Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Farmácia (Bacharelado)

SOS RS: curso de Farmácia da Unijuí promove campanha de doação de medicamentos

O curso de Farmácia da Unijuí em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí está realizando uma campanha de doação de medicamentos para as pessoas que foram afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. 

Professores e acadêmicos de Farmácia farão a seleção, armazenamento e encaminhamento dos medicamentos. Essa triagem tem como objetivo assegurar a eficácia e segurança farmacológica para que ocorra a distribuição em condições apropriadas. 

Pode ser doado todo o tipo de medicamento, desde que esteja dentro do prazo de validade. No caso de comprimidos, as cartelas não precisam estar completas, mas a embalagem não pode estar violada. Medicamentos líquidos, como xaropes, pomadas ou cremes também não podem ter sido usados anteriormente. 

Neste momento, a necessidade maior é para a doação de medicamentos como: sais de hidratação, analgésicos, antitérmicos e antibióticos  (amoxicilina, azitromicina, cefalexina). Além disso, podem ser doados álcool em gel 70%, seringas de 1 e 3 ml e  agulhas de 25x7 e 25x8. 

As doações podem ser realizadas na Unijuí, no hall de entrada do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques e Complexo de Saúde 2, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; e na Farmácia Universitária, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h. Na Secretaria de Saúde de Ijuí, podem ser levados à Farmácia Central e farmácias distritais. 


Unijuí adere à campanha de conscientização sobre o uso racional de medicamentos

Durante todo o mês de maio, a Unijuí, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí (SMS), está com ações voltadas à conscientização do uso racional de medicamentos. As atividades são feitas por professores e estudantes do curso de Farmácia, em conjunto com farmacêuticos da SMS, onde foram desenvolvidas ações de conscientização com a população sobre os riscos à saúde causados pela automedicação e a importância do uso racional dos medicamentos. 

De acordo com a coordenadora do curso de Farmácia da Unijuí, professora Angélica Moreira, as ações envolvem rodas de conversa, publicações nas redes sociais, um seminário temático com o tema “Dengue: epidemiologia, diagnóstico e uso racional de medicamentos”, além de atividades nas Unidades Básicas de Saúde. Pontos da Universidade também receberam iluminação azul em alusão à campanha. 

“É muito comum a automedicação ao primeiro sinal de dor e esta prática pode acarretar sérios danos ao organismo, desde a intoxicação medicamentosa até a piora dos sintomas manifestados. A maioria das pessoas que fazem uso da automedicação, o faz por falta de conhecimento sobre as consequências dessa prática, por isso, no mês de maio, faz-se uma campanha de conscientização quanto aos danos do consumo inadequado de medicamentos”, destaca a docente. 

A coordenadora do curso de Farmácia também salienta que a automedicação pode provocar alergias, dependência, interação medicamentosa, intoxicação e resistência microbiana, sendo este um problema de saúde pública que está sendo muito discutido neste ano na campanha. “O uso inadequado do antimicrobiano leva à resistência bacteriana e, quando o organismo precisar da ação farmacológica deste medicamento, que é o antibiótico, não haverá resposta terapêutica”, explica Angélica

Outro ponto fundamental que é abordado durante a campanha refere-se ao descarte correto dos medicamentos, sendo que aqueles que estão com o prazo de validade expirado e/ou as sobras de alguma terapia anterior, devem ser levados aos pontos de coleta como farmácias, na Unijuí, nas unidades de saúde e na farmácia da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí. “Jamais deve-se colocar medicamentos na pia, no vaso sanitário ou no lixo comum, porque pode provocar danos ao meio ambiente e à saúde humana”, ressalta. 

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (URM) ocorreu no dia 5 de maio, e neste ano teve destaque especial para o uso racional de antimicrobianos. A cor azul foi usada nos principais pontos turísticos do País para chamar a atenção da população sobre os cuidados que se deve ter com os medicamentos. “A automedicação traz inúmeros riscos para a saúde, podendo causar sequelas graves e levar à morte. A partir do uso racional de medicamentos e seguindo a orientação do médico e do farmacêutico, a população pode controlar doenças e preservar a sua qualidade de vida”, finaliza Angélica.


Curso de Farmácia recebe novos estudantes e promove debate sobre o farmacêutico na saúde pública

Na noite desta quinta-feira, 7 de março, o curso de Farmácia da Unijuí promoveu sua aula inaugural junto ao Centro de Eventos, atendendo ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 - Saúde e Bem-estar, que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. 

Aos novos estudantes, a coordenadora do curso de Farmácia, professora Angélica Cristiane Moreira, apresentou a estrutura da graduação e todas as possibilidades que a Universidade oferece para que os acadêmicos possam se desenvolver. “Com 27 anos, nosso curso tem a duração de 5 anos e uma carga horária de 4 mil horas. Formamos um profissional generalista, que pode seguir uma das 138 áreas de atuação após a conclusão do curso”, destacou a professora.

A coordenadora falou sobre os estágios, sobre a oportunidade que a Universidade oferece de estudar novas línguas e de também realizar intercâmbios no exterior. “Vocês têm a chance de ingressar em grupos culturais, como a Cia Cadagy e o Coral Unijuí, e de participar de projetos de pesquisa e de extensão. E a dica que dou é: participem ao máximo das atividades e oportunidades oferecidas. Isso será excelente para a formação de vocês”, destacou.

