Metodologias ativas de aprendizagem incorporam a tecnologia em sala de aula - Unijuí

Metodologias ativas de aprendizagem incorporam a tecnologia em sala de aula

Disciplinas do Curso de Administração da Unijuí estão utilizando metodologias ativas de aprendizagem e a tecnologia tem sido um importante recurso para a condução deste processo.

Na contramão do que tudo que foi ensinado sobre uso do celular em sala de aula, duas metodologias ativas de aprendizagem, flipped classroom (aula invertida) e peer instruction (instrução pelos pares), tornam-se aliadas ao modificar as metodologias tradicionais.

Num primeiro momento, ao observar todos os estudantes acessando seus smartphones durante a aula, a impressão é de uma turma dispersa com relação ao conteúdo.

Entretanto, não é isso o que ocorrer com os estudantes da disciplina de Fundamentos de Marketing do Curso de Administração da Unijuí - Campus Santa Rosa. Essa é uma das muitas disciplinas da Unijuí que estão adotando metodologias ativas de aprendizagem.

Com esse método os estudantes são estimulados a levarem seu aparelho eletrônico, computadores e telefones celulares para as aulas como ferramenta de aprendizagem e de interação entre os colegas.

Ao utilizar-se de metodologias ativas, o papel do professor deixa de ser somente o de ensinar e passa a ser também o de facilitar o processo de aquisição do conhecimento, ou seja, o de ajudar o estudante a aprender. Cabe ao docente organizar o processo, tornando o ambiente mais dinâmico e incentivando a cooperação dos alunos no ambiente de sala de aula.

Luciano Zamberlan, professor responsável pela disciplina, destaca que os atuais estudantes são diferentes “cresceram utilizando computadores, videogames, celulares e diversas outras ferramentas da era digital, fazendo com que os professores sejam desafiados a pensarem e se capacitarem para que possam potencializar suas metodologias de ensino, levando em consideração esse novo perfil dos estudantes que chega à sala de aula nos dias atuais”.

Entenda as metodologias

A sala de aula invertida pressupõe que o professor tenha que elaborar um conjunto de textos, vídeos, tutoriais, roteiros de estudo e outros materiais para que os alunos possam realizar um estudo prévio dos conteúdos.

Nos encontros com o professor são discutidos exemplos e práticas a partir dos materiais que os alunos acessaram. Ou seja, o professor se ocupa menos da transmissão de conceitos e foca suas aulas em situações problema e leva os alunos a pensarem em possíveis soluções.

A instrução pelos pares pressupõe que a aprendizagem é conduzida também por meio da interação entre os próprios estudantes. A partir da leitura prévia dos conteúdos, os eles respondem algumas questões simples sobre os materiais que estudaram por meio de softwares e aplicativos, onde o professor acessa instantaneamente desempenho de cada aluno por meio do computador.

Dessa forma é possível verificar onde estão as principais dificuldades e então realizar as devidas explicações sobre os temas da aula. A partir disso são aplicados novos testes conceituais para avaliar o nível de entendimento dos estudantes. Inicialmente os alunos respondem individualmente as questões e em seguida interagem e argumenta com os colegas sobre suas escolhas de resposta, para então responderem novamente, agora de forma conjunta.

De acordo com o professor Luciano Zambelan, que atua na disciplina de Fundamentos de Marketing, percebe-se que o método é importante, pois além de fornecer um feedback imediato ao professor sobre a compreensão dos conteúdos que os alunos tiveram, faz com que os próprios acadêmicos aprendam de forma conjunta, pois os índices de acertos após o debate entre os colegas é superior às respostas individuais.