Pedagogia e Educação Física fazem homenagem ao dia das mães em escola de Educação Infantil de Santa Rosa - Unijuí

Nessa quarta-feira, 10, as estudantes dos cursos de Pedagogia e Educação Física da Unijuí, campus Santa Rosa, realizaram uma homenagem às mães na escola de Educação Infantil Curumim, de Santa Rosa.

A atividade teve como objetivo interagir com o projeto da Escola, que tem como temática o brincar, visando a sua importância no processo do desenvolvimento infantil. Outro aspecto foi o de relacionar a teoria e a prática a partir de estudo, reflexão e produção de um texto sobre o brincar e o movimentar-se, componente curricular de Educação Física Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Os cursos consideraram o pouco tempo que os pais tem em casa para brincar com seus filhos e propuseram a Matroginastica, como alternativa para envolver pais e filhos em atividades lúdicas afetivas. Participaram das comemorações do dia das mães da Escola Curumim: 15 mães com seus bebês da turma do berçário, 35 mães com seus filhos da turma do maternal e, 67 mães das turmas do jardim e pré-escola. Avós das crianças também participaram das atividades.

Matroginastica

“Matro” vêm do latim “mater”, significando mãe. Entende-se como ginástica para mãe e filho, que, segundo Schulz (1989), passou a ser utilizada “atividade física entre pais e filhos”.