Inglês Sem Fronteiras qualifica ensino do idioma gratuitamente - Unijuí

Inglês Sem Fronteiras qualifica ensino do idioma gratuitamente

Um dos grandes entraves para a efetivação de um intercâmbio é falta de fluência na língua inglesa.

O tropeço na língua inglesa acaba restringindo o acesso de muitas pessoas aos projetos financiados pelo governo, que dão direito a bolsa para o intercâmbio, como, por exemplo, o Ciência Sem Fronteiras. De olho neste público, o governo lança o programa Inglês Sem Fronteiras que oferece diferentes tipos de apoio à aprendizagem do idioma.

A ideia é de que, a partir de um diagnóstico do nível de proficiência dos alunos universitários brasileiros, seja facilitado o acesso aos estudos de inglês por parte dos estudantes de graduação e de pós-graduação interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos de inglês, bem como auxiliar as instituições de ensino no aumento e melhoraria da capacidade de oferta de ensino de idiomas estrangeiros de um modo geral.

O módulo de ensino de inglês online, My English Online - MEO é oferecido por meio de senha pessoal aos candidatos que atenderem aos requisitos estabelecidos. O curso de inglês MEO foi elaborado pelo setor educacional da National Geographic Learning em parceria com a CENGAGE Learning e encontra-se testado e pronto para realizar a concessão inicial de 2 milhões de senhas a estudantes de graduação e pós-graduação das universidades públicas, em todas as áreas do conhecimento.
Podem participar também estudantes de graduação das universidades privadas se tiverem pontuação mínima de 600 pontos no ENEM bem como os pós-graduandos de cursos credenciados pela CAPES. A meta futura é disponibilizar um total de 5 milhões de senhas para que um contingente maior de estudantes, inclusive do nível médio, tenham a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos no idioma inglês de forma facilitada. O acesso ao MEO se dará por meio de link disponibilizado no site do Portal de Periódicos da CAPES.

O estudante Guilherme Dobler já está fazendo o Curso de Inglês - My English Online, oferecido pela CAPES/MEC. “Estou iniciando o curso, e pelo que estou verificando é um método excelente para o aprendizado da língua inglesa, pois possibilita o aprimoramento da pronúncia, escrita e identificação dos códigos peculiares da língua. Vale a pena fazer o curso, pois além da metodologia utilizada, existe a possibilidade de acessar na plataforma do curso uma série de materiais, como livros, diálogos em áudio e vídeos”, afirma.