Programa de Formação Continuada dos Docentes tem nova etapa - Unijuí

Programa de Formação Continuada dos Docentes tem nova etapa

A Vice-Reitoria de Graduação da UNIJUÍ promoveu nesta quinta-feira mais um encontro do Programa de Formação Continuada dos Docentes.

O programa tem como objetivo incentivar a reflexão e oportunizar a realização de debate acerca do ser docente em cursos de licenciatura. Foram dois momentos de discussão: o primeiro pela manhã, no auditório azul da Biblioteca Universitária, voltado aos docentes dos cursos de licenciatura; e o segundo à tarde, no Salão de Atos, com a presença de docentes dos diversos cursos de graduação.

O evento contou com a participação, como palestrante, da professora Drª Maria Isabel da Cunha, da Unisinos, que possui vasta experiência na área da educação, com ênfase em educação superior, atuando principalmente nos temas da formação de professores, pedagogia universitária e avaliação institucional.

Pela manhã a palestrante abordou o tema “Ser docente em cursos de licenciatura”, sendo o debate mediado pela professora Marta Cristina Cezar Pozzobon, da UNIJUÍ. Maria Isabel destacou que a docência na licenciatura possui uma característica que a responsabiliza tanto pela forma quanto pelo conteúdo. “É da forma com que eu sou professora que eu ensino os demais a serem professores”, destacou, acrescentando que esta dupla responsabilidade – o que ensinar e como ensinar, nem sempre é refletida pelos próprios docentes. A palestrante também salientou que a licenciatura, enquanto objeto de formação docente, tem dimensões éticas, sociais e políticas muito potencializadas, pois trabalham com pessoas, e o mais importante, com pessoas em processo de formação. “Todo ato do professor tem consequências nem sempre visíveis, mas de alto significado”.

Na parte da tarde, foi debatido o tema “Conhecimento Profissional na Formação/Constituição do Professor Universitário”, atuando como mediador o professor José Pedro Boufleuer, da UNIJUÍ.