Estagiários do curso de Psicologia da Unijuí promovem Jornada Clínica - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estagiários do curso de Psicologia da Unijuí promovem Jornada Clínica

Nesta segunda-feira, 02 de outubro, no Auditório da Sede Acadêmica, o curso de Psicologia promoveu a palestra inicial da Jornada Clínica, que neste ano, tem como tema “Por que a Psicanálise? Os desafios da clínica contemporânea”. O evento foi organizado pelos estagiários da Clínica de Psicologia da Unijuí. 

De acordo com a comissão organizadora do evento, a Jornada Clínica deste ano foi elaborada a partir de questionamentos que surgiram durante os meses de estágio na Clínica de Psicologia da Universidade, e que, são de grande pertinência nos dias atuais e dentro do âmbito clínico. 

A palestra sobre “Como os fundamentos da psicanálise conversam com a clínica contemporânea” foi conduzida pela doutora em Psicologia Clínica, Iza Maria Abadi . A conversa foi mediada pela professora e mestre Carolina Baldissera Gross e pela estudante Tayla Luiza Weber.

A psicóloga Iza Maria Abadi iniciou sua explanação com o questionamento “por que a psicanálise?”. “O primeiro pensamento que veio ao ler o questionamento foi, pelas minhas análises. A primeira, ainda estudante de graduação, me surpreendeu como eu falava as coisas e logo em seguida elas mudavam, parecia uma mágica. A segunda, por literalmente ter me dado uma nova vida. A terceira, pela inscrição do colorido, do infantil e do plural. A quarta, atual e espero que seja a última, por estar construindo um outro tempo em mim”, disse. 

A estudante Tayla Luiza Weber, do 8º semestre, destacou a maneira com que Iza Maria abordou a temática durante sua fala. “Nossa convidada apresentou as suas reflexões a partir da pergunta norteadora e articulou com sua experiência profissional. Ela ainda metaforizou três "lampejos" com os quais conseguiu relacionar teoria e prática”, pontuou.

Os organizadores do evento avaliaram de forma positiva a primeira noite de Jornada Clínica. “Consideramos o momento de exposição enriquecedor para a formação em Psicologia contando com grande adesão dos estudantes e público presente com uma grande implicação ao debate”, disse a acadêmica do 8º semestre, Eduarda Schelski. 

Para encerrar a Jornada Clínica, nesta terça-feira, 03 de outubro, os estudantes irão receber a psicóloga e psicanalista, mestre em Educação, Especialista em Clínica Interdisciplinar de Estimulação Precoce, Vivian Nolasco, que abordará a temática “A práxis: a clínica nas estruturas não decididas”. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.