COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Medicina Veterinária (Bacharelado)

Unijuí recebe palestra sobre tratamento de pequenos animais

                 

Na noite desta quarta-feira, 13, o Centro de Eventos recebeu a palestra “Como tratar piodermite no cão com dermatite atópica?”, ministrada pelo professor doutor Rafael Ferreira, de Porto Alegre. O evento foi promovido pelo Departamento de Estudos Agrários, curso de Medicina Veterinária e Centro de Inovação Tecnológica em Produção e Saúde Animal. Participaram da palestra estudantes de graduação, professores e profissionais da área.

De acordo com Rafael, a dermatite atópica em cães é uma das doenças mais atendidas na clínica de pequenos animais. É uma enfermidade de caráter alérgico com grande casuística em cães de pequeno porte e de raça pura que vivem principalmente em ambientes intradomiciliares. “Por se tratar de uma doença crônica e recorrente, a estimativa hoje é que em torno de 80 a 100% dos cães com dermatite atópica desenvolvam infecções bacterianas na pele, tecnicamente chamada de piodermite”, comenta o professor.

Rafael Ferreira possui graduação, residência, mestrado e doutorado pela UFRGS, além de ser membro das Sociedades Latino-americana e Europeia de Dermatologia Veterinária, bem como da Associação Médica de Alergia e Imunologia (ASBAI), onde também é membro do Comitê de doenças alérgicas de animais de companhia. Também atua na empresa Dermatovet Cursos.

Especialização na área

Em breve a Unijuí vai iniciar uma turma da Especialização em Prática Hospitalar em Pequenos Animais, com o objetivo de aplicar e aprimorar os conhecimentos teóricos adquiridos, em situações práticas vivenciadas na rotina clínica e cirúrgica de pequenos animais dentro do ambiente hospitalar, enfatizando com isso cada área de atuação profissional. Mais do que companheiros fiéis, os “pets” são vistos e tratados como verdadeiros integrantes das famílias. Essa relação cada vez mais próxima e humanizada tem exigido profissionais cada vez mais especializados que ofereçam serviços diferenciados e de alta confiabilidade.

Saiba mais sobre o curso.


Unijuí promove palestra sobre piodermite em cães com dermatite atópica


 

O Programa de Pós-Graduação em Clínica Veterinária de Pequenos Animais da UNIJUÍ promove, no dia 13 de dezembro, a palestra ‘Como tratar piodermite no cão com dermatite atópica?’ ministrada pelo professor doutor Rafael Ferreira, de Porto Alegre.

A palestra será no Centro de Eventos da Unijuí, às 19h, com ênfase em pequenos animais e pretende receber estudantes, professores e profissionais da área. Segundo o palestrante, Rafael Ferreira, atualmente o mercado pet brasileiro ocupa a 2ª posição no ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos. Nas clínicas veterinárias de pequenos animais, 70% dos atendimentos são para dermatologia veterinária.

O tema da palestra, dermatite atópica em cães, doença mais atendida na clínica de pequenos animais, é uma enfermidade de caráter alérgico com grande casuística em cães de pequeno porte e de raça pura que vivem principalmente em ambientes intradomiciliares. “Por se tratar de uma doença crônica e recorrente, a estimativa hoje é que em torno de 80 a 100% dos cães com dermatite atópica desenvolvam infecções bacterianas na pele, tecnicamente chamada de piodermite”, comenta o professor.

Para Rafael, é importante que os dados despertem a preocupação de todos para se dar mais atenção a doença e ao atendimento dos pacientes.

A inscrição para a palestra é gratuita e pode ser feita pelo e-mail: hospitalveterinario@unijui.edu.br  , cristiane.teichmann@unijui.edu.br  ou pelo telefone 55 3332 0653.

Rafael Ferreira possui graduação, residência, mestrado e doutorado pela UFRGS, além de ser membro das Sociedades Latino-americana e Europeia de Dermatologia Veterinária, bem como da Associação Médica de Alergia e Imunologia (ASBAI), onde também é membro do Comitê de doenças alérgicas de animais de companhia.

O professor ministrará, ainda, o curso de aperfeiçoamento em dermatologia geral aplicada, em Ijuí, nos próximos dias, oferecido por sua empresa Dermatovet Cursos. Outras informações do curso podem ser obtidas por: site www.dermatovetcursos.com.br/dermatologia-geral-aplicada


Diretora e Supervisora do Hospital Veterinário participam de Seminário

No dia 02, sábado, a Diretora da Clínica do Hospital Veterinário, professora Cristiane Teichmann e a Supervisora Sandra Kessler Barz participaram do Seminário de Gestão em Planejamento, realizado pela EPVET – Empreendedorismo para Veterinários, na AMRIGS.

O evento foi conduzido pelo Sr. Marcelo Bica de Freitas Resende, o qual abordou os temas: Planejamento Estratégico como ferramenta de alcance de resultados, Processos e controles administrativos como chave da eficiência, Gestão de equipe de alta performance para atingir a excelência no atendimento e Inteligência de mercado como alternativa de crescimento.


