AGDI garante funcionamento do NEPI - Unijuí

AGDI garante funcionamento do NEPI

O NEPI Fronteira Noroeste e Celeiro abrange 41 municípios está em funcionamento desde o ano de 2013 e atualmente está atendendo 253 indústrias da região.

A confirmação dos recursos e do novo Convênio que garante o funcionamento do Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (NEPI) na região, aconteceu na manhã de hoje, dia 21, nas Assembleias da Associação de Municípios da Grande Santa Rosa, realizada em Nova Candelária e da Amuceleiro em Três Passos, com a presença do Diretor de Inovação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Natanael Mücke.

Através de recursos do Projeto BIRD-Pró-Redes, o novo Convênio da AGDI com a Associação IPD/UNIJUÍ garante o funcionamento do NEPI, que presta serviços de extensão produtiva e de inovação nas Regiões Fronteira Noroeste e Celeiro.  O convênio atual está encerrando e o novo deverá ser publicado e liberado até o início de dezembro, com um aporte de investimento externo de R$ 708.870,00.

Para o Diretor Natanael Mucke, o “Projeto está inserido a política industrial do estado, e os resultados alcançados por ele, em conjunto com os demais articulados pela AGDI e secretarias de estado, voltados a inovação, a produção mais limpa e o desenvolvimento econômico, resulta na consolidação de um positivo sistema de desenvolvimento para o estado”.

Com a atuação em dois Coredes, o NEPI Fronteira Noroeste e Celeiro abrange 41 municípios, e é composto pelo coordenador e professor da UNIJUÍ, Pedro Luís Büttenbender, seis técnicos extensionistas e um estagiário. Em funcionamento desde o ano de 2013, o NEPI está atendendo 253 indústrias da região, dos segmentos de alimentos, agroindústrias, metal mecânica, móveis, confecções, tecnologia da informação e outros. Na sua atuação conta com a parceria e cooperação de prefeituras, ACI´s, educandários, Sistema ‘S’, Sindicatos e outros agentes de fomento à produção e inovação.

Para o professor Pedro, que também preside o Corede Fronteira Noroeste, a “renovação demonstra a capacidade na elaboração e gestão de projetos, com positivos resultados. O serviço está contribuindo de forma planejada com a qualificação e aumento da produção, da cooperação, da inovação e da competitividade das empresas. Os diferenciados investimentos realizados pelos empresários em seus empreendimentos, ultrapassando os R$ 20 milhões nestes dois anos. Também confirma o alto nível de confiança na competência e no futuro dos negócios e da região e o elevado grau satisfação com o trabalho realizado”.

Destaca ainda o Coordenador, “que a execução deste projeto de extensão, em cooperação entre a Universidade, Governo e Empresários, potencializa os resultados para a Universidade e os demais agentes envolvidos, aumentando e qualificando o sistema de inovação, de produção e competitividade do Noroeste Gaúcho”.

Plano Estratégico de Desenvolvimento Municipal

Durante a assembleia também foi entregue ao prefeito de Nova Candelária, Carlos Alberto Dick, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Municipal (PEDM) da cidade, através do professor Pedro.

O PEDM  foi coordenado pela Administração Municipal com a participação dos cidadãos do Município. O Processo de elaboração teve a assessoria técnico-metodológica da Fidene/UNIJUÍ, coordenada pela técnica administrativa, Dolores Rutzen Turra e o professor Pedro.

O objetivo do planejamento estratégico municipal é estabelecer o caminho a ser trilhado pela administração pública e pelo município para melhorar a relação com a sociedade em termos de oferta de bens e serviços públicos, proporcionando adaptação às mudanças futuras e viabilizando o alcance de melhores resultados. Essa ferramenta irá conduzir a melhoria contínua dos serviços prestados.

O município de Nova Candelária, que é filiado a Fidene, fará o lançamento oficial do Plano Estratégico de Desenvolvimento no dia 27 de dezembro, integrando as programações do 18° aniversário de emancipação.