Experiências gastronômicas: estudantes preparam mesa inclusiva em parceria com a Dubai Alimentos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Experiências gastronômicas: estudantes preparam mesa inclusiva em parceria com a Dubai Alimentos

A Unijuí recebeu na sexta-feira, 1º de setembro, a equipe diretiva da Dubai Alimentos para um café produzido pelo curso de Gastronomia com o apoio do curso Nutrição. Para a atividade, a empresa forneceu os produtos farináceos e os acadêmicos desenvolveram receitas inclusivas, sem glúten. O café foi servido no Laboratório de Gastronomia e Nutrição da Universidade onde, além de degustar as receitas, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura.

Segundo a coordenadora dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Unijuí, professora Karina Rios, o banquete foi desenvolvido com o objetivo de apresentar experiências gastronômicas a partir dos diferentes tipos de farinhas produzidas pela Dubai Alimentos. “Isentar o glúten da alimentação é uma realidade de muitas famílias por questões de saúde. Então, fizemos produtos sem glúten, adaptando receitas para mostrar as possibilidades, como forma de desmistificar a gastronomia inclusiva. É necessário ter conhecimento, pois não é somente retirar o glúten e o trigo, mas sim, mas utilizar técnicas e produtos adequados para que o propósito seja cumprido e que a pessoa continue com saúde e possa comer bem e com qualidade”, explicou.

Para a realização das adaptações das receitas, os estudantes contaram com a mentoria da professora Etiene Johannsen.  Conforme o diretor da Dubai Alimentos, Dante Maurício Tissot, a experiência foi muito boa e a intenção da empresa é dar sequência ao projeto. “Isso era um sonho que eu tinha de poder degustar produtos neste nível e a Unijuí superou todas as expectativas. A quantidade de itens com qualidade, sabor e apresentação, estamos impressionados. Essa experiência foi incrível para mim e para toda a equipe. Queremos proporcionar isso para outras pessoas, somos parceiros e vamos levar esse projeto adiante”, afirmou.

Segundo a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, atividades como essa impactam positivamente na formação dos estudantes e reforçam a parceria entre a Universidade e a Dubai Alimentos. "O desafio foi fazer uma mesa inclusiva, sem glúten, envolvendo os estudantes dos cursos de Gastronomia e Nutrição, onde foram avaliadas juntamente com os professores, a qualidade, variação de ingrediente até a composição da mesa. Isso é um enriquecimento em termos de formação acadêmica e profissional”, finalizou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.