Clínica de Psicologia da Unijuí - Campus Santa Rosa teve grande procura pelo público jovem em 2023 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Clínica de Psicologia da Unijuí - Campus Santa Rosa teve grande procura pelo público jovem em 2023

Os efeitos da pandemia de Covid-19 na saúde mental da população foi sentida pelos estudantes e professores da Unijuí - Campus Santa Rosa, que atuaram em 2023 na Clínica de Psicologia. Segundo a coordenadora da Clínica, professora Simoni Fernandes, houve uma procura maior por atendimentos entre os jovens, que sofreram com o isolamento social justamente em uma fase da vida onde o contato com o outro é um elemento importante. 

“Atendemos um número significativo de jovens com quadros de ansiedade e também escolares, ou seja, crianças que estavam em processo de alfabetização durante a pandemia e que encontraram obstáculos, alguma inibição intelectual pós-pandemia”, explicou a professora, lembrando da importância da Clínica Escola para a comunidade, que tem um espaço para trabalhar o seu sofrimento psíquico, tão presente nos dias de hoje. 

“Não são tempos fáceis para a condição humana e é importante que a comunidade tenha este espaço de escuta, que fortalece a rede de atenção à saúde existente em Santa Rosa, que é tão qualificada. Quanto mais espaços direcionados à saúde mental tivermos, melhor será a qualidade de vida de uma população”, completou a professora. 

Além de sua importância para a comunidade, a Clínica é um importante espaço de formação para os acadêmicos - ou melhor, para os clínicos em formação, como são chamados. Alicerçada em pilares teóricos de escuta a partir da psicanálise, a Clínica possibilita que os estudantes façam atendimentos supervisionados por professores, que também são psicólogos. No local, eles também participam de seminários de estágio, onde trabalham teoricamente as questões relacionadas aos casos, de reuniões clínicas e de estudos de casos. “Todos estes são momentos ricos para a formação profissional, e onde também trabalhamos a ética profissional”, reforça a professora. 

Em 2023, a Clínica Escola contou com um número menor de estudantes atuando no atendimento, em razão da mudança curricular do curso. Por conta disso, há uma lista de espera, que deverá ser atendida neste ano. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.