Aluna cega se forma em Computação - Licenciatura - Unijuí

Aluna cega se forma em Computação - Licenciatura

Lisandra de Freitas Cichocki, há 16 anos cega, realizou o sonho de concluir o ensino superior, e já tem novos desafios

A UNIJUÍ formou neste feriadão de Carnaval a aluna Lisandra de Freitas Cichocki. Um tumor nos nervos ópticos diagnosticado aos 11 anos, e a perda total da visão aos 16, não foram empecilhos para que, com 32 anos, ela pudesse realizar seu grande sonho: concluir o ensino superior. Lisandra colou grau em Computação - Licenciatura.

Ela passou sete anos no Campus da UNIJUÍ em Santa Rosa. Começou cursando poucos créditos e, na medida em que se ambientava, seguia o rumo do desafio: “sempre tive o sonho de concluir o ensino superior”. A escolha pelo Curso teve dois motivos: por acreditar que a tecnologia facilita a vida das pessoas, principalmente dos deficientes, e o sonho de ensinar as pessoas.

Durante a graduação e em casa, ela utilizava softwares capazes de realizar leituras de tela, o que facilitava o aprendizado. Durante todos os anos da graduação ela estava acompanhada de um funcionário da Universidade, que prestava assessoria: “minha maior dificuldade era com os gráficos. A graduação foi bem mais difícil que a Educação Básica”. Lisandra passou por cinco estágios e a monografia, para a conclusão do curso.

A ajuda da família foi fundamental. Os pais, a professora Irene Freitas Cichocki e o contador Teófilo Cichocki, acompanharam de perto o desenvolvimento da filha na graduação. Irene era quem acompanhava a filha na maioria dos dias: “enquanto ela estava na aula, eu ficava na biblioteca, corrigindo provas”. Irene é graduada em Estudos Sociais e Geografia, além de uma especialização em História. Ela conta que a entrada da filha na Universidade fez com que ela retomasse um antigo sonho, cursar Direito: “e deu certo, na metade deste ano ocorrerá a minha formatura”. Na formatura deste sábado, foi o pai que acompanhou a filha desde a entrada no palco, até a entrega do diploma.

Mas a superação de Lisandra não para por aqui. Ela realiza um trabalho voluntário na Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev) de Santa Rosa. Lá ela ensina duas pessoas a utilizar o computador. E não é a formatura que vai encerrar com as atividades voluntárias. Ela promete seguir na Apadev, e vai intensificar estudos para prestar concursos públicos, para realizar outro sonho, o de ser professora. Para pessoas com deficiência, Lisandra deixa a dica: “sigam seus sonhos, não desistam”.

Formaram-se neste sábado junto de Lisandra outros 12 estudantes da UNIJUÍ. A formatura ocorreu no auditório central do Campus, sob a coordenação do Pró-Reitor, Pedro Büttenbender, e dos professores Sandro Sawicki e Gérson Battisti.