Unijuí para muitos: a extensão universitária como um elo com a comunidade - Unijuí

Unijuí para muitos: a extensão universitária como um elo com a comunidade

Universidade trabalha diversos projetos de extensão em benefício da população

Em meio a tantas dúvidas sobre a importância da ciência e da pesquisa, indaga-se qual o papel de uma universidade. Quem vê de fora, visualiza um campus tomado por prédios, por salas, por estudantes caminhando apressados para não perder suas aulas. Mas seria apenas isso? Não. Uma universidade tem como pilares o ensino, a pesquisa e a extensão. E todos estão diretamente ligados à sociedade.

Com olhos para o mercado, a Unijuí forma centenas de profissionais todos os anos em seus cursos de graduação e pós-graduação presenciais e a distância. Mão de obra que vai diretamente para empresas locais, regionais, nacionais e até internacionais. Desde cedo - e agora com mais intensidade, por meio da Graduação Mais e da disciplina de Projeto Integrador, os estudantes são imersos aos problemas e à realidade das comunidades. São graduandos que, ainda no primeiro semestre, ainda distantes da formatura, aprendem sobre o que os espera lá na frente.

É por meio da pesquisa, realizada em diferentes áreas, que a Instituição acompanha as mudanças e busca desenvolver soluções para problemas ou desafios da sociedade. Em um momento difícil como o da pandemia, estudantes e professores desenvolvem, por exemplo, pesquisas para o “Acompanhamento e reabilitação de pacientes pós-covid” e “Análise do perfil dos atendimentos no Centro de Triagem”. Enquanto isso, uma dezena de estudos tem sequência, como o “Desenvolvimento de alimentos sem glúten a partir de grãos cultivados na região Noroeste do Estado” e sobre a “População e o desenvolvimento regional: características e repercussões da redução e do envelhecimento populacional no Noroeste do Rio Grande do Sul”.

Por meio da extensão universitária, a Instituição também busca tornar-se mais próxima da comunidade. E quando falamos em extensão, falamos de projetos que geralmente focam em gargalos da sociedade e que atuam como forma de amenizar o cenário. Desta iniciativa, participam professores e estudantes que, juntos, produzem conhecimento para a superação de desigualdades e para o desenvolvimento social. Ganham os acadêmicos, com esta vivência; a Universidade, que influencia e que também é influenciada por este fazer; e ganha a comunidade, diretamente beneficiada com a prestação de serviços.

Na Unijuí, há 20 projetos de extensão em desenvolvimento no momento. Um exemplo é o projeto Educação em Saúde, que desenvolve ações na comunidade, que visam a prevenção de doenças e agravos, atenção ao diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação. Por meio dele, são desenvolvidas atividades com grupos e também no domicílio, promovendo hábitos de vida saudáveis e adesão a processos terapêuticos. A ideia é produzir impactos positivos sobre a saúde da população com um trabalho multiprofissional e interdisciplinar. Na mesma linha, é possível citar o Projeto Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, que tem o objetivo de qualificar o acesso das pessoas com alguma deficiência aos serviços de referência. E o Projeto de Extensão Prematuros: prevenção, apoio e cuidado, que tem como público-alvo prematuros nascidos no município de Ijuí.

Na área social, o Projeto de Extensão Regularização Fundiária Urbana (Reurb): Direito Social à Moradia Digna se organiza, atualmente, para auxiliar a Secretaria Municipal de Habitação no cadastramento das famílias que moram à beira dos trilhos. O projeto tem como objetivo principal identificar núcleos urbanos compostos por pessoas de baixa renda, que necessitam encaminhar, junto ao poder público municipal, procedimento administrativo para regularização de suas moradias, o que alcança não só o reconhecimento da propriedade, mas também o poder de ter condições mais dignas, como acesso à rede de esgoto, fornecimento de água, energia e pavimentação. Outra experiência, na área do Direito, é o Balcão do Consumidor e o Escritório Modelo - presentes nos campi de Ijuí, Três Passos e Santa Rosa. As três unidades estão vinculadas ao projeto de extensão do curso de Direito que leva o nome de Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas adequadas de tratamento e resolução.

Na área rural, uma das iniciativas é o Projeto de Extensão Melhoria da Eficiência Leiteira em Unidades de Produção na Microrregião de Ijuí. O projeto busca criar formas e instrumentos de intervenção e assessoramento técnico e gerencial aos produtores por meio de docentes, técnicos e estudantes, a partir de um projeto de melhoria da eficiência leiteira em unidades de produção. Também busca fornecer subsídios para políticas de desenvolvimento e competitividade na bovinocultura de leite, com viabilidade econômica. Baseado nos objetivos que os agricultores possuem sobre a produção leiteira em suas unidades de produção, o Projeto de Extensão alia conhecimentos técnicos das áreas de agronomia, veterinária e gestão rural no desenvolvimento de ações que buscam alcançar seus objetivos de forma responsável e sustentável.

Para saber mais sobre os projetos de pesquisa, acesse este link, e para saber sobre os projetos de extensão, acesse este link. Também é possível conferir a playlist com alguns vídeos sobre os projetos de extensão realizados pela Universidade.