Curso de Pedagogia promove debate sobre Educação Profissional e Tecnológica - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Pedagogia promove debate sobre Educação Profissional e Tecnológica

              

Na noite de quinta-feira, 19 de setembro, ocorreu, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, o painel temático “Ensino médio articulado com a educação profissional e tecnológica”, com o convidado que atua como Técnico do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (DEMEI), é professor na Escola Técnica 25 de Julho de Ijuí e também doutorando em Educação pela Unijuí, Sandro Roberto Cossetin.

O evento foi promovido pelo curso de Pedagogia da Unijuí, por meio da disciplina de “Estágio Ensino Médio - Modalidade normal e na educação profissional”. Para a professora da disciplina, Julieta Ida Dallepiane, o objetivo desta discussão é fazer uma relação com Ensino Médio. “Percebe-se que é necessário levar esse tema para socialização com nossos alunos, o assunto também busca alinhar sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de como está sendo feita essa articulação com o trabalho”, comenta.

A professora explica que, no currículo, os acadêmicos têm a prática em estágio na Educação Infantil, Gestão Escolar e o tema Ensino Médio deve complementar a formação do curso. “Estão aí novos desafios. O Pedagogo pode atuar em escolas que possuem Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio”, destaca.

Já o palestrante observou que há novos conceitos, novas formas de organização do Ensino Médio, em toda a Educação Básica. “Agora o foco é o Ensino Médio, articulado com a educação profissional e como direcionar, orientar e formar esses jovens para o mundo do trabalho, onde gera um desafio principalmente na empregabilidade”.

Por Atena Scarpellini, estudante de Jornalismo da Unijuí.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.