Professor do Amanhã: curso de Matemática da Unijuí conta com aspectos tecnológicos e pedagógicos para a formação de docentes - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professor do Amanhã: curso de Matemática da Unijuí conta com aspectos tecnológicos e pedagógicos para a formação de docentes

Em uma iniciativa inovadora, a Unijuí está ofertando 74 vagas, de forma gratuita, para os cursos de Matemática e Letras: Português e Inglês, por meio do programa Professor do Amanhã, promovido pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul. Esta parceria visa fortalecer a formação de profissionais da educação, onde além de serem cursos gratuitos, os estudantes receberão como benefício adicional uma bolsa mensal de R$800,00 ao longo da graduação. 

Para o curso de licenciatura em Matemática, estão sendo disponibilizadas 37 vagas. O curso foi avaliado com nota 5, conceito máximo pelo Ministério da Educação, o que corrobora a qualidade do ensino ofertado na Universidade. Sua duração é de quatro anos, com aulas no turno da noite, e corpo docente composto por mestres e doutores, estabelecendo uma sólida conexão com as redes de Educação Básica. 

Além disso, contribuindo diretamente para a proposta do curso e enriquecendo a formação dos licenciandos, os professores são especialistas nas áreas de Modelagem Matemática e Educação Matemática, duas linhas de pesquisa alinhadas com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. 

Segundo a professora do curso de Matemática da Unijuí, Cátia Maria Nehring, a excelência da Universidade, aliada a uma infraestrutura qualificada de laboratórios, proporciona aos estudantes experiências únicas de aprendizado. “O curso utiliza diferentes espaços do campus para formação prática, permitindo que os acadêmicos vivenciem situações de experimentação, simulação e manipulação de materiais. Estamos comprometidos em formar professores com sólidos conhecimentos específicos e saberes docentes. A proposta do curso de Matemática da Unijuí integra aspectos tecnológicos e pedagógicos do conteúdo, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular", destaca a professora.

Se você busca uma formação diferenciada e alinhada com as demandas contemporâneas da educação, inscreva-se para o curso de licenciatura em Matemática da Unijuí via Programa Professor do Amanhã, no site unijui.edu.br/professor-do-amanha. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de março, e o resultado final dos candidatos aprovados será divulgado no dia 19 de março. 

Para ter direito à bolsa, o estudante deve atender a alguns critérios, como ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtendo média mínima de 400 pontos. O candidato também precisa ter cursado o Ensino Médio completo em escolas da rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral; ou ser professor efetivo da rede pública estadual e não ter diploma de graduação.

Outra exigência será a realização de estágio em escolas públicas a partir do segundo semestre do curso. Após o término da graduação, ao menos 1.920 horas de atividades docentes deverão ser exercidas na rede pública estadual. Mais informações podem ser buscadas no Edital do processo seletivo, disponível em unijui.edu.br/arquivos/vestibular/profamanha2024/Edital-Vestibular-Professor-do-Amanha2024-1-Assinado.pdf.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.