Visitas técnicas na TV Globo e Record marcam viagem do curso de Comunicação Social - Unijuí

Grupo participou da gravação de três edições do Programa do Jô. A última vai ao ar na noite desta sexta-feira

Acadêmicos do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ participaram nesta semana de uma viagem de estudos para São Paulo. A programação contemplou, além de visitas em pontos culturais da cidade, visitas técnicas na TV Globo e Record, nos estúdios das emissoras na capital paulista.

Os alunos partiram de Ijuí no sábado. Ao chegar em São Paulo, no domingo, visitaram o Instituto Moreira Sales (IMS), onde conferiram uma exposição do fotógrafo Horácio Copolla, com imagens da obra de Aleijadinho. Após a exposição, o grupo passeou pelo Parque Buenos Aires, área de lazer no centro da capital paulista. A próxima visita foi no Museu da Imagem e do Som (MIS). No local, uma visita guiada apresentou aos alunos um acervo vivo de câmeras fotográficas de dois séculos, além de outras exposições de novos fotógrafos e artistas brasileiros renomados.

Na tarde de segunda-feira o grupo visitou a TV Globo em São Paulo onde integrou a platéia para a gravação de três edições do Programa do Jô. O primeiro programa foi ao ar na segunda-feira, quando foram entrevistados Sheilla Castro, campeã nas Olimpíadas de Londres pela seleção brasileira de vôlei feminino, que está na edição de outubro da revista VIP; e Jorge Kalil, médico imunologista, diretor do Instituto Butantan e professor titular da faculdade de medicina da USP. O segundo programa foi ao ar na quarta-feira, com as entrevistas do humorista Gustavo Mendes e do guia turístico Carlos Roquette. Na noite de hoje vai ao ar a gravação do programa que apresenta entrevistas com a cantora Ivete Sangalo e com Isa Sousa, advogada brasileira que apresenta programa de culinária em emissora de televisão americana.

Na terça-feira o grupo participou de uma visita na TV Record, também em São Paulo. Os acadêmicos conheceram a central de jornalismo da TV Record e Record News, além de todos os estúdios onde são gravados os principais noticiários da emissora. Conheceram também os estúdios onde são gravados os programas de entretenimento, como Melhor do Brasil e Ídolos. O grupo também acompanhou o trabalho de dezenas de jornalistas que produzem texto, fotos e vídeos para o Portal R7.

Também na terça-feira, o grupo visitou a 30ª Bienal de São Paulo, que ocorre no Parque Ibirapuera. O professor Felipe Dorneles, que coordenou a viagem, destaca que a programação contemplou experiências em diversas áreas de atuação da Comunicação Social, nas quais os alunos puderam ver de perto o exercício diário e prática de cada atividade: “o objetivo é tornar esta viagem permanente, com adequações no roteiro a cada ano”. A viagem contou também com a presença da secretária do Curso, Liane Van Der Ham Rapachi.