Estudantes de Gastronomia recebem sommelier para trabalhar o contraste entre bebidas e alimentos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Gastronomia recebem sommelier para trabalhar o contraste entre bebidas e alimentos

O curso de Gastronomia da Unijuí recebeu, na noite da última sexta-feira, 15 de setembro, o sommelier Marcio Bortolini. O convidado integrou a aula da disciplina de Serviços de Sala e Bar e contribuiu, ao mesmo tempo, para os estudos que vinham sendo realizados no componente de Criação de Cardápio - ambos sob responsabilidade da professora Etiene Meyer Johannsen.

Conforme explicou a docente, a ideia é sempre trabalhar aulas teóricas e práticas, para que os estudantes possam vivenciar o que estão aprendendo. “Como enólogo, o Marcio foi desafiado a trabalhar com o contraste da bebida a partir do cardápio que preparei especialmente para esta aula”, explicou a professora, destacando que a presença de convidados nas aulas tem contribuído para a formação dos estudantes, que podem somar conhecimentos em áreas correlatas à gastronomia.

Marcio, que também é cirurgião-dentista, compartilhou um pouco da sua experiência como sommelier, profissão que tem há 15 anos, e como vitivinicultor, atividade que exerce há cerca de três anos. “A ideia foi apresentar a contraposição, e não apenas a analogia dos aromas e sabores. Acredito que é essencial que os estudantes tenham esse contato com diversos profissionais, como cervejeiros e champanheiros, já que o realce e a avaliação dos sabores partem de uma combinação entre os alimentos e a bebida”, destacou o convidado. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.