Doutoranda participa de eventos na área da Educação nas Ciências na Espanha - Unijuí

Doutoranda participa de eventos na área da Educação nas Ciências na Espanha

Jaqueline Ritter realiza doutorado sanduíche na Universidade Autônoma de Madrid

A doutoranda Jaqueline Ritter, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, está desenvolvendo atividades junto à Universidade Autônoma de Madrid, na Espanha. Bolsista da Capes, Jaqueline é orientanda do professor Otávio Aloisio Maldaner e dentre as atividades que vem realizando por ocasião de seu doutorado sanduiche na UAM, participou de dois grandes eventos realizados na área da Educação nas Ciências na Espanha, no mês de setembro.

O Congresso Internacional de Inovação Docente Universitária aconteceu na Faculdade de Biologia da Universidade de Sevilla. De 19 a 22 de setembro o evento reuniu professores e pesquisadores de todos os níveis de ensino em torno do tema Inovação Docente. A temática das políticas Públicas no Espaço Europeu de Educação Superior foi pauta central dos debates. Nesta ocasião, Jaqueline Ritter, em conjunto com seu co-orientador Alfonso Garcia de La Veja, apresentaram trabalho que versou sobre as contribuições das competências científicas neste contexto. O evento contou com a participação do professor António Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa, que fechou os debates do dia 21, salientando a importância de uma nova cultura docente mais voltada à pedagogia da participação frente aos problemas e demandas educativas do novo mundo contemporâneo, dentre os quais está a massificação do Espaço da Educação Superior como já se vivenciou com o Ensino Médio.

A visita ao Parque Nacional de Doñana, em Sevilla, também fez parte das atividades do Congresso, que permitiu uma visão geral da fauna e flora europeia, além de uma agradável vista de aproximadamente 30 quilômetros de dunas e praias que unem o Famoso Rio Guadalquivir com o Oceano Atlântico, ponto de partida dos descobridores à América.

No último final de semana de setembro, de 28 a 30 de setembro, Madrid foi sede do VII Seminário Ibérico e III Seminário Iberoamericano do Ensino de Ciências, que reuniu 12 países com número significativo de brasileiros. Neste evento, se destacou a participação do professor Wildson Pereira do Santos, da Universidade de Brasília (UNB), além de Antonio Cachapuz, da Universidade de Aveiro, Portugal e o Ex-Ministro da Educação da Espanha e Consultor Geral da Unesco, Frederico Maior Zaragozza.

Jaqueline destaca que tanto as mesas de discussão, comunicações e conferências, quanto às entrevistas, conversas e interlocuções que vem estabelecendo nesses espaços, permitem uma visão mais abrangente das reflexões e interpretações acerca do nosso próprio contexto de educação no Brasil. “Este é um dos ganhos que se tem com um doutorado sanduiche no exterior. Como bem destacou Zaragossa, não nos negue a sua experiência, quando o assunto é as Políticas Públicas para o campo da Educação e a inserção em outros contextos possibilita reflexões mais alargadas.”, destaca a doutoranda.