Intercâmbio - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Intercâmbio

Substitua este texto pelo subtítulo do artigo, ou apague-o, caso este artigo não possua um subtítulo.

Relato de Juliana Borba de Casaes, acadêmica do Curso de Pedagogia da UNIJUÍ, que realizou intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal, no período de fevereiro a julho de 2010

 

Após um semestre em terras distantes... O que dizer? Único, incrível, ímpar... Essas palavras poderiam por si só resumir o que foi o intercâmbio, e como foi a experiência de estar inserido um país europeu, que apesar da semelhança do idioma, a cultura, os hábitos, a arquitetura, são por demais diferentes. Sempre sonhei e almejei fazer um intercâmbio, mas por mais que eu tivesse pensado e imaginado nunca chegaria perto de descrever como seria e o quão maravilhoso foi. A oportunidade de conviver e ter em sala de aula colegas portugueses, mexicanos, alemães, espanhóis e você ali, representando seu país, é algo que no início assusta, dá medo, mas depois você passa a fazer parte do mundo de intercambistas.

Ao chegar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, a qual freqüentei, fui sempre muito bem recebida, sentindo-me parte da comunidade acadêmica como qualquer aluno português. Essa aceitação e acolhimento certamente advêm do vínculo e parceria já muito fortes e estabelecidos entre a Universidade do Porto e a UNIJUÍ, não podendo deixar de mencionar a importância desta para que o meu sonho se realizasse.

Estando em Portugal tive a oportunidade de conhecer diversas cidades portuguesas e países como Marrocos, Inglaterra, França, Espanha e Itália, podendo observar e ter contato com diferentes culturas e idiomas. Outra valiosa experiência foi, sem dúvida nenhuma, a visita a Escola da Ponte, sonho de qualquer pessoa ligada à educação, escola essa que me surpreendeu desde o primeiro instante. O modo como funciona, o local físico, o comportamento, os guias da visita: dois meninos com cerca de 7 anos...tudo, foi incrível ver que a escola em que tanto falamos e admiramos realmente existe e me recebeu com os braços abertos.

Expressar o que realmente foi e como foi o intercâmbio é quase impossível em palavras. Primeiro a euforia da chegada, depois a adaptação; após, os estudos, as viagens, as amizades, fotos e mais fotos; logo em seguida a preparação da volta e a ansiedade. Certamente o intercâmbio é, para um estudante, uma oportunidade das mais incríveis e gratificantes. Para mim ele terminou com “gostinho” de quero mais, uma possível oportunidade de volta para um Mestrado será estudada após terminar a graduação, pois acredito que essa foi apenas uma porta que se abriu...

Todos os momentos ficarão marcados para sempre, e não digo somente na lembrança, ficarão como marcas na minha vida profissional, pessoal e de transformação, pois acredito que no momento que se aprende e se vivencia experiências como estas não podemos deixá-las passar sem tirarmos o máximo de proveito e aprendizado possível. Retornando ao Brasil em julho de 2010, com essa bagagem de experiência e vontade de estudar, fui selecionada como bolsista pelo CNPQ para fazer parte do Projeto de Pesquisa: A Educação de Jovens e Adultos na Região Noroeste do Estado do RGS, um mapeamento das ofertas e das propostas de escolarização de jovens e adultos juntamente com minha orientadora, a professora Dra. Hedi Maria Luft, se tornando essa a primeira das grandes conquistas e oportunidades que consegui através do intercâmbio. Estou colhendo os frutos que semeei há seis meses, espero terem muitos outros pela frente, pois estou com muita, mas muita vontade de crescer... tanto no âmbito profissional quanto pessoal.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.