Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Educação Física - EaD (Licenciatura)

Estudante da Unijuí é o 4º melhor gaúcho na prova da São Silvestre

O estudante do curso de Educação Física da modalidade de Ensino a Distância (EaD) da Unijuí, Renan Barckfeld, participou da 98ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, realizada em São Paulo, no dia 31 de dezembro. A principal prova de rua da América Latina reuniu cerca de 35 mil atletas de diversos países que percorreram 15 km. 

Esta foi a segunda vez que o acadêmico da Unijuí e atleta da Associação Noroeste Runners (ANR) participa da São Silvestre. Renan ficou na 63ª posição na classificação geral e é o 4º melhor gaúcho colocado nesta edição ao completar a corrida em 51 minutos e 54 segundos. 

Para ele, participar da competição foi emocionante e desafiador. “Tanto para minha formação como profissional de Educação Física quanto para minha vida como atleta, participar da São Silvestre é significativo. A corrida proporciona um grande aprendizado em termos de preparação, superação de desafios e trabalho em equipe, além de ser uma oportunidade de promover a importância da atividade física e do bem-estar”, contou.


Estudante de Educação Física da Unijuí conquista três títulos de campeã mundial de Taekwondo

Ana Luísa Lorenzoni Wienandts também conquistou o título de vice-campeã na Victory World Convention 2023, realizado em Orlando, na Flórida

Estudante do curso de Educação Física da Unijuí, na modalidade Ensino a Distância (EaD), Ana Luísa Lorenzoni Wienandts acaba de conquistar três títulos de campeã mundial e um de vice-campeã em Taekwondo na Victory World Convention 2023. O evento aconteceu em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos, de 30 de junho a 3 de julho.

Com apenas 18 anos de idade e oito deles dedicados à arte marcial, a jovem é Faixa Preta 2 Dan e instrutora em treinamento certificada. Ela já participou de diversos campeonatos regionais, estaduais e brasileiros. Ao todo, são 45 medalhas conquistadas até hoje, a maioria em 1º lugar. Faltavam, apenas, títulos mundiais. 

“Fiz a inscrição no evento após a indicação do meu mestre e professor, Paulo Scalei, por já ter um currículo de sucesso: sempre estive no pódio em todos os campeonatos regionais, estaduais e brasileiros que participei. Na Victory World Convention, conquistei o primeiro lugar em Fórmulas (técnica), Fórmula de Armas (espada coreana) e Sparring (luta). Também obtive o segundo lugar em Combat Weapons (luta com bastão). Foi minha primeira participação em um torneio internacional e, por isso, foi muito especial. Envolveu muita dedicação, persistência, determinação e paixão pelo Taekwondo. Para me preparar física e emocionalmente, contei com o auxílio da minha família, de professores e amigos”, destacou a estudante. 

De acordo com Ana Luísa, a adrenalina de participar da Victory World Convention foi única e intensa, assim como a felicidade que sentiu ao perceber que obteve excelentes resultados. “Estar em outro país, falar e escutar juízes, praticantes e instrutores falando línguas estrangeiras, competir com meninas que ainda não conhecia, observar técnicas e perfis de atletas diferentes foi muito importante. Essa experiência agrega bastante à minha carreira como taekwondista e ficará registrada para sempre em minha memória”, completou.

Em busca de um curso que contribuísse com o seu trabalho, Ana Luísa decidiu cursar Educação Física numa modalidade bastante flexível, o EaD, onde consegue encaixar sua rotina aos estudos. “Sou instrutora de Taekwondo e dou aulas todos os dias para três turmas, além de manter uma rotina de treinos, também todos os dias, e outras atividades relacionadas. Minha experiência está sendo muito boa. O curso é muito bom e corresponde ao que é proposto pela Universidade e pelos professores. Estou adorando. É possível alinhar as atividades e os trabalhos das diferentes disciplinas com minhas tarefas pessoais, já que há prazos prolongados de entrega. O curso proporciona muita flexibilidade na organização dos estudantes, mas, ainda assim, tenho várias tarefas e precisei priorizar o Taekwondo nos últimos dias para finalizar a organização, treinamentos e para viajar para a Convenção Mundial”, relatou.

Na avaliação da estudante, cursar Educação Física tem lhe ajudado no seu desenvolvimento como atleta. “Através do curso posso aprender sobre mais aspectos que envolvem os esportes e aprofundar aqueles conhecimentos que já tenho. Sem falar que, quando são aplicáveis ao Taekwondo, são muito bem aproveitados. Os estudos sobre a formação de profissionais de Educação Física, por sua vez, contribuem para a minha formação como instrutora de Taekwondo, e posso aplicá-los na prática diariamente”, comentou.

A estudante reforça que, após ingressar no curso, pôde prestar mais atenção nos movimentos corporais, tanto na realização de técnicas do Taekwondo quanto em exercícios físicos da academia e na corrida. “No curso eu consigo aprender mais sobre a anatomia e fisiologia humana. Isso permite que eu aprofunde os conhecimentos específicos do Taekwondo ao reconhecer meus movimentos corporais e dos alunos, por exemplo”, finalizou. 


Metodologias ativas são debatidas em webinar “Educação Física Escolar: temas emergentes”

O webinar “Educação Física Escolar: temas emergentes” teve, nesta semana, seu quarto encontro. A convidada da atividade foi a professora doutora Fernanda Moreto Impolcetto, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que discorreu sobre o tema “Metodologias ativas na Educação Física Escolar”. A temática foi debatida de forma online, com transmissão no canal da Unijuí, no YouTube.

Segundo a professora doutora Maria Simone Vione Schwengber, mediadora do debate, a temática é central no desenvolvimento de aulas práticas e teóricas da Educação Física. “As metodologias ativas vêm sendo tratadas como a alma de um planejamento, porque nos ajuda a estruturar toda a organização de ensino”, destaca a docente.

Durante o encontro, a palestrante questionou os participantes sobre o quão atualizadas estão as metodologias ativas na educação em âmbito geral e especialmente na educação física. “Por que existe um apelo dos pesquisadores para que os professores inovem na educação? Podemos observar que de modo geral existem muitas críticas ao modelo de ensino, que é essencialmente transmissivo, centrado no conhecimento do professor”, explica Fernanda.

Além disso, Fernanda comenta que nesse formato metodológico a Educação Física está atrasada em comparação a outros ramos do conhecimento. “A gente encontra muito conteúdo sobre metodologias ativas em diversas áreas do conhecimento, mas pouco na Educação Física”, afirma e ainda complementa que “a Educação Física é uma disciplina com enorme potencial para o desenvolvimento de metodologias ativas, além de ser necessário se adaptar aos perfis das novas gerações e investir na formação dos professores”..

O próximo webinar ocorre dia 22 de novembro, às 19h15, com transmissão do canal da Unijuí no YouTube. O convidado da quinta reunião do webinar “Educação Física Escolar: temas emergentes” é o professor doutor Osmar Moreira de Souza Junior, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). O tema do encontro é “O ensino do esporte na Educação Física escolar”.

É possível acompanhar a palestra da professora Fernanda Moreto Impolcetto na íntegra pelo link youtube.com/watch?v=oa-hHFiiDfM

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.