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Letras: Português e Inglês (Licenciatura)

Formação de professores é discutida em seminário do Pibid e Programa de Residência Pedagógica

De forma online, aconteceu na última sexta-feira, 4 de março, o Seminário Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) Unijuí/Capes. O evento, que contou com o tema “Formação de professores: corresponsabilidade de Instituições de Ensino Superior (IES) e Escolas na preservação e recriação cultural junto às novas gerações”, também marcou a aula inaugural dos cursos de licenciatura da Unijuí.

Participando da abertura do seminário, a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, destacou que o evento acontece num momento de transformação, de “novo normal”, após um período bastante difícil para a área da educação, mas que também contou com avanços no âmbito da tecnologia. “Infelizmente, acompanhamos mais um momento difícil, que é a guerra entre Rússia e Ucrânia, e percebemos que nos transformamos, mas que nem sempre evoluímos”, lamentou.

Representando a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Maristela Lang reforçou a importância do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica em razão do movimento que realizam, uma vez que a Universidade passa a estar inserida nas escolas, oportunizando uma formação diferenciada aos acadêmicos. 

O coordenador pedagógico da Secretaria de Educação de Ijuí, José Augusto Fiorin, destacou a importância de programas que tenham o objetivo de estimular a iniciação à docência. E comentou que a maioria dos mais de mil profissionais da rede são formados pela Unijuí. Representando a Secretaria de Educação de Santa Rosa, a diretora do Departamento Pedagógico, Josiane Heck, comentou o quão importante é continuar essa interação entre a Universidade, a formação de professores e as redes de ensino. 

As falas antecederam a palestra com o professor doutor Otavio Aloisio Maldaner, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí, que iniciou sua explanação diferenciando o conhecimento específico e completo, obtido inicialmente pelos profissionais e que desafia a universidade, e o conhecimento específico de professor, que compreende o saber didático, metodológico, e que deve estar incorporado ao que se quer ensinar.

Realizado a partir de uma promoção da Unijuí, Pibid, PRP e Capes, em parceria com a 36ª e 17ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e Secretarias Municipais de Educação de Ijuí e Santa Rosa, o evento pode ser conferido na íntegra neste link.


Em evento mundial, professoras da Unijuí discorrem sobre liderança, empoderamento feminino e psicologia

A 13ª Conferência de Liderança e Empoderamento das Mulheres - em inglês, 13th Women's Leadership and Empowerment Conference (WLEC2022), ocorreu entre os dias 1º e 3 de março, de forma online, e contou com a participação das professoras da Unijuí, Fernanda Trein e Taíse Neves Possani. No evento, as docentes apresentaram o trabalho “A literatura como meio de autoconhecimento, libertação e empoderamento feminino: o legado de Clarice Lispector”.

O tema da conferência, promovida pela Tomorrow People Organization, foi “Inovação, iluminação e integração”, assunto que chamou a atenção das docentes, que aproveitaram para falar da herança deixada pela escritora brasileira. “Pensamos em apresentar ao mundo uma brasileira que certamente foi líder em seu campo e abriu caminho para que muitas outras mulheres não apenas escrevessem e produzissem literatura, mas se tornassem leitoras e se encontrassem refletidas nas suas escritas intimistas”, comenta a professora Fernanda.

A docente acrescenta que experiências como essa trazem um retorno muito benéfico para os professores e para os próprios acadêmicos. “Participar de uma conferência internacional, com a presença de grandes pesquisadores, e poder entrar em contato com estudantes dos mais diversos lugares do mundo e com atuação nas mais diferentes áreas, é sempre um privilégio”, afirma.

Dentro de alguns dias, a professora Taíse Neves Possani, que também é coordenadora do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, participará de um painel denominado “Forjando a criatividade e mudanças através da prática espiritual e psicológica", na 7ª Conferência Internacional sobre Espiritualidade e Psicologia - em inglês, 7th International Conference on Spirituality and Psychology. 

De acordo com Taíse, experiências como essa também permitem uma autocrítica em nosso país. “Eventos assim são desafiadores, nos abrem o olhar sobre nossas práticas em educação e pesquisa aqui no Brasil. Além disso, possibilitam estabelecer vínculos com pessoas de outras partes do mundo, com interesses semelhantes aos estudados por nós”, salienta. O painel ocorrerá dia 15 de março, às 11h, e será transmitido pelo Facebook da International Conference on Spirituality and Psychology.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Impacto das metodologias ativas de ensino é avaliado por acadêmica em monografia

Formanda no curso de Letras - Português/Inglês e suas respectivas literaturas, da Unijuí, Caroline Parcianelo Peyrot se dedicou, em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a estudar as metodologias ativas e competências do Século 21, a partir do título “Active Methodologies and 21st century Skills - A Literature Review”. Ela contou com a orientação do professor Anderson Amaral de Oliveira.

