Projeto "Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola" inicia oficinas - Unijuí

Projeto "Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola" inicia oficinas

Em 2015, o Projeto de Extensão da Universidade contará com a participação de duas escolas de Ijuí nas atividades.

Na última semana, o Projeto de Extensão “Rádio, Tecnologia e Empreendedorismo na Escola”, vinculado ao Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec), da UNIJUÍ, deu início às oficinas com escolas de Ijuí.

A atividade, realizada na sala COM4, na última quinta-feira, dia 9, contou com a participação de estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ijuí e da Escola Municipal Amazonas. Foram realizadas duas oficinas: "O que é Direitos Humanos? educação, movimentos sociais e cidadania", com a mestranda em Direitos Humanos Aline Gomes. E a segunda "O rádio na escola – a linguagem de rádio, dicção e oratória e uso do microfone", ministrada pela professora Rúbia Schwanke e a bolsista Adriane Hanke.

Ao longo do ano, diversas oficinas serão realizadas com os estudantes das duas escolas da cidade, com o objetivo de desenvolver ações empreendedoras por meio das rotinas e atividades criadas no universo da escola e também promover a inclusão digital no âmbito da comunidade escolar, potencializando o exercício da cidadania e dos direitos humanos. (Confira todas as oficinas do Projeto abaixo).

O Projeto

O Projeto “Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola”, coordenado pela professora Rúbia Schwanke, pretende preparar estudantes e professores de escolas públicas e afins para compreender os processos de comunicação e de transformação tecnológica da sociedade, bem como proporcionar a formação para o empreendedorismo no ambiente escolar.

As atividades do Projeto se desenvolvem por meio da implantação de uma rádio interna, da formulação de um plano de estudo e aplicabilidade do uso de tecnologias e da execução de ações empreendedoras nas rotinas das escolas. A partir do próprio contexto escolar e do plano de trabalho proposto, os participantes devem sentir-se aptos a usar a comunicação e as tecnologias de modo eficiente e responsável, transformando os processos de sua rotina em atitudes empreendedoras.

O Projeto conta com o apoio da 36ª CRE e também da SMED (Secretaria Municipal de Educação). Também participam do projeto os alunos bolsistas do Mestrado em Direitos Humanos, contribuindo nos aspectos relacionados aos Direitos Humanos e Cidadania (novidade do projeto em 2015).

As oficinas

Foto: Usina de Ideias.