Educação nas Ciências: livro é lançado em Feira do Livro de Santa Rosa - Unijuí

Educação nas Ciências: livro é lançado em Feira do Livro de Santa Rosa

A obra Complexidade e Educação em Diálogo, organizada pelos professores Celso José Martinazzo e Sidinei Pithan da Silva e pelo doutorando Claudionei Vicente Cassol, foi lançada na 13ª do Livro em Santa Rosa que ocorreu no período de 26 a 29/04/2017. O livro integra a coleção Ciências Sociais da Unijuí e foi publicado de forma conjunta pelas Editoras Unijuí e Uri de Frederico Westphalen.

Contém quatorze artigos que resultaram das reflexões e leituras realizadas por alunos do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Sul (Unijuí). Os capítulos estão organizados de forma que a leitura se desenvolve a partir de uma concepção da modernidade, do conhecimento e da teoria da complexidade, até ensaios de visualização da teoria do pensador contemporâneo Edgar Morin no contexto da prática pedagógica.

O mérito dos autores desta obra consiste na abordagem da problemática da complexidade colocada como horizonte e pano de fundo para suas investigações. Eles conseguem expressar em seus textos um ensaio de uma verdadeira reviravolta epistemológica ao procurar transcender o lugar comum do pensamento simplificador e consensual em que se encontram para operar com outros princípios cognitivos mais pertinentes que permitem a compreensão da ciência e de seu papel e promovem a compreensão de si mesmos, da realidade em que atuam, sobretudo, no campo da educação escolar.

Os capítulos que compõem a obra dão ênfase nos aspectos paradigmáticos do processo educativo e não tanto operacionais. Destacamos as análises sobre o sujeito do conhecimento, a importância da atividade do pensar, as diferentes racionalizações do conhecimento, a superação da fragmentação dos saberes pela via da inter/transdisciplinaridade, a formação do professor universitário e o diálogo sobre a ética.

Fica o convite para que o leitor concentre a sua atenção neste movimento de emancipação do pensamento. Algo que é lacunar em nossa educação escolar, mas que é vital para a sobrevivência do homem, da humanidade e da sobrevivência do planeta Terra.