Disciplina aproxima alunos de Medicina de problemas da comunidade - Unijuí

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Disciplina aproxima alunos de Medicina de problemas da comunidade

Disciplina de Unidade Integradora, desenvolvida desde o primeiro semestre, é um dos diferenciais do curso na Unijuí

Desde o primeiro semestre, alunos do curso de Medicina da Unijuí têm em sua rotina o estudo de casos clínicos e o desenvolvimento de casos-problema. Isso ocorre por meio de uma disciplina, chamada de Unidade Integradora, que acompanha os estudantes até o quarto ano da graduação.

A ideia da Unidade Integradora é fazer com que o aluno perceba os problemas que estão acontecendo na nossa comunidade, por meio de um estudo embasado em conteúdo científico. Do modo que esta disciplina está definida em currículo, são poucas as universidades, os cursos de Medicina, que possuem. Esse é um diferencial do curso de Medicina da Unijuí”, afirma o professor Dario Gervásio Ronchi.

Segundo o docente, durante oito semestres, a turma é dividida em grupos e cada grupo tem um professor-tutor. Todas as semanas, há uma reunião para discussão de casos clínicos – não de forma aleatória, como destaca Ronchi, mas de acordo com o que vem sendo estudado naquele semestre. “A ideia é que o estudante comece a associar o que está aprendendo com aquilo que vai acabar vendo no dia a dia, na prática, quando for médico formado”, reforça Ronchi.

Mas, para além desta discussão, que chega a 10 ou 11 casos clínicos por semestre, os alunos são instigados a trabalhar em um caso-problema. Os acadêmicos têm a liberdade de escolher um tema, sem a interferência do tutor, que tenha relevância para a comunidade acadêmica. Alguns grupos optam por desenvolver um trabalho de pesquisa, outros por debater o tema em rádio, e algumas turmas promovem lives, com a presença de especialistas.

No início deste mês, dia 2, um dos grupos da Unidade Integradora II promoveu a 2ª Roda de Conversa sobre doação de órgãos. O evento contou com o doutorando e especialista em Doação e Transplante de Órgãos do Hospital Albert Einstein, Dagoberto Rocha; com a médica nefrologista Maria Leocadia Padinha; e com o médico anestesiologista do Complexo Santa Casa de Porto Alegre, Maurício Friederich. O tema, de acordo com as alunas Letícia Mariá Cassol Görck e Anna Karolina Bagetti, foi motivado em razão da redução do número de doadores durante a pandemia de covid-19. Também, serviu para desmistificar tabus junto à comunidade, a fim de incentivar a doação. Os alunos foram orientados pelo professor João Carlos Lisbôa.

Como estamos em isolamento social, devido à pandemia, a situação-problema é escolhida pelos estudantes por meio de notícias ou situações identificadas em leituras de periódicos, artigos científicos ou de suas próprias experiências de vida. Ao escolher o tema da doação de órgãos, os alunos buscaram compreender esta realidade através de pesquisas em sites acadêmicos e institucionais. A estratégia de elaborar uma roda de conversa, com três profissionais, para discutir a situação-problema no contexto atual, busca chamar a atenção e propiciar uma reflexão sobre o assunto. Os estudantes assim desenvolvem um aprendizado significativo e efetivo por pesquisarem temas de seus interesses, com retorno à sociedade”, destacou Lisbôa.

Sob tutoria do professor Ronchi, outro grupo promoveu uma live sobre ‘Malformações fetais e o uso de agrotóxicos: há alguma relação?’. A discussão, promovida na última sexta-feira, dia 11, contou com a médica Patrícia Dürks; com a médica radiologista Clarissa Chavez Ortiz; e com a bióloga Francesca Werner. De acordo com a aluna Victória Luisa da Rosa Ribeiro, a temática foi escolhida após o grupo observar, por meio de dados do Sistema de Informação do Datasus, que o número de malformações fetais na microrregião de Ijuí é elevado. Buscou-se, em bibliografia, possíveis causas para este problema, e entre eles estava o elevado uso de agrotóxicos na região. Para além da live, foram produzidos cartazes, que foram distribuídos na Secretaria Municipal de Saúde, Unidades Básicas de Saúde e nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs).


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