Estudantes do DEAg participam de Dia de Campo em São Miguel das Missões

 

Estudantes dos Cursos de Medicina Veterinária e Agronomia participaram, na última terça-feira, dia 28 de novembro, do 13o Dia de Campo Integração Soja-Bovino de Corte da Aliança SIPA e 1o Dia de Campo sobre Integração Lavoura-Pecuária, do programa Juntos para Competir (SENAR, SEBRAR, FARSUL), em São Miguel das Missões.

Evento foi realizado na fazendo do Espinilho e trouxe a compilação de 17 anos de resultados científicos e práticos da adoção de sistemas integrados nas terras altas do sul do Brasil, conduzidos pela UFRGS.

De acordo com o professor do Deag/Unijuí, Emerson André Pereira, que acompanhou os estudantes, a participação foi muito importante “muitos dados científicos que trabalhamos em sala de aula sobre Integração Lavoura-Pecuária, são oriundos desse experimento”, salienta.


Convênio entre Select Sires e Unijuí promove capacitação para Inseminação Artificial em Bovinos

Curso contará com todas as etapas, desde a seleção da vaca e do touro, bem estar animal e aspectos como condição sanitária e nutricional.

                      

Promover a capacitação técnica da inseminação artificial em bovinos de forma adequada e com resultados positivos. Esse é o objetivo da parceria firmada entre a Select Sires do Brasil (SSB), empresa dedicada ao melhoramento genético de bovinos de produção, e a Unijuí, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O convênio de qualificação profissional será destinado a produtores rurais, alunos e técnicos. A primeira edição do curso acontece nos dias 4, 5 e 6 de outubro no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural da Universidade, em Ijuí.

 Segundo o gerente administrativo SSB, Thiago Zanini, as atividades serão ministradas em aulas teóricas e práticas. “A Unijuí proporciona o estabelecimento e corpo docente, enquanto a SSB proporciona material de apoio e palestras focadas na interpretação de provas genéticas, catálogos e conceitos que o produtor necessita do campo, auxiliando na parte prática do que o mercado procura”, explica Thiago.

Com a metodologia de trabalho focada em atender e promover a melhor genética ao produtor rural, a Select Sires do Brasil proporciona mais um maneira de difundir a inseminação no Brasil e profissionalizar o produtor do campo. O objetivo da parceria com a Unijuí é preencher uma demanda do mercado e oferecer alternativas de aprendizado e aperfeiçoamento.

 A médica veterinária e professora da Unijuí, Denize da Rosa Fraga, afirma que o curso apresentará todas as fases da inseminação. “Serão dispostas as etapas desde a seleção da vaca e do touro, o bem estar animal e aspectos como condição sanitária e nutricional, que avaliam se a vaca está ou não no momento certo para inseminação,” relata Denise.

O convênio com a Unijuí traduz o conceito da Select Sires sobre a constante busca por parceiros em potencial. A Universidade possui uma localização privilegiada no Estado, em uma região que apresenta tanto gado de corte quanto de leite.

Sobre a Select Sires:

Considerada a maior central de cooperativas de inseminação artificial de bovinos do mundo, a Select Sires (SS) conta com alguns dos maiores e melhores programas particulares de melhoramento genético e de alta fertilidade para gado de leite e de corte. 


Hospital Veterinário: espaço de ensino e de prestação de serviços à comunidade

Já foram mais de 13 mil atendimentos, mais de 5,5 mil consultas e cerca de 1,4 mil cirurgias. Em quatro anos de atividades, o Hospital Veterinário da Unijuí vem prestando atendimento a pequenos animais, incluindo consultas, cirurgia geral e cirurgias especializadas em Ijuí. O aniversário do Hospital é comemorado nesta quarta-feira, dia 05 de abril.

     

O Hospital Veterinário tem com objetivos, constituir-se em campo de ensino, pesquisa e extensão para os Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Medicina Veterinária ou áreas afins da UNIJUÍ prestando atendimentos a pequenos animais, além de serviços de análises laboratoriais a pequenos e grandes animais. Integram o Hospital Veterinário os laboratórios de Diagnóstico por imagem; Análises Clínicas; Microbiologia; Laboratório de Parasitologia; Laboratório de Biotecnologia e Reprodução Animal e Patologia Veterinária. O Hospital atende toda a região Noroeste do Estado, e nestes quatros anos houve um constante crescimento nos números de atendimento, ultrapassando treze mil.

O Hospital também se constitui como um importante espaço de ensino aos estudantes do curso de Medicina Veterinária.

Eles acompanham os atendimentos em disciplinas específicas da graduação. Porém eles têm acesso ao Hospital desde o começo do curso, e o usufruem para a realização de estágios voluntário e curriculares

Saiba mais sobre o Hospital