Cidead abordou empreendedorismo e inovação - Unijuí

Cidead abordou empreendedorismo e inovação

Evento reuniu 800 estudantes e profissionais da área da Administração, na noite de ontem, no Centro Cívico e Cultural de Santa Rosa

Estudantes e profissionais da área da Administração estiveram reunidos na noite de ontem na 10ª edição do Ciclo de Debates da Administração (Cidead). O evento, promovido pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul e, em Santa Rosa, com apoio da UNIJUÍ, reuniu 800 pessoas, no Centro Cívico e Cultural da cidade.

O Cidead tem como objetivo integrar a autarquia com profissionais e estudantes do interior do Estado, através de palestras com conferencistas renomados, para tratar assuntos de interesse da classe. Nas dez edições, apenas em Santa Rosa, o evento já reuniu 9 mil pessoas. Em todo o Estado, foram 50 mil.

Nesta edição o evento teve como tema ‘Empreendedorismo e Inovação’, abordado por Ricardo Menna Barreto Felizzola. Ele é presidente da HT Micron, Vice-Presidente do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (Ciergs), Coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) da Fiergs e Presidente do Conselho Diretor do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (Pgqp).

Felizzola destacou a rápida evolução tecnológica, e como isto impacta no comportamento da população e das organizações. Revelou dados de que o rádio, por exemplo, levou 30 anos para atingir um público de 50 milhões de pessoas, número alcançado pela televisão em 13 anos, internet em quatro anos, iPod em três, Facebook em dois anos, e o Twitter em um ano: “tudo o que aprendemos há dois anos, já mudou. Tudo muda muito rápido, e com estas mudança que surgem as oportunidades, onde surge também a necessidade do empreendedorismo e inovação. A Google, por exemplo, ganha bilhões de dólares por ano comercializando produtos e serviços que não existiam cinco anos atrás”.

Diante deste contexto, o palestrante destacou que as pessoas precisam ter flexibilidade para se adaptar ao novo, aos novos ambientes criados pelo avanço da tecnologia: “o novo é necessário, por isto a necessidade da inovação. Nem tudo que é novo é inovação. Um produto novo que ninguém usa ou ninguém se interessa não é inovação. Inovação é algo novo que atende a uma ou mais necessidades”.  O palestrante observou ainda que as grandes ideias da humanidade passaram um bom tempo em incubação, de 10 a 20 anos sendo aperfeiçoadas, evoluindo: “é deste contexto que surgem as boas ideias”.

Após a palestra ocorreu um debate sobre empreendedorismo e inovação aplicado à região Noroeste do Estado. O debate foi mediado pelo Vice-Diretor Regional da Ciergs, Valdir Carpenedo, empresário de Santa Rosa, com a participação do palestrante, do Diretor Executivo do Pgqp, Luiz Pierry, Diretor Executivo da Polo/RS e Agenda 2020, Ronald Krummenauer, Diretor Executivo da JuniorAchievement, Daniel Fernandes, e Artur Lorentz, da Indústria Altus.

O evento, promovido pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul, teve apoio da UNIJUÍ, Fema, Setrem, Fiergs e CCL Concreto. O patrocinador oficial do evento é a Caixa Econômica Federal. A UNIJUÍ esteve representada pelo Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, professor Pedro Bütenbender, e pelo coordenador do curso de Administração, professor Ariosto Sparemberger.