Aumenta procura por atendimentos e encaminhamentos na Clínica de Psicologia da Unijuí - Campus Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Aumenta procura por atendimentos e encaminhamentos na Clínica de Psicologia da Unijuí - Campus Ijuí

A Clínica de Psicologia da Unijuí - Campus Ijuí registrou um aumento no número de atendimentos em 2023. Ao todo, foram atendidos 264 pacientes, que representaram, ao longo do seu tratamento, 3.401 atendimentos psicológicos. 

Segundo a coordenadora da Clínica, professora Elisiane Schonardie, não só mais pessoas procuraram pelo atendimento junto ao espaço, quanto mais pacientes foram encaminhados pela rede pública de saúde do município. “Outro fator que contribuiu para o acréscimo foi que, no ano passado, contamos com um número maior de terapeutas estagiários, permitindo que mais pessoas fossem atendidas”, destacou a professora.

Entre as principais queixas relatadas pelos pacientes estão a depressão, quadros de ansiedade e questões decorrentes de conflitos familiares. De acordo com a professora, também surgiram muitas queixas relacionadas ao sofrimento no trabalho e alguns quadros de risco para suicídio. 

“A Clínica de Psicologia tem sido um importante espaço para a comunidade ao oferecer um tratamento psicológico de qualidade, uma vez que todos os casos são assistidos por um profissional da área de psicologia, que também é professor do curso. A Clínica é uma instituição comprometida com a formação de profissionais, tanto de novos quanto de egressos, através de atividades de extensão clínica”, explica a professora Elisiane.

Além disso, é na Clínica que os acadêmicos fazem o seu percurso de estágio em Psicologia e Processos Clínicos. “O foco principal do trabalho é o atendimento psicológico ao paciente, mas a clínica também é um espaço de formação. Então, para além dos atendimentos clínicos a crianças, adolescentes, adultos e idosos, os alunos se envolvem em atividades como estudos de casos, reuniões clínicas, seminários, jornadas clínicas, grupos de estudos e supervisão de casos”, finalizou a professora.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.