Rubem Alves desafia professores a um diferente processo de aprendizagem - Unijuí

Rubem Alves desafia professores a um diferente processo de aprendizagem

Palestra integra programação do XV Enaced, que segue até sexta-feira, na UNIJUÍ Campus Santa Rosa

A UNIJUÍ realizou na noite de ontem, em Santa Rosa, palestra com Rubem Alves. O professor, escritor, teólogo e psicanalista destacou em sua fala um novo processo de aprendizagem, e desafiou os professores a pensar novas formas de aprendizagem, provocando a inteligência dos alunos.

Com o auditório do Centro Cívico e Cultural de Santa Rosa lotado, com cerca de mil pessoas, Rubem Alves iniciou sua fala destacando que a escola ensina coisas irrelevantes: “só ensina o que cai no vestibular, por exemplo. Santa Rosa tem muito ipê amarelo, é ensinado aos alunos da cidade o que é o ipê amarelo?”.  Ele defende a ideia de que o aluno está muito tempo na sala de aula, recebendo muita informação. A palestra foi mediada pelo professor da UNIJUÍ Larry Wizniewsky.

O palestrante destacou que não existe memória fraca, existe memória inteligente, que não carrega coisa inútil: “se eu fosse fazer vestibular hoje, eu reprovaria. Se qualquer reitor de qualquer Universidade do Brasil fizesse vestibular hoje, reprovaria também”. Assim, ele destaca que o aprendizado é o que fica depois que o esquecimento faz o seu trabalho.

Sobre a função dos professores, Rubem Alves definiu como o processo não de ensinar, mas de provocar: “a inteligência é preguiçosa, quieta, mas provocada, pode trazer excelentes resultados. O professor hoje precisa ensinar o que sabe, o que não sabe e com sapiência, sabedoria”. Durante toda a palestra Rubem Alves esteve acompanhado de sua assessora, Érica Lupe.

Rubem Alves é mineiro, e tem 78 anos. Atualmente mora em Campinas, no Estado de São Paulo. Estudou Teologia no Seminário Presbiteriano  de Campinas. Em 1963 foi estudar em Nova York, retornando ao Brasil no mês de maio de 1964 com o título de Mestre em Teologia pelo Union Theological Seminary. Também nos Estados Unidos, tornou-se Doutor em Filosofia (Ph.D.) pelo Princeton Theological Seminary. Atuou em diversas universidades brasileiras e do exterior. Hoje, além de autor de dezenas de livros e artigos, e palestrante, é membro da Academia Campinense de Letras, professor-emérito da Unicamp e cidadão-honorário de Campinas, onde recebeu a medalha Carlos Gomes de contribuição à cultura.

Na abertura da palestra, representantes da UNIJUÍ e das entidades apoiadoras do evento recepcionaram no palco o palestrante. O Pró-Reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, professor Pedro Büttenbender, saudou o público e parabenizou a organização do evento, através da coordenadora do XV Enaced, professora e coordenadora do curso de Pedagogia da UNIJUÍ, Hedi Luft. Ainda antes da palestra quatro acadêmicos da Universidade realizaram atos de homenagem ao palestrante, com leitura de textos e do currículo de Rubem Alves. Um pomba foi libertada de uma gaiola, ato alusivo a texto do escritor, que destaca a liberdade dos alunos no ambiente escolar.

A palestra de Rubem Alves foi a programação da segunda noite da segunda etapa do XV Encontro Nacional de Educação (Enaced), que segue até sexta-feira no Campus da UNIJUÍ em Santa Rosa. Hoje e sexta-feira ocorrem palestras com os temas ‘Aprendizagem humana e o educador’ e ‘O educador e os crimes virtuais’. Na quinta-feira ocorrem oficinas pedagógicas. Esta edição é comemorativa aos 15 anos do evento e dos 55 anos da existência do Curso de Pedagogia na UNIJUÍ. O evento é uma promoção da UNIJUÍ com apoio da Fapergs, Prefeitura Municipal de Santa Rosa, 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Sinpro/RS e Cpers/Sindicato.

Confira entrevista em vídeo com o palestrante.