Com a participação de voluntários da Unijuí, projeto Substanciarte será lançado nesta quarta-feira - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Com a participação de voluntários da Unijuí, projeto Substanciarte será lançado nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 1º de novembro, a comunidade local poderá participar do lançamento do projeto Substanciarte, um coletivo de geração de trabalho e renda que nasceu junto ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas - CAPS AD de Ijuí, e que vem contando com a ajuda de voluntários para se fortalecer, a exemplo do curso de Psicologia da Unijuí. 

“A demanda pela organização deste coletivo partiu dos próprios usuários do CAPS AD, que viram na iniciativa uma forma de retornar ao mercado de trabalho. Esse coletivo de geração de renda é baseado nos princípios da Economia Solidária, que é uma diretriz do Sistema Único de Saúde, e segue os moldes de coletivos já consolidados, como o GerAção POA, de Porto Alegre, que visitamos recentemente, e o Corre Dazarte, de Santa Maria”, explicou a coordenadora do CAPS AD e egressa do curso de Psicologia da Unijuí, Andressa Dias.

Dentro do CAPS AD, foi formado um grupo para produção de materiais que possam ser comercializados. A renda, por sua vez, será dividida entre os participantes, observando os critérios de participação e produtividade. Hoje, o coletivo trabalha na produção de macramê, telas e ecobags, mas a ideia é, ao longo do tempo, ampliar esse portfólio. “As produções e oficinas são feitas a partir das habilidades dos participantes. Ensinamos uns aos outros. Inclusive, dentro do grupo, não há uma diferenciação entre pacientes e profissionais. Todos somos oficineiros”, destacou Andressa.

Carolina Gross, que é professora do curso de Psicologia, está auxiliando o coletivo na construção do seu estatuto ao lado de dois estudantes, que se vinculam ao projeto por meio de estágios voluntários. “O coletivo vem aos poucos tomando corpo e contando com a articulação do curso de Psicologia, dentro da perspectiva da saúde mental e da cidadania. Nós temos nesta iniciativa o trabalho como um elemento central, e a partir dele nós percebemos que muitos usuários tinham dificuldades de manter relações de trabalho mais rígidas. Exatamente em razão disso, é importante estabelecermos espaços para que eles possam propor o seu trabalho e produzir aquilo que realmente querem apresentar à sociedade”, explicou a professora .

De acordo com Carolina, o coletivo vem permitindo que os pacientes sejam protagonistas e que, mais do que produzir e apresentar aquilo que desejam à sociedade, eles têm a chance de tomar à frente e discutir questões como custo, comercialização, o que fazer, como fazer e quais técnicas utilizar para produção dos produtos. Para muitos, como para o oficineiro Edimilson Kanieski, a experiência no coletivo tem sido maravilhosa.

“A primeira semana que comecei a fazer o macramê foi maravilhosa. Hoje eu saio do CAPS para casa com uma alegria grande e uma paz profunda. Agora, só quero passar o conhecimento adiante, trazer mais oficineiros e fazer o grupo crescer”, disse.

O lançamento desta quarta-feira tem início às 18h30, no auditório do Hospital Bom Pastor, e contará com a participação da banda Aprendendo a Viver, do CAPS AD, grupo do Revolua, apresentação do coletivo Substanciarte e a venda de produtos. A entrada é gratuita. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.