Reitoria e curso de Medicina recebem Conselho de Seleção Especial da 3ª Região Militar - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Reitoria e curso de Medicina recebem Conselho de Seleção Especial da 3ª Região Militar

O reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, recebeu na manhã desta terça-feira, 16 de abril, os integrantes do Conselho de Seleção Especial da 3ª Região Militar / POA-RS, Coronel Rigotti, 3° Sgt Crislaine e Cabo Figueira, que vieram à Instituição ministrar a "Palestra de orientação sobre a prestação do Serviço Militar Inicial para médicos da Unijuí". O evento foi destinado aos formandos da 1ª turma do curso de Medicina, cuja colação de grau ocorrerá em novembro deste ano. 

O Coronel Rigotti, ministrante da palestra, informou sobre a necessidade de um novo alistamento obrigatório para todos os formandos do curso de Medicina do sexo masculino. Os estudantes deverão se alistar, participar do processo seletivo e, caso sejam selecionados, deverão se apresentar em fevereiro de 2025 para cumprir o serviço militar obrigatório nos Serviços de Saúde das Forças Armadas, conforme disposto na Lei Nº 5.292, de 8 de junho de 1967, complementada pela Lei Nº 12.336, de 26 de outubro de 2010.

De acordo com o Artigo 4º, os futuros médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários que não tenham prestado o serviço militar inicial obrigatório no momento da convocação da sua classe, por adiamento ou dispensa de incorporação, deverão prestar o serviço militar no ano seguinte ao da conclusão do respectivo curso ou após a realização do programa de residência médica ou pós-graduação.

Na oportunidade, o Coronel orientou também sobre o processo seletivo voluntário que ocorre através de edital, no qual podem se inscrever mulheres, formandas, formadas ou especialistas dos cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Farmácia e homens que já passaram pela Comissão de Seleção Especial (CSE) em anos anteriores, desobrigados do serviço militar ou que já fizeram estágio de Adaptação e Serviço (EAS) ou estágio de Instrução e Serviço (EIS).

A 3ª Região Militar, responsável por este processo, realizará a partir de agora palestras orientativas anuais com os formandos do curso de Medicina da Unijuí.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.