Desenvolvimento da região de fronteira será tema de palestra - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Desenvolvimento da região de fronteira será tema de palestra

 

Professor da UNIJUÍ, Pedro Luís Büttenbender, ministrará palestra, sexta-feira (18), no Seminário Binacional, em São Borja.

As regiões de fronteira do Brasil com a Argentina são protagonistas de várias iniciativas que visam promover a integração e o desenvolvimento. Através da iniciativa do COREDE Fronteira Oeste e Câmara de Vereadores de São Borja será realizado, no dia 18 de julho, o Seminário Desenvolvimento Fronteira Oeste.

O Evento conta com o apoio de várias entidades, com início às 9h de sexta-feira (18), tem como objetivo debater temas estratégicos com o desenvolvimento da região e a integração fronteiriça, destacando também os temas da educação, da gestão pública, do complexo hidroelétrico Garabi-Panambi, logística e as propostas para os candidatos às eleições majoritárias.

Para Hugo Chimenes, Presidente do Corede Fronteira Oeste e organizador do evento, “o seminário pretende aglutinar as principais entidades da região e da fronteira com a Argentina, para avançar na definição de propostas concretas para o desenvolvimento sustentável da região. O Corede, enquanto espaço de organização regional, tem como missão contribuir com o planejamento participativo propondo e organizando o seminário”.

A palestra de abertura abordará o Desenvolvimento Endógeno, ministrada pelo professor da UNIJUÍ e presidente do Corede Fronteira Noroeste, Pedro Luís Büttenbender.

O professor Pedro enfatiza que por longos períodos as regiões de fronteira ficaram sem investimentos indutores de desenvolvimento, por serem periféricas. “A partir da organização do tecido institucional regional, alinhados em planos estratégicos, governos e agentes de fomento são desafiados a definirem programas voltados às fronteiras. As ações dos Coredes, da Rede Internacional de Universidades – Red Cidir, Federações Empresarias, com apoio de governos têm gerado novas iniciativas de desenvolvimento”.

O Seminário está aberto à comunidade regional. Interessados poderão solicitar credenciamento através do site.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.