Alunos do ‘Mais Educação’ participam de Gincana Orientada na UNIJUÍ - Unijuí

Alunos do ‘Mais Educação’ participam de Gincana Orientada na UNIJUÍ

Atividade foi organizada por acadêmicos do curso de Educação Física, da UNIJUÍ Campus Santa Rosa

Acadêmicos do curso de Educação Física da UNIJUÍ Campus Santa Rosa realizaram na noite desta segunda-feira uma Gincana Orientada. Participaram das atividades 33 alunos que integram o programa Mais Educação – realizado em Santa Rosa através de parceria do Governo Federal e prefeitura local – do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu.

O evento começou no estacionamento do campus da UNIJUÍ, onde as crianças foram recepcionadas pela professora Cléia Dorneles, responsável pelo componente curricular de Educação e Movimento II, que organizou o evento. Encaminhados para um QG instalado no campo de futebol, a turma de acadêmicos aguardava-os para apresentação e início das atividades. Foram organizadas as cinco equipes. Os alunos receberam um mapa que orientava os locais das provas da Gincana, que estavam distribuídos pelo campus. Todas as equipes eram compostas por um capitão e um acadêmico, que os acompanharam em todas as provas.

O objetivo da realização da Gincana orientada é oportunizar aos acadêmicos a observação da interação das crianças com o meio-ambiente, deslocamento e interpretação do mapa, tomada de decisão e autonomia na solução das tarefas da gincana que eram: acertar bolinha de ping-pong no copo, corrida das bolitas com os pés, encher a garrafa pet, montar o tapete e jogo do triângulo.

Os alunos, da quarta série dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, estavam acompanharam da coordenadora do Programa Mais Educação nesta escola, professora Maria Alice Schwerz, a professora da turma, Dolores Sanderson, e o oficineiro do ‘Mais Educação’ e egresso do curso de Educação Física Sidnei Tony Almeida.

A coordenadora Maria Alice parabenizou e agradeceu ao curso de Educação Física da UNIJUÍ por realizar esta atividade com alunos de sua escola e, da mesma maneira, os acadêmicos do curso de Educação Física agradeceram a disponibilidade da escola em deslocar-se até o Campus para a troca de vivência com a Universidade.