A acadêmica explica que a maneira com que nos comunicamos e aprendemos tem mudado e isso se dá devido às ferramentas tecnológicas que temos em nossas mãos. “Então, pesquisar e descrever sobre como as habilidades para o Século 21 se relacionam com as metodologias ativas de ensino (flipped classroom, gamification, project-based learning) é de extrema importância para que os professores saibam como auxiliar os seus alunos”, explicou.

Flipped classroom, ou sala de aula invertida,  inverte a ordem de ensino, resultando em uma forma diferente de aprender por parte dos estudantes. Gamification, ou gamificação, pode ser definido como o uso de elementos ou técnicas de design de jogos em contextos diferenciados; enquanto que project-based learning, ou aprendizagem baseada em projetos, busca associar o aprender ao fazer.

“Para a análise, realizei uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, onde foram selecionados artigos e livros em língua inglesa e em língua portuguesa. Para fazer a pesquisa bibliográfica, os Periódicos da Capes e o Google Acadêmico foram utilizados”, explica Caroline, lembrando que os resultados revelaram que as três metodologias ativas são capazes de desenvolver as habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e alfabetização da mídia e da informação. Além disso, outras habilidades são desenvolvidas, contudo, são necessários mais estudos sobre o tema.

O objetivo, segundo Caroline, após a conclusão da graduação, é aprofundar seus estudos na área de metodologias de ensino. “É nítida a diferença com que os alunos aprendem atualmente. Assim como os automóveis evoluíram, a educação e a forma com que ensinamos precisa evoluir também”, reforçou.

 


Traças Digitais promove formação continuada a professores da Escola 25 de Julho

Na última segunda-feira, 4 de outubro, foi realizado um workshop ministrado pelo Projeto de Extensão Traças Digitais, com professores e direção da Escola Técnica Estadual 25 de Julho. As ações também fazem parte do projeto de pesquisa “Audiolivros digitais: podcasts e vídeos de conteúdo”, do qual a escola é parceira.

Tendo em vista o caráter difusor de conhecimentos do projeto, na oportunidade foi abordado o gênero podcast, sendo essa uma ferramenta em áudio possível de ser acessada em praticamente qualquer dispositivo eletrônico e em qualquer lugar. 

Os orientadores Anderson Amaral de Oliveira, professor do curso de Letras: Português e Inglês, e Josei Fernandes, professor do curso de História, bem como os demais bolsistas do projeto, compartilharam conhecimentos sobre o podcast, como que se produz, como editar, dando dicas de gravação e edição. Foi feito também um brainstorm de sugestões de práticas que poderiam ser trabalhadas em sala de aula, tendo em vista a área de conhecimento de cada participante.

No workshop foi debatido como o podcast pode ser uma importante ferramenta para o ensino em diversas disciplinas, podendo ser incorporado em diversos contextos. Ao final do evento, os participantes foram convidados a produzir os seus próprios podcasts, compartilhando conhecimentos sobre sua área de atuação no ensino.

Por William Ames, bolsista do projeto e aluno do curso de Letras: Português e Inglês

Conheça mais sobre o projeto Traças Digitais neste link.

Para playlists de tutoriais sobre formatos de áudio acesse este link.

Por William Ames, bolsista do projeto e aluno do curso de Letras: Português e Inglês


Curso de Letras da Unijuí promove webinar “Linguagem e Decolonialidade”

Nesta quinta-feira, 7 de outubro, acontece o webinar “Linguagem e Decolonialidade”, promovido pelo curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, com apoio dos cursos de História, Pedagogia, Matemática e Educação Física. O evento terá início às 19h30, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube.

O debate contará com a presença do doutor em Letras e Linguística (UFG), professor de Linguística no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Fernando Zolin Vesz. Também, do pós-doutor em Estudos Linguísticos  (UFMG), Didáticas das Línguas (UNIGE) e Educação Multilíngue e Letramento (Universidade de Witwatersrand), professor na Universidade de Brasília (UNB),  Kleber Aparecido da Silva.


Clube do Livro debaterá a obra “O lobo da estepe”

Imagem: divulgação/internet

O Clube do Livro “Literatura como luz à existência” terá no próximo sábado, dia 25 de setembro, seu quinto encontro, de forma virtual.  Na ocasião, será discutida a obra “O lobo da estepe”, do escritor alemão Hermann Hesse, prêmio Nobel de literatura em 1946. O encontro ocorrerá pelo Google Meet, a partir das 15h.

O clube do Livro é uma iniciativa do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí e do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA).


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