Aluna surda defende Trabalho de Conclusão de Curso - Unijuí

Aluna surda defende Trabalho de Conclusão de Curso

Ilga Schleger estudou sobre o processo de comunicação entre acadêmicos surdos e acadêmicos ouvintes no curso de Administração

A acadêmica do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa Ilga Schleger defendeu na semana passada seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ela estudou o processo de comunicação entre acadêmicos surdos e acadêmicos ouvintes, que cursam graduação em Administração no Campus da Universidade em Santa Rosa.

O estudo foi proposto a partir da possibilidade ofertada pela Universidade de pessoas surdas cursarem uma graduação, por meio de um projeto de inclusão. Foram aplicados questionários para identificar as relações de acadêmicos surdos e ouvintes no que refere-se a esta convivência. Ilga destaca que há interação entre acadêmicos surdos e ouvintes, porém, a comunicação precisa melhorar.

O orientador do trabalho foi o professor e Pró-Reitor do Campus, Pedro Büttenbender. Ele afirma que o estudo expressa as competências e a capacidade da plena inclusão das pessoas portadoras de necessidade, respeitada a limitação específica, e oportuniza uma maior integração entre ouvintes e surdos: “confirma nossa missão, como Universidade comunitária regional, de formar e qualificar profissionais com excelência técnica e consciência social. Também, gerando oportunidade de formação para estes alunos, expressando nossa responsabilidade social”.

Para o coordenador do curso, professor Ariosto Sparemberger, a conquista da acadêmica, acima de tudo, é um bom exemplo, para todos, de dedicação, empenho e esforço: “mostra que na vida, embora tenhamos alguma limitação, tudo pode ser superado e alcançado”. Ilga tem formatura agendada para o mês de janeiro. Participaram da defesa da acadêmica as intérpretes Lielei Genani Kaefer e Sonize Lepke.