Doutorandos realizam pesquisas na Universidade Autônoma de Madrid - Unijuí

Doutorandos realizam pesquisas na Universidade Autônoma de Madrid

Encontro dos professores-pesquisadores do Brasil/Espanha oportuniza a qualificação das discussões acadêmicas no que se refere à educação

Os doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, Adriana Maria Andreis, Tiago Anderson Brutti e Jaqueline Ritter, estão desenvolvendo pesquisas na Universidade Autônoma de Madrid (UAM), em Madrid/Espanha.

Os bolsistas, apoiados pela UNIJUÍ e pela CAPES, via Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior (PDSE), são orientandos da professora Dra. Helena Copetti Callai, Prof. Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer e prof. Dr. Otávio Aloisio Maldaner, respectivamente. Na Espanha, estão contando com a co-orientação dos pesquisadores da UAM Prof. Dr. Clemente Herrero Fabregat e Prof. Dr. Alfonso Garcia de La Veja.

Como plano de pesquisa e atividades, na Espanha, Adriana vem investigando o cotidiano como espaço na significação dos conhecimentos, Tiago vem se dedicando a pesquisar as apostas políticas republicanas, princípios e propósitos da educação pública na modernidade europeia e Jaqueline busca pela matriz teórica que deu origem à implantação de um currículo por competências na comunidade europeia e seus processos de recontextualizacão, nas políticas de currículo pós-LDBEN/96 no Brasil.

O encontro dos professores-pesquisadores do Brasil/Espanha vem configurando-se como oportunidade de qualificação das discussões acadêmicas no que se refere à educação no Rio Grande do Sul e no Brasil. Pelas pesquisas/análises teóricas e interlocuções tem oportunizado a interpretação dos referenciais desde o espaço/tempo em contexto europeu.

A professora Helena Callai, coordenadora do Programa, destaca que a presença concomitante de três pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento - Geografia, Direito/Filosofia e Química, em discussões relacionadas com a educação, é também, um ingrediente importante, porque abre as análises em perspectiva interdisciplinar.

Além das atividades de pesquisa teórica e interlocuções sistemáticas que envolvem o grupo até o final de dezembro de 2012, os pesquisadores passaram às mãos do prof. Dr. Clemente Herrero Frabegat a documentação referente à concessão do titulo de Professor Honoris Causa pela UNIJUÍ, fato acontecido na reunião do Conselho Universitário da UNIJUÍ no dia 6 de setembro.