Coordenadora do Doutorado em Educação nas Ciências visita doutorandos na Europa - Unijuí

Coordenadora do Doutorado em Educação nas Ciências visita doutorandos na Europa

Professora Dra. Helena Copetti Callai realizou avaliação do intercâmbio, com os alunos que realizam doutorado sanduiche na Espanha

A professora Dra. Helena Copetti Callai, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Mestrado e Doutorado da UNIJUÍ, se encontrou em Madrid, na Espanha, com os estudantes que realizam doutorado-sanduiche na Universidade Autônoma de Madrid. No encontro foi realizada uma avaliação da experiência destes doutorandos em um país estrangeiro, em outra universidade e com outro orientador.

Segundo a professora, todos são unanimes em reconhecer o valor da experiência que realizam ao estudar no exterior. Além das pesquisas que permitem aprofundar o tema estudado para a elaboração da tese agrega-se a possibilidade de convívio e relações com outros docentes em outras universidades e a própria experiência da vida cotidiana longe de seu país.

O Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES, tem como objetivo apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche a estudantes regularmente matriculados no curso de doutorado. A UNIJUÍ foi contemplada com duas cotas de 12 meses cada uma. Estas cotas que totalizam 24 meses são divididas a cada ano, entre os interessados para estágio em pelo menos quatro meses no exterior.

Neste ano de 2012 realizam o estágio os doutorandos: Jaqueline Ritter (orientanda de Otavio Maldaner) que retorna ao Brasil em dezembro depois de  6 meses; Tiago Bruti (orientando de Paulo Fensterseifer) realiza suas atividades na Espanha desde agosto deste ano  até o final do mês de janeiro de 2013; Adriana Maria Andreis (orientanda de Helena Copetti Callai) está desde o mês de setembro na UAM  e retorna em janeiro de 2013.

No mês de novembro se integraram ao grupo em Madrid dois outros doutorandos: Lais Basso Costa Beber (orientanda de Otavio Maldaner); e Martin Kuhn (orientando de Helena Copetti Callai). Estes permanecem realizando seus estudos na UAM até fevereiro-março de 2013.

O curso de Doutorado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ completa nesse mês de dezembro a seleção da 4ª turma de ingressantes. Todos os doutorandos têm a oportunidade de realizar estágios no exterior o que pode acontecer através das bolsas do PDSE- CAPES, ou também com base nos convênios internacionais que a UNIJUÍ mantém com universidades de outros países.

Callai considera que estudar no exterior, conhecer a vida universitária em outra instituição e outro país, oportuniza experiências importantes na formação dos futuros doutores: “o convívio com a diferença contribui para avanços na qualidade da formação, no entendimento do mundo e na capacidade de exercitar a solidariedade e a tolerância.  A UNIJUÍ tem a preocupação de realizar a formação de doutores com base na pesquisa com o compromisso de entender os problemas do mundo e da educação. Neste sentido o corpo docente busca a interligação com instituições internacionais através dos intercâmbios e do desenvolvimento de projetos de pesquisa com os professores de outras universidades”.

Sobre o estagio sanduiche ela explica que é assim denominado por ser parte do tempo de formação do doutoramento - sendo necessário haver cumprido determinado período na UNIJUÍ e ao retornar dar a continuidade para finalização e obtenção do titulo de Doutor com a defesa da tese. Estes estágios no exterior oportunizam para a universidade a solidez nas relações internacionais. Cada doutorando deve ter um co-orientador na universidade estrangeira e o orientador na instituição de origem.