Projeto de Extensão Programe seu Futuro promove atividades com estudantes de Chiapetta - Unijuí

O Projeto de Extensão Programe seu Futuro promoveu uma série de atividades aos estudantes das escolas de Chiapetta na Unijuí: Escola Municipal de Ensino Fundamental Haidee, Escola Municipal de Ensino Fundamental Lorette Franck e Escola Estadual de Ensino Médio Anchieta. As instituições participam do projeto, que incentiva o conhecimento matemático, tecnológico, a inovação e o empreendedorismo.

Durante a visita, os alunos foram recepcionados pelo vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor doutor Fernando Jaime González. Também foram acompanhados pelo coordenador do Projeto, professor Marcos Cavalheiro e pelo bolsista Gustavo Hanke Finkler. Eles conheceram alguns ambientes da Instituição e realizaram algumas atividades específicas: visitaram o Laboratório de Anatomia e aprofundaram seus conhecimentos na área de pesquisa em saúde; nos espaços dos cursos de Comunicação Social, realizaram práticas para uma boa comunicação, como dicção e postura; e no último ambiente visitado, o Espaço Mais Inovação, participaram de uma oficina de impressão 3D.

Os alunos mostraram-se muito curiosos, atentos e receptivos aos conteúdos trabalhados nas oficinas, interagindo e compartilhando dúvidas e experiências pessoais”, destacou o coordenador da Incubadora de Empresas de Chiapetta - Inovachi, Jardel Dallabrida. De acordo com ele, as escolas do município, em parceria com a Incubadora, têm se dedicado a ofertar espaços e vivências formativas que auxiliem na construção de um projeto de vida pessoal, profissional e empreendedor dos estudantes. “Os projetos da Unijuí vão ao encontro destas ações, contribuindo de forma significativa na formação integral de nossos jovens”, disse.

Marcos Cavalheiro, professor que coordena o Projeto da Unijuí, percebe a necessidade de uma formação diferenciada aos jovens, para que eles estejam preparados para um novo mercado de trabalho, com transformações profissionais mais rápidas. “A formação básica deve ter em vista a necessidade de que os jovens sejam mais inovadores e criativos, pois a rápida evolução tecnológica exige que os profissionais estejam preparados para se adaptar e superar os desafios. O Projeto Programe seu Futuro é um destes caminhos e quer instigar os estudantes a desenvolver ações nas áreas de tecnologias e inovação”, finaliza o docente.

O Projeto de Extensão Programe seu Futuro está ligado aos cursos de Engenharia de Software e Ciência de Computação da Unijuí.