Encontro reúne 200 normalistas na UNIJUÍ - Unijuí

Encontro reúne 200 normalistas na UNIJUÍ

Atividades promovidas pela Universidade marcam o Dia do Normalista, com atividades nos turnos da manhã e tarde

A UNIJUÍ Campus Santa Rosa recebe nesta terça-feira 200 normalistas de escolas de Curso Normal da região, no X Encontro de Alunos do Curso Normal da região da 17ª Coordenadoria Regional de Educação. O evento é promovido pela Universidade, através do curso de Pedagogia, e pela Coordenadoria.

As atividades iniciaram na manhã de hoje, com a abertura oficial, apresentações artísticas e palestra. A mesa oficial foi composta pelo Pró-Reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, professor Pedro Büttenbender, pela Vice-Prefeita de Santa Rosa, Sandra Padilha, coordenadora da 17ª CRE, Ilse Bamberg, secretária municipal de Educação, Neli Cadaval da Costa, e pela coordenadora do curso de Pedagogia da UNIJUÍ e coordenadora do evento, professora Hedi Maria Luft. Eles destacaram a importância de manter a luta de que a formação inicial dos professores deve dar-se no Ensino Médio – Curso Normal. Todas as autoridades educacionais presentes reafirmaram a possibilidade de ingresso na carreia pública, via concurso, a partir da habilitação feita em nível Médio – Modalidade Normal.

Ainda durante a manhã ocorreu palestra com a professora do Departamento de Humanidades e Educação (DHE) da UNIJUÍ Iselda Sausen Feil. Ela abordou o tema ‘Ser Professor: a paixão de ensinar e aprender’. A programação segue durante a tarde, com mais apresentações artísticas, com Douglas Medeiros, passeio pela universidade, oficinas pedagógicas, sorteio de brindes, e Sarau Literário, uma exposição de poemas e poesias, no Laboratório da Pedagogia.

A professora Hedi Maria Luft destaca que os debates da área estão voltados para questionamentos do porque a profissão é desvalorizada, diante de uma sociedade que se desenvolve cada vez mais: “precisamos então motivar as pessoas que tem este desejo a não desistir, e seguir atuando em uma sociedade que não teria continuidade sem professores”. A palestrante, Iselda Sausen Feil, destaca que a profissão nunca morrerá: “como seria um contexto sem professor? É uma profissão insubstituível, de uma formação básica, com uma demanda permanente”.

O evento conta com alunos dos institutos de educação Visconde de Cairu, de Santa Rosa; Cardeal Pacelli, de Três de Maio; João XXIII, de Giruá; e Cristo Redentor, de Cândido Godói.