Na sequência, entrou em debate o tema “O farmacêutico na saúde pública: ações gerenciais e clínico assistenciais”, que foi conduzido por Fernanda Bortolini Haas, farmacêutica com habilitação Industrial em Medicamentos e secretária de Saúde de Augusto Pestana; e Claudia Silvana Pinno, farmacêutica especialista em Farmácia Clínica, ligada à Secretaria de Saúde de Ajuricaba. Como mediadora, esteve Vanessa Casali Bandeira.


Curso de Farmácia da Unijuí promove aula inaugural na próxima semana

O curso de Farmácia da Unijuí promove na próxima quinta-feira, 7 de março, sua aula inaugural. O evento será realizado no Prédio 14, sala 104, atendendo ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 - Saúde e Bem-estar, que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Em debate estará o tema “O farmacêutico na saúde pública: ações gerenciais e clínico assistenciais”, que será debatido por Fernanda Bortolini Haas, farmacêutica com habilitação Industrial em Medicamentos e secretária de Saúde de Augusto Pestana; e Claudia Silvana Pinno, farmacêutica especialista em Farmácia Clínica, ligada à Secretaria de Saúde de Ajuricaba. Como mediadora, estará Vanessa Casali Bandeira.


Curso de Farmácia da Unijuí fomenta a atuação na área desde o início da graduação

Com foco em preparar o estudante para atuar nos mais diversos campos, como em farmácias e drogarias, indústrias farmacêuticas, laboratórios de análises clínicas, toxicológicas, bromatológicas, de controle de qualidade e em hospitais e clínicas, o curso de Farmácia da Unijuí se destaca por oferecer as mais diversas experiências para os alunos durante a graduação, que podem dar ganhos importantes às suas carreiras. 

O curso, que tem a duração de 5 anos, é um dos mais tradicionais e conceituados do Brasil e busca incentivar os estudantes a participarem de ações multidisciplinares e interdisciplinares de pesquisa e extensão, vinculados à Instituição. 

A coordenadora do curso de Farmácia, professora Angélica Moreira, destaca que ofertar opções diversas para os estudantes fortalece a atuação dos futuros profissionais e garante um conhecimento aprofundado. “Eles podem participar de várias atividades, para além das curriculares, que inclui atuações na Farmácia Universitária, Laboratório de Análises Clínicas (Unilab),  a Central Analítica, a Farmácia do Hospital Veterinário, a Unidade de Reabilitação Física - UNIR e nos demais  laboratórios de prestação de serviço e de pesquisa  de Ijuí e da região”, salienta. 

Como diferenciais, além da possibilidade de se estudar em uma universidade reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), a graduação em Farmácia da Unijuí possui um corpo docente qualificado e faz uso de metodologia de aprendizagem ativa, que antecipa, desde os primeiros semestres a atuação, visando tornar a compreensão dos temas abordados mais dinâmico e produtivo. Além disso, o curso disponibiliza laboratórios específicos, como de Anatomia, Fisiologia, bioquímica e microscopia, Laboratório de Ciências Farmacêuticas, de Controle de Qualidade, Imunologia, Hematologia, Microbiologia e Parasitologia. 

O curso é ofertado no campus de Ijuí, no turno da noite, e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo até o dia 19 de fevereiro. Elas podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular


Pesquisa de TCC contribui com a criação de guia farmacoterapêutico para Hospital Veterinário da Unijuí

A recém-formada no curso de Farmácia da Unijuí, Mariê Larissa de Lima da Rosa, concluiu sua jornada na graduação através do desenvolvimento de um guia farmacoterapêutico de medicamentos injetáveis para o Hospital Veterinário da instituição, no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

A escolha do tema surgiu da vontade de Mariê em colaborar com o local que trabalhou durante sete anos, como recepcionista. “Queria deixar uma contribuição a Unijuí com a nova profissão que escolhi seguir. Depois de conversar com a farmacêutica do Hospital Veterinário, decidi me dedicar a criação do guia farmacoterapêutico, como uma das formas de intervenção farmacêutica, tendo em vista que o hospital até então não possuía este documento”, explicou. 

O estudo para criar o guia envolveu um rigoroso levantamento de dados sobre os medicamentos injetáveis disponíveis no hospital, seguido de uma revisão bibliográfica minuciosa. Mariê consultou fontes confiáveis como Micromedex, UpToDate, Vet Smart, bulas de medicamentos, livros de farmácia hospitalar e farmacologia aplicada à medicina veterinária, além de explorar publicações em bases de dados relevantes (Scielo, Google Acadêmico, PubMed). A etapa final consistiu na elaboração do guia, com foco em uma linguagem clara e objetiva para melhor compreensão pela equipe de saúde.

Os desafios enfrentados por Mariê incluíram a tarefa de conciliar horários de trabalho e estudo, além da complexidade do tema que demandou extensa pesquisa. “Precisei dedicar bastante tempo nas pesquisas, pois me propus avaliar cada medicamento para entregar as informações atualizadas”, disse.

Para Mariê, o objetivo principal do trabalho foi alcançado, ela espera que essa nova ferramenta auxilie o trabalho. “Agora, a expectativa é que essa ferramenta otimize os serviços da equipe de saúde, orientando desde a prescrição até a administração dos medicamentos. O guia visa promover o uso racional dos medicamentos, minimizando possíveis erros e garantindo o melhor tratamento e segurança para os pacientes atendidos”, contou.

Antes mesmo da solenidade de formatura, em agosto, Mariê já havia recebido uma proposta de emprego na área. “Esta é uma das vantagens em cursar farmácia, na maioria das vezes nem precisamos procurar emprego, as oportunidades chegam até nós. Estou muito feliz com essa nova etapa da minha vida e com grandes perspectivas para esta linda profissão farmacêutica”, concluiu. 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.