Estudantes da disciplina de Práticas Corporais na Natureza realizaram acampamento de estudos em Santa Catarina - Unijuí

Nos dias 16 a 19 de novembro de 2017, os estudantes da disciplina de Práticas Corporais na Natureza, do curso de Educação Física, ofertado nas habilitações Licenciatura e Bacharelado campi Ijuí e Santa Rosa, ministrada pelo professor Mauro Bertollo, realizaram uma viagem a Urubici, Santa Catarina. Neste ano, pela primeira vez, a disciplina contou com a participação de estudantes do curso de Pedagogia dos campi Ijuí e Santa Rosa.

O componente tem como objetivo propiciar a utilização dos conhecimentos teórico-práticos das diferentes práticas corporais na natureza, na perspectiva de propor, orientar e avaliar experiências corporais no campo da educação, da saúde e do empreendedorismo, dando ênfase às sensibilidades oriundas dos sentidos humanos e aos valores inerentes ao convívio coletivo. Após desenvolver conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, culmina com a realização de um acampamento orientado na cidade da serra catarinense.

Reconhecido pelos estudantes do curso de Educação Física como um componente importante no processo de formação, para as estudantes de Pedagogia foi algo novo. De acordo com as estudantes, foi possível perceber a importância dessas práticas nas vivências, das escolas com a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Este componente, ensinou muito além de como inserir as atividades em meio à natureza nos planejamentos de aulas. Conscientizou sobre os cuidados com o meio ambiente e a importância do trabalho em grupo, bem como, oportunizou vivenciar valores como cooperação, solidariedade, autoconfiança, responsabilidade, amizade, respeito, superação de desafios e de limites, princípios inerentes à profissão de professor.

A acadêmica do curso de Educação Física, Juliane Martins do campus Ijuí, deixou o seguinte depoimento sobre a viagem:  “Porque Urubici? Tem que ser Urubici, sim. Só quem vai sabe o porquê. Eu torço, de todo coração, que meus colegas que ainda não fizeram a disciplina possam vivenciar o que vivenciei e sentir o que eu senti ou até mais do que senti.”

Clecio Szinvelski, aluno do curso de Educação Física do campus Santa Rosa, comenta que “não ocorreu apenas aprendizado, mas o desenvolvimento de inúmeros valores como cooperação, respeito e conscientização ambiental e é exatamente esse o diferencial da disciplina, tornando-a única em uma sociedade falida em valores, aprimorá-los sem dúvida alguma foi de uma grandiosidade inexplicável.”

O Professor Mauro comenta que utilizou as seguintes palavras para nortear o acampamento: harmonia, alegria, responsabilidade.

Segundo ele, “a colaboração de monitores experientes é indispensável para a realização do acampamento orientado, considerando o elevado número de participantes, bem como, pelo potencial de riscos inerentes aos locais visitados. Por outro lado, sempre é oportunizada a inserção de novos monitores, o que possibilita a continuidade e renovação de um grupo qualificado.”

Enquanto acadêmicas do Curso de Pedagogia ressaltam que tiveram diversas vivências de aventura na natureza com os colegas da Educação Física. Aprenderam como é viável e importante realizar atividades na área das práticas corporais na natureza com as crianças, além de vivenciarem momentos intensos, significativos, que proporcionaram grandes aprendizagens.

Desse modo, acreditam na importância da inserção de outras acadêmicas do curso no referido componente curricular, pois as atividades proporcionadas, entre elas o acampamento orientado, têm o condão de abrir o olhar pedagógico e a visão sobre como estas práticas podem acontecer no cotidiano escolar. Essa experiência fez as estudantes de Pedagogia crescerem enquanto futuras educadoras e fortaleceu a convicção no poder transformador da educação.

As estudantes do curso de Pedagogia Débora Ribeiro, Fernanda Kupske, Janaina Rigon, Lauren Goulart, Manuela Della Valli, Tayline Concli e Cristine Bolzan Contiere Wutzke, participaram da viagem.

Atividades desenvolvidas

No total, viajaram para Urubici 90 pessoas (acampantes). As turmas foram divididas em nove grupos. Para a turma de Ijuí foi destinada a parte organizacional, contando com os grupos da Saúde, Transporte, Finanças e Alimentação. Já os grupos de Santa Rosa ficaram imbuídos de organizar atividades recreativas que foram desenvolvidas nas noites do acampamento.

O acampamento da viagem aconteceu no Parque de Exposições Manoel Prá (parceria com a prefeitura há 8 anos).

Nas atividades diurnas os alunos foram desafiados a realizar longas caminhadas, algumas delas em trilhas em meio a mata atlântica, visitando alguns dos pontos turísticos de Urubici, como: Cascata do Avental, Morro do Campestre e Sitio Sete Quedas. Já nas noites, aconteceram práticas recreativas incluindo um luau, no qual foi possível apreciar os talentos musicais dos acampantes.