Pós em oncologia é destaque por multidisciplinariedade e integração entre teoria e prática - Unijuí

Oferecer instrumentos teórico-práticos para que o pós-graduando possa atuar numa visão multi e transdisciplinar promovendo atenção integral ao paciente oncológico é o principal objetivo da pós-graduação em Oncologia ofertada pela UNIJUÍ e encerra sua terceira turma.

Em uma parceria com o Cacon (Centro Avançado em Oncologia) do Hospital de Caridade de Ijuí, o curso consegue aliar diferentes profissões ligadas a saúde, como fisioterapia, enfermagem, farmácia, entre outras especialidades da área da saúde e humanas, em uma formação especifica em cada área e ao mesmo tempo generalista que tem no seu objetivo final o bem estar do paciente oncológico.

Para a aluna Mariléia Stübe, que é enfermeira, o trabalho multiprofissional oferecido pelo curso é o grande diferencial. “Poder trabalhar com uma equipe multidisciplinar, com trocas entre os colegas, não perdendo o foco do paciente, isso tudo inserido no campo da prática que tem alunos e equipe de atendimento trabalhando de forma unificada, o que qualifica ainda mais o estágio”, destaca.

A fisioterapeuta Andréa Beckmann ressalta que o estágio colabora para trazer o conhecimento de toda a rede, desde a prevenção, até o tratamento, bem como para o atendimento domiciliar. “Quando se chega ao estágio o paciente é totalmente do aluno, se tem autonomia para se colocar em prática tudo que se viu na teoria e também contamos com a experiência dos profissionais que atuam no Cacon e nos preparam para o atendimento”. A fisioterapeuta destacou também como o curso está estruturado quando o aluno chega ao estágio tem total segurança na sua atuação.

Já Cláudia Rehfeld destaca que a principal necessidade é saber o que não se pode fazer para não acarretar problemas o resto é atitute em prol do bem estar do paciente. “No estágio vai se dar valor para que se ouviu na aula teórica, como é uma pós multidisciplinar a gente tem que saber de tudo das outras áreas, mesmo que não de maneira profunda para o atendimento integral ao paciente”

Parte da turma com a professora Cleci Rosaneli

Mariléia, Andréa e Cláudia