Salão do Conhecimento: 15 anos da Jornada de Extensão em destaque na UNIJUÍ - Unijuí

Salão do Conhecimento: 15 anos da Jornada de Extensão em destaque na UNIJUÍ

Projetos da UNIJUÍ visam auxiliar a desenvolver a comunidade em seus variados cenário.

A Extensão, considerada importante canal de relacionamento da Universidade com a Comunidade, está em evidência no Salão do Conhecimento deste ano. Em 2014 a Jornada de Extensão chega a sua 15ª edição, proporcionando um espaço para a socialização de projetos e conhecimentos, produzidos a partir de ações desenvolvidas na comunidade de Ijuí e região.

A partir de seus projetos, a UNIJUÍ presta serviços à comunidade nas mais diversas áreas de conhecimento. De acordo com a Vice-Reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Moraes Berlezi, “a trajetória da extensão está ligada a história da UNIJUÍ, pois a Universidade nasceu como uma instituição preocupada em dialogar com a sociedade local e regional”.

Neste ano, o Salão do Conhecimento considera o tema “Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social”. A Vice-Reitora destaca que para o desenvolvimento acontecer é necessário que ocorra a integração dos diferentes fatores sociais: Universidade, poder público e o setor produtivo. “É esta integração que efetivamente faz com que ocorra o crescimento local e regional. A extensão entra nisso a partir de que todo conhecimento produzido na Universidade não teria sentido se ele ficasse aqui, retido, ele deve ser aplicado, colocado em prática, e a extensão é essa possibilidade”, ressalta.

A UNIJUÍ contempla cinco grandes programas de extensão, nas áreas de Educação e Formação, Saúde, Direito e Cidadania, Desenvolvimento e Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia. O objetivo é pensar na resolutividade de problemas sociais tendo uma visão sobre várias perspectivas.

Texto: Raíza Goi da Agência de Notícias do Curso de Comunicação Social da UNIJUÍ - Habilitação Jornalismo.