia na UNIJUÍ como bolsista do Fundo de Gratuidade. Durante o curso tive a oportunidade de fazer monitoria da disciplina de Anatomia e também iniciação científica em farmacognosia. Incentivada por um dos professores, fui fazer mestrado em Imunologia, no Instituto de Ciências Biomédicas na USP. Passei direto para o Doutorado, na área de imunoregulação, com bolsa. Quando terminei o doutorado mudei para Rotterdam, onde faço pós-doutorado com o Professor Dr. Jan Hoeijmakers. Com certeza ter a oportunidade de estudar em uma universidade de qualidade é muito importante e faz a diferença”, finaliza Cíntia.

Atuação acadêmica

O farmacêutico é um dos profissionais mais antigos do Brasil. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) implantou a Faculdade de Farmácia em 1895, sendo a primeira instituição de ensino superior de Porto Alegre. Na UNIJUÍ, o curso foi implantado em 1997, com a primeira turma de formandos em 2001 e desde então, cerca de 600 profissionais foram formados pela Instituição.

A professora Christiane Colet (na foto), também egressa do Curso de Farmácia da UNIJUÍ, atua desde 2009 na Instituição como docente, preparando alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. “Me formei em 2006 e minhas atividades de bolsista e monitora de vários projetos durante a graduação me ajudaram na escolha pela carreira acadêmica e também foram fundamentais para que eu fosse aprovada no Mestrado em Ciências Farmacêuticas da UFRGS. Em 2009 voltei à Universidade, onde atuo até então. Atualmente sou doutoranda da UFRGS e participo de diversos projetos de pesquisa e extensão com o objetivo de oportunizar aos acadêmicos envolvidos os aprendizados que recebi nesta Universidade e que foram valiosos para guiar minha escolha profissional, para a busca da minha realização pessoal e para que eu tivesse alcançado meu objetivo de ser docente”.

O curso na UNIJUÍ

O Curso de Farmácia da UNIJUÍ contempla as áreas específicas do conhecimento do farmacêutico, tendo como eixo principal o medicamento, destacando-se a formação voltada à saúde coletiva. Mantém em seu quadro professores com alta qualificação, e oferece uma infraestrutura qualificada, com mais de 16 laboratórios de ensino, nas mais diversas áreas, além da Farmácia Universitária e do Laboratório de Análises Clínicas (Unilab), onde os alunos tem contato com a prática profissional. Na Farmácia Universitária, os alunos realizam a manipulação de medicamentos e cosméticos. Já o Laboratório de Análises Clínicas, além de fornecer serviços à comunidade, é um espaço de estágio e experimentação dos acadêmicos.


 


 



 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.